Conexidade – no Rio de Janeiro, evento leva Gilberto Gil para cantar e debater tecnologia

Aconteceu ontem no Teatro Oi Casa Grande o lançamento do evento Conexidade, que vai até dezembro e conta com conteúdos informativos e artísticos. A noite de ontem teve a presença de Gilberto Gil como convidado especial.

O cantor, além de se apresentar, participou de um debate mediado por Ronaldo Lemos, especialista em novas tecnologias, mídia e propriedade intelectual. O assunto foi ciência e inteligência artificial: “A gente tem alimentado a máquina de tudo, um pouco de cada coisa. O perigo é um dia a máquina dizer para a gente ‘você já me alimentou. Agora não preciso mais de você, não’”.

Gil não deixou de falar sobre seu novo álbum, intitulado “OK OK OK”. Sobre sua inspiração, resumiu: “Acho que vem da interrogação permanente que você faz do significado das coisas”. Apenas com microfone e violão, ele apresentou músicas do disco, como “Pela internet 2”, e clássicos, como “Metáfora” e “Aquele abraço”.

OUTROS CONVIDADOS

Ainda representando a arte, o evento teve show de Larissa Luz – uma das atrizes que interpreta Elza Soares no musical em sua homenagem – e uma exposição em live mapping e DMTR, Clelio de Paula, Glauber Vianna, Andy Carvalho e Julio Parente e as trilhas de Negalê Jones, todos residentes do Transmedia LAB. A curadoria é de Batman Zavareze.

A temática artística foi debatida junto aos temas de tecnologia e inovação. Participaram  Manuella Cunha, do Colaboramerica; a jornalista Natasha Ribeiro; a arquiteta e integrante do Transmedia Lab (residência artística do Conexidade), Gabriela Castro; Herman Bessler, do Templo e coordenador do Rio Criativo; e Rafael Lazarini, do Rio2C, papo também mediado por Ronaldo Lemos.

A Direção de Arte do evento foi de Batman Zavareze e a setlist ficou a cargo do DJ Marcelinho da Lua.

Até o fim do ano, 10 jovens artistas visitarão o palco, que também contará com um ciclo de workshops, palestras e painéis culminando em uma ocupação artística e colaborativa em dezembro, na Praça XV, que dará visibilidade a todas as iniciativas, conteúdos e processos desenvolvidos. O Conexidade é apresentado pela Oi e o Oi Futuro, viabilizado pela lei de incentivo à cultura através da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e idealizado pela Rio de Negócios.

Veja fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.