in

Claudia Leitte lança clipe de “Saudade”, com participação Hungria Hip Hop e faz referência a Michael Jackson

Cheirinho de Hit do Carnaval! Claudia Leitte lançou nesta quarta-feira (30), o videoclipe da música “Saudade”, em parceria com Hungria Hip-Hop e o Olodum. O data de lançamento foi escolhido propositalmente, pois dia 30 de janeiro é considerado o dia “nacional da saudade”. Bem nostálgica, o clipe prestar uma homenagem à cidade de Salvador, recriando cenas icônicas de Sarajane, Michael Jackson, Babado Novo e Luiz Caldas. Veja:

A canção é uma volta ao passado de Claudinha no axé, com influências de samba-reggae, mas sem largar suas investidas recentes no pop. O clipe foi gravado no início de dezembro de 2018, no Pelourinho. Segundo a própria cantora, o lançamento tem muita influência da música “They Don’t Care About Us”, de Michael Jackson, que teve seu clipe gravado no mesmo lugar, cantando com o tradicional bloco afro Olodum, em 1996.

Além disso, as cenas gravadas no meio dos casarões históricos de Salvador faz referências a nomes consagrados da axé music, como Luiz Caldas e Sarajane, além de imagens da época em que Claudinha era vocalista do grupo Babado Novo, onde iniciou sua carreira em 2001.

“No clipe, quis ilustrar em cada releitura o meu sentimento de saudade perante minha infância, minhas inspirações musicais, memórias e vivências. Vocês verão ali uma Claudia por inteiro, sem amarras, com o coração aberto, cheio de amor e gratidão. Do que você sente saudade? Eu sinto de tudo que vivi e de coisas que mesmo não estando presente, marcaram minha vida e minha carreira musical. Sinto saudade.”, conta Claudia em anuncio a impressa. É por isso que o clipe repassa shows ao longo de seus 18 anos de carreira, além de ter releituras de Luiz Caldas, Michael Jackson e a presença do Olodum.

O que chama atenção do público são os detalhes, comparado ao clipe gravado por Michael, Claudia fez questão de recriar tudo como do clipe original: os capacetes dos policiais militares que aparecem no videoclipe, todos foram polidos para ficar com a mesma cor da época da gravação. Algumas fachadas de casas do Pelourinho foram pintadas novamente e a participação do percussionista Ubiraci Carvalho, o Bira Jackson, que dançou com o rei do POP na época da gravação.

Com direção do publicitário e cineasta Chico Kertész, o videoclipe foi gravado em formato de cinema. “A canção traz lembranças de coisas que marcaram a nossa música e a participação de Hungria Hip Hop representa o novo. A própria música fala das memórias, do abadá, da saudade, e a gente construiu um roteiro contando um pouco da história do samba reggae. É uma forma que Claudia encontrou para homenagear a Bahia e exaltá-la. É uma música que fala da Bahia, que traz a batida da gente’’, destaca o cineasta.

“Saudade” é composição de Claudia com Tatau e Xixinho, e está sendo considerada uma das grandes apostas para o carnaval 2019, junto com “Balancinho”.

Escrita por Rayane Moura

22 anos, jornalista em formação e ama aquilo que faz.

Pabllo Vittar divulga capa de “Seu Crime” e anuncia data de lançamento do clipe

“Les 5inc” |Rouge divulga tracklist de novo álbum