Atriz de “Vingadores” quer um novo uniforme para Feiticeira Escarlate

A atriz Elizabeth Olsen, que interpreta a Feiticeira Escarlate/Wanda Maximoff no universo cinematográfico da Marvel Studios, disse em entrevista à revista de moda Elle que gostaria que o seu traje de super-heroína fosse modificado. Olsen afirmou que chama a atenção o fato dela ser a única personagem que tem um decote exagerado no uniforme.

“Eu não tenho nada contra decotes, mas acho que poderia ser um pouco mais alto. Todas têm algo para se cobrir — Tessa Thompson (Valquíria) tem, Scarlett (Johansson, a Viúva Negra) tem. Eu gostaria de me cobrir um pouco. É engraçado, porque às vezes olho em volta e penso: nossa, eu sou a única pessoa usando decote, e isso vira uma piada constante no set já que não evoluíram minha roupa de super-heroína tanto assim. Eu sei que se trata de representar imagens clássicas de super-heróis, e é isso que faz essas histórias serem tão bem-sucedidas, mas também sei que é uma imagem horrível para se passar como uma mulher moderna”, disse a atriz que fez sua primeira aparição como Wanda Maximoff nas cenas pós-créditos de “Os vingadores” (2012).

Nos quadrinhos, o traje da Feiticeira é ainda mais hipersexualizado. Com uma espécie de collant cavado e um super decote, a heroína sofre uma objetificação exagerada. Mas isso não é nenhuma novidade! Mesmo que a representatividade feminina em papéis importantes venha crescendo, certas coisas parecem nunca mudar. São incontáveis os números de personagens sendo retratadas de forma sugestiva. Em muitas histórias, as mulheres usam roupas minúsculas e são colocadas em poses provocantes. Isso não se difere muito nas adaptações cinematográficas dessas obras.

A atriz se diz aliviada por não ter que usar o uniforme das HQs. Ela conta que, quando entrou para o elenco fixo de Vingadores: Era de Ultron (2015), a primeira coisa que o cineasta Joss Whedon lhe disse foi que ela não precisaria usar essa versão.

“Mas então você olha para onde tudo começou nos quadrinhos e o uniforme era um collant e uma tiara, então… ah, é horrível, é tão horrível. Então pelo menos eles sabem que aquilo não é legal”, declarou Elizabeth.

Apesar disso, Olsen disse que a roupa usada por Gal Gadot em Mulher Maravilha (2017) a fez entender melhor a decisão de deixar algumas heroínas com certos trajes: “Mas então eles fizeram a Mulher-Maravilha, sabe? E ela tem seu próprio visual. Eu penso sobre os figurinos e o que temos que usar, então acabo entendendo que se trata mais de imagens icônicas, porque é assim que são esses filmes. Acredito que seja o objetivo deles, que não representa uma mulher comum”.

A aparição mais recente de Feiticeira Escarlate aconteceu em Vingadores: Guerra Infinita, que estreou dia 26 de abril de 2018, com direção de Anthony Russo e Joe Russo. O filme já bateu diversos recordes, entre eles ser a maior bilheteria dos EUA.. Confira!