MADONNA 60 ANOS | os 15 maiores videoclipes de uma lenda viva

No dia 16 de agosto de 1958 nascia Madonna Louise Ciccone, cantora, compositora, produtora musical, atriz, dançarina, performer e ativista. A pequena menina nascida em Michigan conquistou o mundo e se tornou a maior artista feminina da história, sendo reconhecida como a Rainha do Pop. Dona de um estilo e capacidade de se reinventar únicos e conhecedora do mundo e suas problemáticas, Madonna desafiou todos os padrões impostos até hoje e usou da voz que conquistou para tratar de assuntos importantes e controversos como sexo, religião, política e empoderamento feminino, mudando para sempre a história da música e abrindo caminho para uma geração de novas artistas.

Para celebrar a existência dessa lenda viva, vamos fazer um especial em duas partes exaltando a importância de Madonna. São 35 anos de carreira, 13 álbuns lançados, 6 coletâneas, 10 turnês mundiais, 26 filmes (vinte e um como atriz), 68 videoclipes, 38 canções no top 10 da Billboard (um recorde), 12 canções número 1 e mais de 300 prêmios ganhos, e uma das carreiras mais icônicas da história da música pop.

+ MADONNA 60 ANOS | A rainha do pop em números

Vamos relembrar os 15 maiores videoclipes da Rainha do Pop, Madonna:

15 Frozen

Frozen foi o primeiro single do “Ray Of Light“, um dos álbuns de maior sucesso de crítica e venda de Madonna. Repleto de efeitos especiais e misticismo, o vídeo marca o inicio de uma era que representou várias mudanças para a cantora, desde o nascimento da primeira filha, Lourdes Maria, até o envolvimento com a Cabala.

14 Express Yourself

“Express Yourself” foi lançada como segundo single do álbum “Like A Prayer”, de 1989. Aqui, Madonna fala sobre empoderamento feminino e que as mulheres devem se expressar e nunca se sujeitar a ficar em segundo plano. Consequentemente, a música foi abraçada pela comunidade LGBT+.

13 Give Me All Your Luvin’ (Feat Nicki Minaj e M.I.A.)

Give Me All Your Luvin” foi o primeiro single do décimo segundo álbum de Madonna, o “MDNA“. A faixa mostrou uma Madonna poderosa e consagrada, depois do sucesso da “Sticky & Sweet Tour“, que se tornou a turnê feminina mais lucrativa da história. Acompanhada por Nicki Minaj e M.I.A., a Rainha do Pop caminha por onde quiser, pois tem um exército de jogadores que fazem tudo o que ela precisar.

12 4 Minutes (Feat Justin Timberlake e Timbaland)

4 Minutes” foi o carro chefe do décimo primeiro álbum de estúdio de Madonna, o “Hard Candy“, de 2008. Com 25 anos de carreira, a Rainha do Pop se juntou ao Príncipe do Pop, Justin Timberlake e convenceu todo mundo que o universo ia acabar em 4 minutos. A faixa mostra o poder da Madge de se reinventar e se manter atual e foi um sucesso no mundo todo.

11 Ghosttown 

Ghosttown” foi o segundo single do décimo terceiro álbum de Madonna, entitulado “Rebel Heart”. Mais uma vez abordando o fim do mundo, desta vez a cantora caminha em um terreno pós apocalíptico, um dos clipes mais bonitos de Madonna, com direção de Jonas Akerlund.

10 Like A Virgin

Like A Virgin” é o primeiro single do segundo álbum de estúdio de Madonna, de mesmo nome. A faixa se tornou a canção assinatura da cantora e um dos maiores sucessos de sua carreira. O clipe é relativamente simples, mas a música é lembrada por quase todo mundo até hoje. Hino atemporal.

9 Justify My Love

Justify My Love” está presente na “The Immaculate Colection“, segunda coletânea de sucessos de Madonna e a mais vendida da história. O clipe é um dos mais sexy da carreira da cantora e gerou polêmica no mundo todo por ser considerado “sexualmente explicito” para a época. Apesar das controversas, a música fez muito sucesso e abriu caminho para “Erotica“, uma das fases mais polêmicas da Rainha do Pop.

8 Erotica

Erotica” é o carro chefe do quinto álbum de estúdio de Madonna, que possui o mesmo nome. Falando sobre liberdade, fantasias sexuais e empoderamento feminino, a cantora ultrapassou todas as barreiras do pop em sua era mais polêmica. O vídeo foi filmado durante a produção do livro “SEX” e foi o segundo vídeo da Madge banido da MTV pelo conteúdo sexual.

7 Die Another day 

Die Another Day” é a música tema do vigésimo filme da franquia 007, e está presente no nono álbum de estúdio da cantora, “American Life“. A faixa registra o inicio de uma era mais politizada de Madonna e o vídeo é um dos mais caros da historia, sendo uma das maiores produções da Rainha do Pop.

6 Hung Up

Hung Up” é o carro chefe do “Confessions On a Dance Floor“, décimo álbum de estúdio da Madonna. Buscando uma sonoridade diferente de tudo o que já havia produzido e fortemente inspirada pela música disco dos anos 70 e 80, a cantora nos trouxe uma grande celebração a dança e um dos seus visuais mais icônicos.

5. Music

Music” é o carro chefe do oitavo álbum de estúdio de Madonna, que possui o mesmo nome. A faixa é uma celebração a música e como ela é capaz de unir as pessoa. O vídeo é um dos mais divertidos da cantora, com direito até a uma versão animada da Rainha do Pop.

4. Take A Bow

Take A Bow” é o segundo single do oitavo álbum de estúdio de Madonna, “Bedtime Stories“. A canção é um dos maiores sucessos da carreira da cantora e passou sete semanas consecutivas no topo da Billboard.

3. Ray Of Light

Ray of Light” é o segundo single do sétimo álbum de Madonna, de mesmo nome. O vídeo é mais um trabalho da cantora com Jonas Akerlund e ganhou o prêmio de Vídeo do Ano no Video Music Awards de 1998.

2 Vogue

Um dos vídeos mais icônicos de Madonna, faz parte da trilha sonora “I’m Breathless“, de 1990. Com fortes referências da dança de mesmo nome e uma grande homenagem aos grandes nomes do cinema e da moda da época, o clipe foi todo filmado em preto e branco e é referência até hoje.

1 Like A Prayer

Um dos trabalhos mais memoráveis da Rainha do Pop, se não o mais memorável. “Like A Prayer” foi primeiro single do quarto álbum de Madonna, de mesmo nome. O clipe e a música foram considerados pela Rolling Stone como o mais próximo que a musica pop chegou da arte e causou polêmica no mundo todo por conta da abordagem religiosa.