ESPECIAL VMAS | Relembre todos os artistas que ganharam o “Video do ano” do Video Music Awards

 

Falta uma semana para a maior premiação da MTV, o Video Music Awards. A edição de 2018 do show vai ao ar no dia 20 de Agosto em Nova York e já tem as performances confirmadas de Jennifer Lopez, Ariana Grande, Nicki Minaj, Shawn MendesPanic! At The Disco, Post Malone, Logic & Ryan Tedder e Travis Scott. Confira a lista de indicados 

O VMAS é uma das cerimônias mais icônicas da cultura pop e já foi palco de grandes momentos da história da música. Criado em 1984, o show tem o objetivo de prestigiar os melhores videoclipes lançados ao longo do ano e surgiu durante a grande revolução na linguagem dos videos musicais, que começaram a ser super produções que faziam parte da música.

Vamos conhecer um pouco mais dos trabalhos que ganharam o prêmio de “Vídeo do ano”?

1984

“The Cars” – You Might Think

O primeiro vencedor do prêmio mais importante da noite do VMAs foi a banda americana The Cars. O clipe tem um conceito psicodélico e foi um grande sucesso na época devido aos efeitos visuais considerados de ultima geração. Ainda assim a vitória gerou polêmica já que a banda competia com “Thriller” de Michael Jackson, que venceu a categoria de escolha do público.

1985

Don Henley – “The Boys of Summer

O segundo vencedor foi Don Henley, o cantor fez parte do Eagles e foi um dos grandes nome dos anos 80, fazendo parte da lista dos 100 maiores artistas do século segundo a revista Rolling Stone. A escolha dos espectadores foi novamente Michael Jackson, que havia lançado a super parceria “We Are The World”

1986

Dire StraitsMoney for Nothing

A banda britânica Dire Straits foi o terceiro vencedor do prêmio de vídeo do ano, o vídeo é super interessante, misturando animação e efeitos visuais com imagens da banda e a música fez muito sucesso. Ainda assim, mais uma polêmica pra conta da MTV já que a banda competia com “Take on Me” do A-ha, que ganhou pela escolha do público.

1987

Peter GabrielSledgehammer

Um dos vídeos mais premiados da história da cerimônia, Peter Gabriel e toda a loucura de “Sledgehammer” faturaram 9 moonmans em uma só noite. O clipe é cheio de efeitos visuais, incluindo slowmotion, animações e foi uma grande novidade na época.

1988

INXS Mediate

Os australianos do INXS com certeza viralizariam nos dias de hoje. O clipe é uma espécie de lyric video da musica feito pelos próprios membros da banda. Simples, mas funcionou com o público e a linguagem dos rapazes. Neste ano, Michael Jackson ganhou o prêmio Vanguard.

1989

Neil YoungThis note’s for you

Neil Young foi a escolha segura da MTV, um clipe simples que competia com “Like A Prayer” de Madonna, um dos vídeos mais polêmicos da época e “Leave Me Alone” do Michael Jackson, que também enfrentava as polêmicas da mudança da cor de pele.

1990

Sinead O’ ConnorNothing Compares 2 U

Um dos videoclipes mais simples da história, com a maior parte sendo Sinead cantando a música em um fundo escuro. mas a música é tão boa que rendeu 4 prêmios ao vídeo que é referência até hoje. ( Qualquer semelhança com “Cold War“, de Janelle Monaé e “Wrecking Ball, de Miley Cyrus não é mera coincidência )

1991

R.E.M. – Losing My Religion

O vídeo é uma obra prima cheio de referências a obras de arte clássicas, além de ser uma das melhores músicas dos anos 90 e rendeu a banda 6 moonmans. Só assiste

1992

Van HallenRight Now

O vídeo é um grande manifesto politico de uma das maiores bandas dos anos 80 e 90, mas “Smells Like Teen Spirit“, do Nirvana e “Under The Bridge“, do Red Hot Chilli Peppers são bem mais memoráveis. A noite foi dominada pelo rock, e Guns ‘n’ Roses levou o Vanguard pra casa.

1993

Pearl JamJeremy

O icônico vídeo de Jeremy é uma das grandes referências do Pearl Jam, falando sobre bullying e preconceitos muito antes disso entrar em pauta, o vídeo tem uma fotografia e direção incríveis, além de uma música ótima e necessária na época.

