in ,

Combate às drogas, pós-verdade e diversidade sexual foram alguns dos temas debatidos hoje na Bienal do Livro Rio

A 18ª Bienal Internacional do Livro Rio apresentou até hoje uma programação cultural bastante diversificada em espaços como o Café Literário, o Encontro com Autores, o Palco Maracanã, a Arena #SemFiltro e o inédito Geek & Quadrinhos. No penúltimo dia do evento, os temas da programação oficial foram do combate às drogas, identidade de gênero, pós-verdade, Game of Thrones até literatura fantástica, além das sessões com autores que lotaram os espaços reservados para o encontro com os fãs. A Bienal do Livro acontece até o dia 10 de Setembro. Para mais informações clique aqui.

Confira abaixo os destaques do dia:

Café Literário

Críticas às atuais políticas de combate às drogas marcaram o debate que abriu o Café Literário, na manhã deste sábado. “Novas políticas sobre drogas” foi o tema que reuniu o neurocientista americano Carl Hart; a cientista política Ilona Szabó e o ex-jogador de futebol Walter Casagrande, com mediação de Rodrigo Lacerda. O neurocientista defendeu uma mudança na forma como a sociedade encara o uso de entorpecentes dizendo que a política de combate às drogas dispersa o debate em torno de problemas estruturais. “Quando focamos nossa preocupação no tráfico, deixamos de pensar em educação, empregos e distribuição de renda”.

A cientista política Ilona Szabó, listou medidas que, em sua opinião, fariam o Brasil avançar no tema. “É preciso abrir a porta para o debate sem tabus. Deixar de tratar o usuário como criminoso, tirá-lo da esfera criminal; e pesquisar de maneira séria sobre o tema”, avaliou. Já o ex-jogador e comentarista Casagrande contou como enfrentou a dependência química, que o levou a ficar internado durante um ano. “Convivi com a droga desde jovem e não percebi que estava se tornando um problema. No meu caso, a internação, decidida pela minha família, foi fundamental para salvar minha vida”, lembrou.

Durante a mesa-redonda “Novas editoras”, na tarde de sábado, os convidados debateram sobre o mercado para pequenas e médias editoras criadas nos últimos anos. Representantes de novas editoras, Fabiano Curi, Tatiana Kely, Karla Melo e Flávio Moura, com mediação de Fernanda Diamant, conversaram sobre o perfil de seus lançamentos, com foco na qualidade editorial; estratégias de distribuição; investimento em plataformas digitais e a contribuição das editoras pequenas e médias para a formação de público leitor.

No bate-papo “Cronistas Contemporâneos”, os cronistas Fabrício Carpinejar, Raphael Montes e Afonso Borges debateram sobre a importância da crônica na literatura e jornalismo na atualidade. Mediados pelo também cronista Arnaldo Bloch, o trio defendeu que a crônica é o melhor estilo para tentarmos entender as rápidas transformações de comportamento nas sociedades.

Em meio às notícias factuais e efêmeras nos jornais, a crônica dá ao escritor a liberdade de transitar entre a literatura e o jornalismo. Mesmo sendo factual e atual, os cronistas são capazes de identificar traços peculiares de pessoas e situações em meio ao cotidiano e também de resgatar a memória. “A boa crônica perdura, pois é capaz de transformar um assunto na essência humana”, afirmou Raphael Montes.

Eleita em 2016 como a palavra do ano pelo dicionário de Oxford, a “pós-verdade” foi o tema de um dos debates mais lotados no Café Literário. O historiador Leandro Karnal e a jornalista da revista Piauí, Daniela Pinheiro, conversaram sobre “Pós-verdade: Fatos e Narrativas”, mediados pelo jornalista João Gabriel de Lima. “O Brasil é um país que incorpora tardiamente as ideias. A questão central é a economia. As outras questões são abstratas”, afirmou Karnal.

Em um bate-papo descontraído, os jornalistas Artur Xexéo, Joaquim Ferreira dos Santos e Patrícia Kogut encerraram a programação de sábado do Café Literário. No encontro Histórias da TV e sociedade, mediado por José Godoy, os jornalistas conversaram sobre personalidades da televisão brasileira, sobre as mudanças da mídia televisiva ao longo das décadas e sobre o futuro da TV. Joaquim e Xexéo se debruçaram em duas biografias recém-lançadas de personagens emblemáticos, como a apresentadora Hebe Camargo e o colunista social Zózimo Barrozo do Amaral. Titular de uma coluna no jornal O Globo dedicada à televisão, Patrícia Kogut também lançou recentemente um livro sobre os programas mais marcantes da TV em toda a história. Além de falar sobre seus biografados e sobre os processos de criação dos livros, os jornalistas apontaram os desafios da televisão aberta e dos canais por assinatura.

Geek & Quadrinhos

Os desenhistas Will Conrad, Adriana Melo e Cris Peter participaram, neste sábado, do bate-papo “Profissão: quadrinista!”. Com muitos anos de carreiras e experiências internacionais, eles falaram sobre o inicio e os desafios da profissão. Will, natural de Belo Horizonte, contou que, no início, encontrou muita resistência da família que era muito tradicional. Já Adriana e Cris foram sempre muito incentivadas pelos os pais. Todos eles trabalham de forma autônoma e têm no currículo trabalhos feitos para a Marvel e DC Comics. Como profissionais da área, um dos maiores desafios diários que eles encontram é a compreensão de amigos para entender o seu trabalho, já que o fazem de casa, além das distrações que o ambiente do lar proporciona. Para quem está começando, eles recomendam muita prática, indicando que hoje há muita informação boa na internet que pode ajudar os jovens a aperfeiçoar o seu trabalho, além dos cursos, que hoje são mais abundantes.

