Festival de Cannes contará com mais diversidade na 71º edição

A organização do Festival de Cannes divulgou as estrelas do júri desse ano no Instagram e no site oficial nesta quarta-feira (18). Além disso, o evento francês de cinema independente destacou em comunicado oficial as diferentes nacionalidades dos 9 membros, que representarão os 5 continentes. Mas não para por aí! As mulheres serão maioria. A atriz australiana Cate Blanchett comandará a edição e será jurada junto à Ava DuVernay, Denis Villeneuve, Kristen Stewart e Lea Seydoux.

Mas a diversidade não é só nas comissões! Os filmes latinos também ganharam mais espaço, inclusive dois projetos brasileiros. “O órfão” é um curta-metragem, dirigido por Carolina Markowicz, que será exibido na Quinzena dos Realizadores. Dentre mais de 1.500 inscritos nas categorias, o longa “Los silencios”, de Beatriz Seigner, também foi selecionado na sessão paralela do festival.

A 50 º edição da Quinzena dos Realizadores busca novos cineastas e prestigia diretores já renomados. Em 2018, o queridinho dos organizadores é o filme colombiano “Pájaros de Verano”, de Ciro Guerra e Cristina Gallego. O longa, ambientado nos anos 70, fala sobre contrabando numa época de mineração do povo indígena Wayuu e abrirá a programação.

O Festival de Cannes acontecerá de 8 a 19 de maio. Para mais informações sobre os destaques desse ano, acesse.