in

E se os artistas que amamos fossem brasileiros?

Já pensou se sua banda gringa favorita tivesse nascido no Brasil ou se a diva pop internacional que você ama cantasse em português? A Cápsula Shop pensou e criou uma linha de estampas que traduzem o nome e trabalhos de artistas consagrados e o resultado é muito divertido. Se você procurava uma camiseta de banda, achou!

Fizemos um apanhado das bandas, artistas e hits que ficariam engraçados – e até bizarros! – se traduzidos ao pé da letra pro nosso idioma. Também separamos letras que marcam o estilo de alguns de nossos artistas favoritos.

Várias bandas brasileiras já lançaram covers e versões de músicas gringas, algumas de gosto bem duvidoso, já outras ficaram tão boas (ou até melhores) que as originais. “Hey Joe”, do O Rappa, é um exemplo de versão bem feita. Lançada no segundo álbum do grupo, o “Rappa Mundi” (1996), a canção original de Billy Roberts e popularizada com por Jimi Hendrix, foi adaptada para o português e ganhou uma temática claramente brasileira, e participação de Marcelo D2. Ouça a versão brasileira abaixo:

Para ouvir a versão original, clique aqui!

Já do lado das versões não tão boas ou mesmo propositalmente hilárias, temos a eterna Stephany, que em 2009 lançou sua versão de “A Thousand Miles”, música de 2001 de Vanessa Carlton. Intitulada “Eu Sou Stephany”, o clipe inesquecível viralizou no Youtube e fez Stephany estourar com seu Cross Fox, chegando a aparecer em programas de grande audiência como o Domingão do Faustão. Muita gente ainda se afirma “Linda e Absoluta” a plenos pulmões entoando o hit.

Para ouvir a versão original, clique aqui!

No caso das versões, as letras são adaptadas, para criar rimas diferentes, ou até contar outra história, usando apenas a base da música famosa. Mas você já pensou se traduzirmos ao pé da letra os nomes das bandas ou as letras das músicas em inglês que amamos?

Arctic Monkeys

As bandas de rock indie já nascem com esse espírito mais irreverente e mesmo em inglês muitos dos nomes escolhidos já são no mínimo inusitados. Você já pensou curtir uma banda chamada Macacos do Ártico? Pois é assim que se chamariam os Arctic Monkeys se fossem brasileiros.

A banda formada pelos vizinhos Alex Turner e Jamie Cook, com os amigos de escola Andy Nicholson e Matt Helders, nasceu sob o nome “Bang Bang” e tocavam covers de bandas como Led Zeppelin. Após Alex assumir o vocal e começar a criar canções autorais, mudaram o nome para Arctic Monkeys, tirado de um grupo do qual o pai do baterista Matt Helders fez parte nos anos 70. Segundo Turner, o nome foi passado de geração em geração, como uma receita.

Você encontra a Camiseta Arctic Monkeys traduzida para Macacos do Ártico na Cápsula em duas versões!

Twenty One Pilots

O Twenty One Pilots, apesar do nome, é composta por apenas dois artistas, Tyler Joseph e Josh Dun. Amigos de faculdade, lançaram seu primeiro álbum em 2009, mas alcançaram um sucesso estrondoso com seu quarto trabalho “Blurryface” de 2015.

O nome da banda é inspirado pela peça “All My Sons”, de Arthur Miller, que conta a história de um homem responsável pela morte de 21 pilotos durante a Segunda Guerra Mundial, porque, conscientemente, enviou peças defeituosas, pensando apenas no bem de seu negócio.

Depois da explicação o nome faz todo sentido e até inspira a reflexão, contudo fora do contexto é engraçado pensar na dupla como Vinte e Um Pilotos. Pensando justamente nisso a Cápsula criou a Camiseta Twenty One Pilots inspirada nessa brincadeira.

