A luta de um escravo na música: “Inácio da Catingueira”, novo single de Emicida

“Inácio da Catingueira” , a história que inspirou Emicida em seu novo single

Sem sobrenome por ser filho de pai desconhecido, “Inácio da Catingueira”, nasceu aos 31 de julho, do ano de 1845, era um escravo, analfabeto e teve como grande trunfo para conseguir a liberdade, o talento poético, com o qual sensibilizou o seu senhor. Ficou conhecido como Inácio da Catingueira por ter nascido e crescido, escravizado, em Catingueira, município da Paraíba. Ninguém sabe se a história, ocorrida por volta de 1870, é verdade mas Emicida decidiu compará-la com a sua própria história.

Por meio da música, Emicida se expressa como ninguém. E em “Inácio da Catingueira”, single lançado hoje, 18 de setembro, não foi diferente. Sua verborragia lírica vem com foco e dispara contra quem quer mais barulho sem sentido do que ideias trocadas em prol da evolução.

O rapper, também se questiona se o Brasil está realmente pronto para ver os negros livres. Na letra, Lobão é um dos alvos dos versos de Emicida. Em um dos versos, ele canta: “Com um Nike para cada merda que o Lobão diz e eles diz que sou comunista “cês” num precisa de palco, precisa de analista”

Confira o Clipe:

Com instrumental de DJ Duh, a música ganhou um lyric vídeo tão impactante quanto a rima, dirigido por André Maciel, artista plástico, ilustrador e fundador do estúdio Black Madre Atelier.

“O clipe tem um formato de lyric vídeo. A estética escolhida para este clipe está ligada diretamente ao personagem Inácio da Catingueira, que foi um escravo e por cantar Cordel usamos a xilogravura como estética geral, ambos fazer parte do mesmo universo, sendo a xilogravura usada na parte da literatura de Cordel”, finaliza André Maciel.

O single “Inácio da Catingueira” é uma realização Laboratório Fantasma Produções, já disponível no YouTube e também em todas as plataformas de streaming.

Emicida se apresenta dias 22 e 23 de setembro em São Paulo, na Casa Natura Musical. O show de abertura ficará por conta da MC e cantora Drik Barbosa.