Billboard Hot 100 completa 60 anos e divulga lista de artistas com mais #1’s no chart

A Billboard Hot 100 é a parada de músicas mais importante do Estados Unidos. Toda semana a revista divulga o chart com as músicas mais bombadas da América. Essa semana, a Hot 100 completa 6 décadas de existência. No dia 4 de Agosto de 1958, a Billboard lançou a Hot 100, que revolucionou a forma de medição do consumo de música para sempre. Em 60 anos de história, mais de 27 mil canções debutaram na lista e exatamente 1077 canções alcançaram o cobiçado número 1.

Em honra desse aniversário a Billboard listou os artistas com o maior número de canções número 1. Os 9 artistas que tiveram ao menos 10 hits no topo da parada de músicas mais importante dos Estados Unidos.

Em primeiro lugar, os Beattles,

Não surpreendentemente, a banda formada por Paul McCartney, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison – que foi o maior fenômeno dos anos 60 – detém até hoje o recorde de maior número de canções a alcançarem o topo; foram 20 canções, ao longo de 7 anos, de 1964 a 1970. O maior sucesso dos britânicos na lista é “Hey Jude” que ficou no topo durante 9 semanas. Outras canções do grupo a alcançarem o topo foram “I Want To Hold Your Hand“, primeiro sucesso número 1 da banda, “Love Me Do“, “Help!“, “Let It Be”, “Yesterday“, entre outros.

Em segundo lugar, Mariah Carey

Mariah Carey possui o titulo de rainha da Billboard e não é a toa, são 18 canções a alcançarem o topo e quase 80 semanas em primeiro lugar. A primeira vez da cantora no topo foi em 1990, com a canção “Vision Of Love“, e sua última aparição foi em 2008 com “Touch My Body“. O maior sucesso da americana na parada é “One Sweet Day“, sua parceria com o Boyz II Men, foram 16 semanas no topo, um recorde nunca batido até hoje.

Em terceiro lugar, Rihanna

Rihanna é a artista com a maior chance de aumentar o número nessa lista, a barbadiana já possui 14 canções número 1. A primeira canção de RiRi a alcançar o topo foi “S.O.S“, em 2006 e sua última aparição foi com “Work“, do seu último álbum de estúdio “ANTI“. O maior sucesso da cantora na parada é “We Found Love“, parceira com Calvin Harris que ficou 10 semanas no topo.

Em quarto lugar, Michael Jackson

O Rei do pop Michael Jackson obviamente não poderia estar de fora dessa lista. São 13 canções a alcançarem o topo, entre 1972 e 1995. A primeira aparição do Rei do Pop foi com “Ben” e sua última canção a alcançar o topo foi “You Are Not Alone“, que também é primeira canção na história da parada a debutar direto no topo. Os maiores sucessos do cantor na parada são “Billie Jean” e “Black Or White“, ambas ficando 7 semanas no topo.

Em quinto lugar, Madonna

A Rainha do pop possui 12 canções no topo da Hot 100. Sempre quebrando barreiras e se reinventando, Madonna é a mulher com o maior número de canções no top 10. Sua primeira música a atingir o topo foi “Like A Virgin”, em 1984 e sua última aparição foi com “Music”, nos anos 2000

Em sexto lugar, as Supremes

O trio liderado por Diana Ross foi um fenômeno nos anos 60, influenciando grandes artistas como Michael Jackson e Beyoncé. O grupo teve 12 canções número 1, a primeira aparição das garotas no topo foi em 1964 com “Where Did Our Love Go” e sua última foi em 1969, com “Someday we’ll be together“. O maior sucesso do grupo foi “Baby Love”, que ficou 4 semanas no topo.

em sétimo lugar, Whitney Houston

Uma das vozes mais inesquecíveis da história da música, Whitney Houston não poderia estar da fora da lista, com 11 canções a alcançarem o topo, entre 1985 e 1995. A primeira aparição da cantora foi com “Saving All My Love for you” e sua última canção a alcançar o topo foi “Exhale“. O maior sucesso de Whitney na parada é claro, “I Will Always Love You” que passou 14 semanas no topo.

em oitavo lugar, Janet Jackson

Janet Jackson foi durante os anos 90 uma das maiores estrelas da música e alcançou o topo 10 vezes, entre 1986 e 2001. A primeira vez da cantora no topo foi com “When I Think Of You” e sua ultima aparição foi com “All For You”. O maior sucesso de Janet na parada foi “That’s the way love goes”, que ficou 8 semanas no topo.

em nono lugar, Stevie Wonder

Mais uma lenda da música marcando presença pra fechar a lista, Stevie Wonder alcançou o topo 10 vezes entre 1963 e 1986. Sua primeira canção a atingir o número 1 foi “Fingertips pt 2” e sua última aparição foi com “That’s What Friends Are For“. Sua canção de maior sucesso na parada foi “Ebony and Ivory“, parceria com Paul McCartney que ficou 7 semanas no topo.

Outros artistas que merecem ser lembrados: Bee Gees, 9 canções no topo; Katy Perry, 9 canções; Elton John, 9 canções; Paul McCartney, 9 canções; Usher, 9 canções, George Michael, 8 canções no topo; Rolling Stones, 8 canções; Bruno Mars, 7 canções.

Confira também a lista com os artistas que estrearam suas canções direto no topo

O que acharam da lista? Parabéns Billboard Hot 100!