1994

AerosmithCryin

O vídeo estrelado por uma das atrizes mais populares da época, Alicia Silverstone, de As Patricinhas de Beverly Hills, embala uma das melhores canções do Aerosmith e foi um dos maiores sucessos daquele ano. Infelizmente, a premiação teve um ar de luto devido a morte recente de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana

1995

TLCWaterfalls

Acabando com a dominação do rock, que ganhou a categoria por 4 anos seguidos, o trio TLC trouxe um dos melhores vídeos da época, com uma mensagem importante sobre a violência que as pessoas mais pobres enfrentam nos bairros negros dos Estados Unidos, com efeitos visuais interessantes e uma música ótima, as meninas foram referência pro nascimento das Destiny Child’s e desbancaram “Scream“, dos irmãos Michael e Janet Jackson. 

1996

The Smashing PumpkinsTonight Tonight

A banda americana é conhecida pelo seu estilo alternativo e o vídeo é fantástico. Com efeitos visuais incríveis e um estilo fantasioso, a produção ganhou 7 prêmios em uma noite. Pode-se dizer que eles influenciaram uma leva de bandas que surgiram nos anos 2000, como Panic! At the Disco e My Chemical Romance

1997

JamiroquaiVirtual Insanity

O vídeo é cheio de efeitos visuais e jogos de câmera e uma das produções mais criativas do final dos anos 90, levou pra casa 4 moonmans.

1998

MadonnaRay Of Light

A rainha do pop mostrou toda a sua capacidade de se reinventar com “Ray Of Light“, dirigido por Jonas Akerlund, o vídeo é repleto de efeitos especiais. O álbum é um dos maiores sucessos da carreira da cantora e garantiu 4 grammys e 6 moonmans.

1999

Lauryn HillDoo Wop ( That Thing )

Uma das músicas mais interessantes do fim do século, de uma das artistas mais completas do gênero. A cantora, rapper e produtora dominou as paradas durante todo aquele ano e foi o principal nome em todas as premiações, o vídeo é incrível e cheio de empoderamento e representatividade.

2000

EminemThe Real Slim Shady 

Apesar das várias problemáticas presentes no vídeo, a fotografia é incrível e o “Slim Shady” fala várias verdades sobre a industria musical. (mas eu teria premiado o N Sync)

2001

Christina Aguilera, Lil Kim’, Mya, P!nk – Lady Marmalade

O vídeo pra trilha sonora de Moulin Rouge é incrível, sexy, divertido e com muita voz. Essa regravação de Patti Labelle botou fogo na música e garantiu um dos momentos mais icônicos da cultura pop.

2002

EminemWithout Me

O rapper se tornou o primeiro artista a ganhar o vídeo do ano 2 vezes. Inspirado na cultura nerd, o clipe é divertido, despretensioso ( o que é difícil pro Eminem), e com efeitos visuais interessantes.

2003

Missy ElliottWork It

A primeira cogitada para ganhar o Vanguard esse ano, Missy tem uma das videografias mais interessantes do rap e “Work It” é a maior prova disso, o vídeo é uma super produção e a música é otima. Seria uma opção bem mais on point que Jennifer Lopez

2004

OutKastHey Ya

Vídeo incrível, música incrível, Andre 3000 está incrível, definição de hino atemporal. E olha que a concorrência aquele ano era grande “99 problems” do Jay Z, “Toxic“, da Britney Spears e “Yeah!“, do Usher. 2004 foi um bom ano!

2005

Green DayBoulevard Of Broken Dreams

O álbum “American Idiot” foi um marco na carreira do Green Day, tendo feito muito sucesso no mundo todo, as canções são atuais ainda hoje, mais de 10 anos depois. O vídeo de Boulevard Of Broken Dreams tem uma fotografia incrível e levou 6 prêmios pra casa em 2005.

2006

Panic! At The DiscoI Write Sins Not Tragedies

No auge do movimento EMO, o Panic! At the disco deixou Madonna, Aguilera e Shakira pra trás com a produção incrível de I Write Sins Not Tragedies. No ano seguinte, a revista NME elegeu os americanos como “pior banda”.