Arena #SemFiltro

Um bate-papo bem humorado sobre a série “Game of Thrones” e o filme “Senhor dos Anéis” lotou a Arena #SemFiltro. O encontro, antes previsto para 100 pessoas no espaço Geek & Quadrinhos, teve que ser alterado devido ao grande público, que passou de 400 e contou com a participação dos youtubers Carolina Moreira, Gaveta e Mikannn. A dupla que defendia GOT, Carolina e Mikann, venceu o debate.

Na parte da tarde, Maicon Santini, Renato Plotegher e Lorelay Fox, autores que se utilizaram de contos como “A Branca de Neve”, por exemplo, para debater temas relativos à diversidade sexual e identidade de gênero. Mediado por Felipe Cabral, o encontro abordou temas como a luta do movimento LGBT+, a descoberta da sexualidade na adolescência como um grande desafio a ser enfrentado, o preconceito de gênero e racional, além da literatura LGBT+.

Durante a tarde, foi a vez do jovem Raony Phillips, criador da websérie “Girls in the House”. Com mediação de Ana Paula Lisboa, o encontro trouxe o criador, que agora lança “Meu Livro. Eu que Escrevi”, trazendo as histórias de Duny Eveley, uma de suas famosas personagens. Durante o bate-papo, Raony contou um pouco de sua experiência e história de vida, falou sobre a inspiração para os nomes “diferentes” de seus personagens, além da sua experiência de escrever, pela primeira vez, um livro.

O encontro, mediado pelo diretor José Lavigne, contou com a participação do ator Marcius Melhem, e dos youtubers Luan Novitt, Manoela Antelo e Victor Meyniel. Durante o bate-papo, os participantes – que percorreram caminhos diferentes para chegar ao mesmo objetivo: humor –contaram suas histórias e trajetórias de vida. “Procuro divertir sem ofender com o objetivo de atingir todas as faixas etárias”, explicou Marcius Melhem. Os youtubers alertaram que na internet não existe interpretação. “O vídeo retrata o que realmente somos. Não existe personagem, somos nós o tempo inteiro”, falou Victor Meyniel. A plateia participou intensamente com perguntas e curiosidades sobre a arte de fazer sorrir.

Encontro com Autores

Raphael Draccon e Carolina Munhóz conversaram sobre Literatura Fantástica. O casal, que atualmente vive em Los Angeles, comentou que o gênero viveu seu boom no Brasil em 2012, mas que atualmente está mais rico do que nunca, com mais mulheres escrevendo e constantes negociações para vender os direitos das obras ao cinema.

Os fãs das trilogias “Dragões de Éter”, “Legado Ranger” e do livro “A Fada” puderam conversar de perto com os escritores e ouvir as novidades sobre projetos que estão saindo do forno – como a personagem que vai integrar um novo livro para a DC Comics, produzido pela escritora Marie Lu, que terá o nome inspirado nos autores.

Na parte da tarde, a conversa foi dedicada aos gêneros Terror e Suspense, com a convidada Karin Slaughter, autora premiada e conhecida pelas obras “Will Trent” e “Flores Partidas”. No papo, a autora revelou que se inspira no comportamento das pessoas em aeroportos ao redor do mundo para a construção dos personagens. Além das observações de campo, Karin também faz longas pesquisas com policiais, detetives e médicos para enriquecer suas obras.

A autora Paula Pimenta participou do “Bate-papo fora de série!”.  No encontro, a escritora falou do lançamento da quarta temporada de “Minha Vida Fora de Série” e também sobre seus outros sucessos literários, como “Fazendo meu Filme”, “Apaixonada por palavras” e “Apaixonada por histórias”, que reúne suas crônicas, além da releitura moderna do clássico “A Bela Adormecida”, “Princesa Adormecida”. Paula contou um pouco sobre seu processo criativo e deu dicas para quem sonha ser escritora como ela. “Acredito que o caminho é ler muito, escrever sobre o que gosta e conhecer muito bem sobre o tema escolhido”, resume a escritora.

Sessão de autógrafos

As youtubers Melissa e Nicole acabam de lançar o livro “Planeta das Gêmeas” e estiveram hoje na Bienal do Livro para uma manhã de autógrafos. Durante o encontro, mais de 300 crianças lotaram a Praça Copacabana, para abraçar e garantir a sua assinatura. “Achamos muito legal estar aqui. Amamos o carinho das fãs”, comenta Melissa. O livro reúne conversas, listas e várias curiosidades sobre as meninas, que já passam dos três milhões de inscritos no Youtube.

• • •

Agradecemos pela sua visita! Se gostou desta notícia, compartilhe com alguém que goste e nos ajude a chegar em mais pessoas. Acompanhe mais conteúdos exclusivos da Poltrona Vip no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para contato@poltronavip.com e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Otavio Pinheiro

Lázaro Ramos marca presença na Bienal do Livro para falar do seu novo livro, o “Na Pele”

Último dia de Bienal do Livro Rio contou com presença de influenciadores digitais, artistas, autores nacionais e internacionais e muito mais