Imagine Dragons

Você já Imaginou Dragões? E já imaginou uma banda que se chama assim? A banda de Las Vegas, Imagine Dragons mantém o mistério sobre a origem do nome. Segundo o guitarrista Wayne Sermon o nome da banda é um anagrama, ou seja, uma palavra formada pelo rearranjo das letras de outra frase ou palavra.

Nós tínhamos essa frase, mas não queríamos chamar a banda assim, então concordamos em mudar as letras de lugar e surgiu Imagine Dragons. Nós não dissemos sequer a nossas mães o que era a frase. Como artista você coloca tanto de si mesmo pra fora, que é divertido ter alguma que você mantenha em segredo” explicou Wayne.

Tanto mistério desperta a curiosidade dos fãs que criam um monte de possibilidade, como “Adorning Images” (Adornando Imagens) ou “ragged insomnia” (Insonia Irregular). A banda inclusive chegou a atiçar a curiosidade dos fãs algumas vezes, como por exemplo no lançamento do álbum “Night Visions” em 2012.

Nós ainda preferimos a versão brasileira. Imagina os Dragão representada na Camiseta Imagine Dragons da Cápsula!?

Nirvana

Com certeza você conhece o Nirvana, a banda de rock que criou o grunge e se tornou símbolo da contracultura da década de 1990. Infelizmente a banda acabou tragicamente em 1994 com a morte de seu vocalista e principal letrista Kurt Cobain, mas quando em 2013 o Dinho Ouro Preto declarou em seu Twitter “falta uma banda q una todas as tribos.Como foi o Norvana” ganhamos a melhor versão brazuca para a lendária banda de Seatle.

A versão da Camiseta Nirvana – Norvana, você encontra na Cápsula, com direito a reprodução da icônica capa do disco “Nevermind“, ou “Deixa pra lá“, em tradução livre. Uma pérola da cultura meme brasileiro.



Se no rock são as traduções dos nomes que ficam divertidas, no pop as letras podem ficar hilárias se traduzidas ao pé da letra. Separamos então algumas letras que marcam o estilo de alguns de nossas artistas favoritas.

Claro que a gente sabe que a essência da música pode ser perdida nas traduções, já que certas expressões em inglês não fazem sentido em português, mas é divertido pensar em como ficariam as músicas na versão tupinikim.

Rihanna

Já se imaginou cantando o refrão: “De baixo do meu guarda-chuva, uva, uva, uva, uva, u u?

Pois é assim que ficaria a música “Umbrella“, lançado por Rihanna em 2007, se cantada em português. A faixa, que se tornou um estrondoso sucesso, conta a história de uma mulher bem sucedida, mas que nunca abandonaria seu amor. Caso chova, ele pode se abrigar debaixo de seu guarda-chuva, uva uva uva uva ê ê.

A Cápsula tem a Camiseta Rihanna que você procura. Dá uma olhadinha lá no site deles!

Lady Gaga

Ninguém pode negar que Lady Gaga é uma estrela de primeira grandeza, multitalentosa, que revolucionou a moda com suas roupas que mais pareciam fantasias, e criou um novo jeito de se comunicar com os fãs, em aparições pra lá de performáticas.

Mas tão bizarra quanto sua estética, e dizemos isso no bom sentido, podem ser algumas das letras de suas canções. Quem mais poderia fazer a gente se esbaldar nas pistas de dança querendo um romance ruim, e desejando tudo que há de pior num amor, como em “Bad Romance“?

“Eu quero a sua feiura, eu quero a sua doença / Eu quero o seu tudo, contanto que seja de graça / Eu quero o seu amor / Amor, amor, amor, eu quero o seu amor”

Ou ainda deixar todo mundo alucinado por causa de um blefe no amor como em “Poker Face“?

Não consegue decifrar minha, não consegue decifrar minha / Ele não consegue ler minha cara de blefe / Ela me tem como ninguém / Não consegue decifrar minha, não consegue decifrar minha / Ele não consegue ler minha cara de blefe / Ela me tem como ninguém / Cara de blefe, cara de blefe (Mum mum mum mah) / Cara de blefe, cara de blefe (Mum mum mum mah)

Ou ainda nos fazer pirar por causa de um telefonema insistente, como na música “Telephone” lançada em parceria com a Beyoncé?

