Filme japonês ganha palma de ouro em Cannes

O filme “Shoplifters” venceu a premiação “palma de ouro” na 71ª edição do festival de Cannes. Esse é considerado o principal prêmio da noite.

A produção do diretor japonês Hirokazu Kore-eda, aparecia entre os favoritos desta edição de Cannes, principalmente pelo tema que ela aborda.

“Shoplifters” conta a história de uma família pobre, onde o pai ensina seus filhos a roubar coisas do supermercado para poder sobreviver. O verdadeiro drama da história é a mensagem humanista que ele trás. O casal adota a pequena Lin, uma garotinha que sofria maus tratos de seus pais.

A obra vai estrear no Brasil no segundo semestre deste ano, e terá o nome de ”Assunto de Família”. Esse nome o define melhor, já que o diretor japonês quer trazer o questionamento sobre o que forma uma família.

Além do filme japonês, outros filmes também levaram premiações importantes. BlacKkKlansman”, de Spike Lee ganhou a medalha de prata, considerado o grande prêmio do júri.

Uma novidade que o festival trouxe esse ano foi a categoria Palma de ouro especial. A premiação foi lançada como uma homenagem ao diretor Jean-Luc Godard.  O diretor havia parado de produzir, mas lançou um filme no festival.

Abaixo você pode conferir uma lista com todos os premiados no festival:

Palma de Ouro: “Shoplifters”,de Hirokazu Kore-eda

Palma de Ouro Especial: Jean-Luc Godard, por “Le Livre d’Image”

Grand Prix: “BlackKklansman”, de Spike Lee

Prêmio Especial do Júri: “Capharnaüm”, de Nadine Labaki

Melhor Direção: Pawel Pawlikowski, por “Cold War”

Melhor Atriz: Samal Yesyamova, por “Ayka”

Melhor Ator: Marcello Fonte, por “Dogman”

Melhor Roteiro: Alice Rohrwacher, por “Lazzaro Felice”, e Nader Saeivar e Jafar Panahi, por “3 Faces”

Câmera de Ouro (filme de estreia): “Girl”, de Lukas Dhont

Olho de Ouro (documentário): “Samouni Road”, de Stefano Savona