in ,

Bienal do Livro | Pautas LGBTQIA+ são compromisso do evento deste ano

No dia 30 de agosto começa mais uma edição da Bienal do Livro Rio e as pautas LGBTQIA+ serão muito abordadas no evento. Diversos escritores que fazem parte do movimento estarão presentes para divulgar os lançamentos, além de participarem do Café Literário e na Arena #SemFiltro. Confira abaixo a programação:

No dia 30 de agosto, primeiro dia de Bienal, a Arena #SemFiltro receberá a atração internacional Rachael Lippincott, que participará da mesa “Entre mídias, telas e livros”, às 19h. A americana é escritora do livro “A cinco passos de você”, que virou filme e faturou mais de 70 milhões de dólares em bilheteria pelo mundo. O livro conta a história Stella e Will, dois jovens que têm a mesma doença e são obrigados a manter distância um do outro por questões de saúde.

No dia 06 de setembro, às 18h, Mulher Pepita estará presente no evento para o lançamento do “Cartas pra Pepita”, além de realizar momento de autógrafos no estande da editora Monocó. Durante o evento, Pepita, que recebeu mais de 2.000 cartas e respondeu quase 300 delas em cerca de 55 episódios do programa, vai ler algumas cartinhas dos fãs ao vivo. A cantora e dançarina de funk tem representatividade entre transexuais e usa seus canais nas redes para se posicionar e também divertir seu público.

João Silvério TrevisanJaqueline Gomes de JesusTobias Carvalho estarão presentes na mesa “Diversidade, substantivo plural” do Café Literário, do dia 7 de setembro às 17h. Trevisan é dedicado à literatura LGBTQA+ e lançou mais de dez livros. Vencedor de diversos prêmios, fundou em 1978 o “Somos”, primeiro Grupo de Liberação Homossexual do Brasil. No ano passado, lançou a quarta edição revista, atualizada e ampliada do livro “Devassos no Paraíso”, que fala sobre a homossexualidade no Brasil da colônia à atualidade. Psicóloga e autora de “Transfeminismos – Teorias e Práticas” e “Homofobia – Identificar e Prevenir”, Jaqueline é respeitada no meio acadêmico, participa com frequência de debates e seminários sobre LGBTfobia e traduz para uma linguagem de fácil acesso o preconceito sofrido em especial pela população T. Já Tobias estuda Relações Internacionais e venceu o Prêmio Sesc de Literatura em 2018 na categoria “Contos”.  O “As Coisas”, reúne 25 histórias sobre personagens homossexuais cujos enredos se entrelaçam e se contrapõem sob diferentes gêneros e perspectivas.

Depois do sucesso da mesa LGBTQA+ na Arena #SemFiltro de 2017, o tema será discutido mais uma vez na edição deste ano. Com mediação de Claudia Sardinha, o bate papo vai reunir o youtuber Spartakus Santiago, Mel Duarte e Ellora no dia 07, às 11h, no debate “Feminismo X Machismo”.

No mesmo dia, às 19, irá rolar a mesa “Literatura Arco-Íris” mediada pelo cineasta, escritor e ator Felipe Cabral e terá a presença de Lucas Rocha, Vitor Martins, Igor Pires, Thati Machado, Vinicius Grossos e Pedro HMC. “A verdade é que existe muita literatura LGBTQA+ nacional e internacional, com uma enorme variedade de temas e crescendo cada vez mais”, conta Felipe.

“As letrinhas da sigla ganham cada vez mais força. Quero, com as duas mesas que teremos, tentar dar espaço para essas vozes compartilharem suas histórias. Através da arte e da literatura podemos construir um mundo melhor”, finaliza Cabral.

No último dia de evento, dia 8 de setembro, a mesa “Literatura Trans” encerra a programação da Arena #SemFiltro. Com início marcado para às 19h, a mesa contará com a presença de Luísa Marilac, Nana Queiroz, Thammy Miranda, Tarso Brant, Natalia Travassos e Amora Moira para uma conversa mediada pelo autor Felipe Cabral.

Além disso, haverá uma sessão de autógrafos do livro recém-lançado “Eu, Travesti”. O livro conta a trajetória de superação de Luisa desde a infância pobre no interior de Minas Gerais à suíte de um grande jogador de futebol na Itália. Escrito em parceria com a escritora Nana Queiroz, autora do best seller “Presos que menstruam“.

SERVIÇO

XIX Bienal Internacional do Livro Rio
Data: 30 de agosto a 8 de setembro
Local: Riocentro, Barra da Tijuca.
Para conferir mais detalhes sobre esta edição da Bienal do Livro, clique aqui.

Escrita por Otavio Pinheiro

Apenas mais um jornalista apaixonado por cinema e papelarias.

“Cruella” | Emma Stone e Joel Fry estão no elenco de live action da Disney

Vitão, Melim, Maneva e Ana Clara homenageiam Zeca Pagodinho com o EP “Zeca 6.0”