Pare de ligar, pare de ligar, não quero mais pensar / Eu deixei minha cabeça e meu coração na pista de dança / Pare de ligar, pare de ligar, não quero mais falar / Eu deixei minha mão e meu coração na pista de dança / Eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh / Pare de me telefonar / Eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh / Estou ocupado / Eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh / Pare de me telefonar  / Eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh

Se você já é um Little Monster com certeza vai amar essa Camiseta Lady Gaga que a Cápsula preparou, lembrando das raízes da cantora.

Beyoncé

Beyoncé por sua vez, parece que leva sua música mais a sério, com letras cheias de mensagens sociais. Seu último disco solo, o “Lemonade” lançado em 2016, fala sobre racismo, traição e a violência policial nos Estados Unidos.

O hitFormation” foi um sucesso incrível quando lançado e a letra tem trechos poderosos como “negra considerada branca / Eu sonho, eu trabalho duro / Eu me esforço até conseguir / Acabo com meus inimigos” e “Você sabe que é foda quando causa todo esse burburinho / Seja sempre graciosa, melhor vingança é o seu dinheiro”.

Além de um sucesso musical, a Queen Bey também é inspiração para moda e na Cápsula você encontra uma coleção de Camisetas e Moletons Beyoncé com estampas inspiradas em diferentes fases da cantora.

Lana del Rey

Já as músicas de Lana Del Rey são marcadas pela melancolia. Não é a toa que a cantora criou o meme “Queria Estar Morta“, quando disse a frase icônica numa entrevista em 2014. Se fosse brasileira provavelmente a Lana seria cantora de sofrência. Um de seu maiores sucessos, “Born To Die“, repete insistentemente “Nós nascemos para morrer, Nós nascemos para morrer”.

Já em “Ultraviolence“, Lana exalta um amor submisso, com trechos como “Ele me bateu e pareceu um beijo” e “Ele me machucou, mas pareceu amor verdadeiro”. Apesar do clima melancólico dos trabalhos anteriores, a cantora trouxe um ar mais otimista para seu último álbum, “Lust for Life (Paixão pela vida) cantando “E uma paixão pela vida / Nos mantém vivos”.

Você também se entregou ao sofrimento cantando (e chorando) com as músicas da Lana? Confira todas as opções de Camisas Lana Del Rey que vão conquistar seu coração.



E você acha que os artistas gringos funcionariam em português? Quais outras músicas ganham um sentido completamente diferente se traduzidas? Conta pra gente nos comentários!

A Cápsula é um estúdio criativo criado em 2014 que desenvolve produtos inspirados na cultura pop. Camisetas criativas e engraçadas com estampas divertidas e personalizadas, dos seu artistas, séries e filmes favoritos de um jeito que você nunca viu. Talvez você já conheça a loja pelas camisetas de séries, e agora estão também apostando forte nas camisetas de bandas mantendo o estilo irreverente.

Os produtos são de ótima qualidade, as camisetas são feitas com a malha 100% algodão, com modelagem exclusiva do PP ao EGG. São estampadas digitalmente, em processo que respeita o meio ambiente, e que garante maior fidelidade e durabilidade a estampa, com um toque muito suave. Visite a Cápsula e encontre tudo do mundo da música, da Tv e do cinema num só lugar com ótimo preço.

Escrita por Poltrona Vip

Quer ver seu texto no site? Então, entre em contato com a gente pelo email contato@poltronavip.com e fale conosco. Não esqueça de mandar junto do texto seu nome completo e link das redes sociais! Seu texto pode ser publicado na PVIP! :D

Telecine exibe especial 75 horas seguidas de Marvel

Taylor Swift virá ao Brasil e 2020, segundo jornal