2007

Rihanna feat Jay ZUmbrella

Um dos vídeos mais icônicos da carreira da rainha de Barbados, “Umbrella” foi a reinvenção de Rihanna, o clipe é incrível e desbancou grandes nomes como Beyonce, Justin Timberlake e Amy Winehouse. Hino atemporal

2008

Britney SpearsPiece Of Me

Mesmo com uma performance desastrosa na edição passada da cerimônia, Britney mostrou seu poder e levou o prêmio mais importante da noite pra casa. Esse prêmio é mais do que importante pois foi aqui que a princesa do pop ganhou forças para dar a volta por cima completa e voltar poderosa em “Circus

2009

Beyoncé Single Ladies

Um dos maiores sucessos da carreira de Beyoncé, a edição de 2009 foi uma das melhores e mais icônicas premiações da história do show. O nascimento de Lady GaGa, o “Imma let you finish” de Kanye West para Taylor Swift, tributo ao Michael Jackson e Queen B sendo a rainha da noite levando 3 prêmios pra casa e fazendo uma performance incrível da era I Am Sasha Fierce

2010

Lady GaGaBad Romance

Lady GaGa impactou o mundo com “Bad Romance“, considerado por inúmeras publicações o melhor vídeo do século XXI, GaGa levou 7 moonmans pra casa de 11 indicações, além de usar vários looks diferentes e o polêmico vestido de carne na edição que celebrou o começo do auge de sua carreira.

2011

Katy PerryFirework 

Katy Perry garantiu 10 indicações ao VMAs 2011 graças ao sucesso da era Teenage Dream, era de maior sucesso da cantora até hoje. A cantora levou pra casa 3 troféus, Video do ano, com Firework, e colaboração do ano e melhores efeitos com E.T. A edição de 2011 teve vários momentos épicos como o anuncio de gravidez da Beyoncé, o eterno “Jon Calderone“, alter ego de Lady GaGa e Britney Spears ganhando o Vanguard.

2012

RihannaWe Found Love

Rihanna se tornou a primeira mulher e a segunda artista a ganhar o Vídeo do Ano 2 vezes. O vídeo é um dos mais incríveis da carreira da Bad Girl, cheio de efeitos especiais e com um monologo no começo que faz você se identificar com a história no mesmo instante.

2013

Justin TimberlakeMirrors

Depois de um hiato de 8 anos, Justin Timberlake voltou direto pro trono com o lançamento de 20/20 Experience e deu uma pausa na dominação feminina que tomou conta da categoria por 5 anos seguidos. O vídeo é incrível, a música é simplesmente épica e de quebra o príncipe do pop ainda levou o Vanguard pra casa.

2014

Miley CyrusWrecking Ball

Miley Cyrus se tornou a artista mais nova a ganhar o “Vídeo do Ano” no VMAs, o videoclipe polêmico mostrou o lado mais selvagem e cru da cantora e causou polêmica no mundo todo, quebrando recordes de visualizações. Beyoncé ganhou o Vanguard nesse ano.

2015

Taylor Swift feat Kendrick LammarBad Blood

Com um super time de estrelas, uma super produção, uma polêmica envolvendo um grande nome e um remix pra tornar a música mais interessante, Taylor Swift criou a receita pro sucesso e um vídeo épico para “Bad Blood“. além de melhor colaboração e vídeo do ano, Taylor ainda levou os prêmios de Melhor pop e melhor vídeo feminino com “Blank Space“, alguma dúvida que 1989 foi sua era de maior sucesso?

2016

BeyoncéFormation

Empoderamento, representatividade, crítica social e muita coreografia. Beyoncé se tornou a terceira artista a ganhar o vídeo do ano 2 vezes com um dos melhores vídeos de sua carreira, e pode ser a primeira a ganhar o prêmio 3 vezes, se “APESHIT” levar o prêmio pra casa esse ano. Rainha que fala, né?

2017

Kendrick Lammar – Humble

O quarto artista e segundo homem a ganhar o vídeo do ano 2 vezes. Kendrick entregou uma verdadeira obra prima em “Humble” e levou 6 prêmios pra casa, o vídeo além de épico traz uma mensagem importante de representatividade – A recriação da santa ceia é perfeita!