in

Guia de Sobrevivência | Fique por dentro das dicas e programação para curtir ao máximo a Game XP 2019

Nesta quinta (25) começa mais uma edição da Game XP, o primeiro game park do mundo. Ao todo, serão quatro dias de evento que reunirá campeonatos de games, concursos de cosplay e muitas outras atrações que farão a cabeça dos amantes de games e tecnologia.

Além disso, o evento deste ano cresceu ainda mais e está cheio de novidades. O festival ganhou atrações totalmente novas, como uma montanha russa que mistura realidade virtual com a adrenalina de uma montanha russa de verdade. Isso mesmo! E também um palco com atrações musicais, o Palco Genesis, que receberá artistas como Catdealers, Anavitoria e Iza.

Pensando nisso, preparamos uma listinha com algumas dicas para quem quer curtir o evento ao máximo e não deixar nenhuma atração de fora.

Dica 1: No site da Game XP você pode encontrar o mapa e as atrações que irão fazer parte do evento. A nossa primeira sugestão é procurar saber quais são as que gostaria de ir antes de estar no evento e poupar tempo procurando o que fazer. Além disso, o festival conta com um app oficial e lá também o público pode ficar por dentro de tudo que tá rolando.

Dica 2: Use roupas confortáveis e chegue cedo! A Game XP acontece no Parque Olímpico e por ser muito grande precisa de tempo para ser aproveitado ao máximo. Esteja lá antes de 12h (horário de abertura dos portões) para chegar cedo às filas dos brinquedos e aproveitar as atrações nas arenas. Pra você ter ideia, Experience Bay está com ainda mais atrações que a edição passada e agora conta com 18 brinquedos.

Dica 3: Há também muita coisa legal dentro das arenas. Além das competições que acontecerão no decorrer do evento, o público ainda pode encontrar artistas, quadrinistas e viver experiências únicas, que a gente num vai contar pra não dar spoiler. Ah, o evento AUMENTOU o número de arenas, ou seja, prepare as perninhas! A programação das competições e o que acontece nas arenas você confere abaixo!

Dica 4: Há uma área para alimentação com food trucks, mas todos nós sabemos que nesses eventos a comida pode ser meio cara, não é? Que tal levar de cada um biscoito, sanduíche ou qualquer outro tipo de lanche? Ah, e não se esqueça de beber bastante água, tá? O evento é enorme e provavelmente você andará muito por lá.

Dica 5: Chame os amigos, faça bastante fotos, videos e divirta-se bastante!

Serviço – Game XP 2019

  • Data: 25, 26, 27 e 28 de julho
  • Hora: 12h às 21h
  • Local: Parque Olímpico do Rio de Janeiro – Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
  • Ingressos e estacionamento: Apenas na bilheteria do local
  • Mais informações clique aqui.

Confira abaixo a programação completa da Game XP desse ano. Lembrando que a lista pode sofrer alterações. Fique atento no site e no aplicativo!

Oi Game Arena: O Maracanã dos eSports – (Arena 1 – Capacidade 4000 pax)

25.07

13h00 – Abertura (Oi Game Arena e GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

13h15 – Copa Brasil de PES (GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

13h15 – Rodada de estreia do Campeonato Brasileiro de Counter-Strike (Oi Game Arena)

15h00 – Semifinais do Campeonato Game XP Feminino de CS:GO by Gamers Club (GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

18h15 – DJ Game XP  (Oi Game Arena)

18h30 – Final TUES de Rainbow Six  (Oi Game Arena)

21h – Encerramento (Oi Game Arena e GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

26.07

12h00 – Abertura (GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

12h15 – Qualificatória do Circuito Feminino de Rainbow Six (GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

13h00 – Abertura (Oi Game Arena)

13h15 – Final TUES de CS:GO (Oi Game Arena)

15h30 – Orquestra (Oi Game Arena)

15h45 – Legends of League of Legends (Oi Game Arena)

17h45 – Jogaralho com Affonso Solano e Anderson Gaveta (GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

18h15 – Banda Scalene (Oi Game Arena)

18h30 – Semifinal do Brasileirão de Rainbow Six Masculino (Oi Game Arena)

18h30 – Final Samsung Odyssey Challenge DOTA 2 (GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

21h – Encerramento (Oi Game Arena e GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

27.07

12h00 – Abertura (Oi Game Arena e GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

12h15 – Final do Campeonato Game XP Feminino de Counter-Strike by Gamers Club (Oi Game Arena)

12h15 – Final Samsung Odyssey Challenge League of Legends (GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

15h00 – Copa de Influenciadores: Crash Bandicoot Racing (GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

15h30 – Banda Supercombo (Oi Game Arena)

15h45 – Final do Circuito Feminino de Rainbow Six (Oi Game Arena)

16h00 – Painel Dubladores: Voz dos heróis com Christiano Torreão,o Junkrat de Overwatch (GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

16h30 – Painel Ubisoft – Ghost Recon Breakpoint (GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

17h30 – Team Loud – Free Fire (GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

18h15 – DJ Game XP (Oi Game Arena)

18h15 – Final TUES de League of Legends (GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

18h30 – Semifinal do Brasileirão de Rainbow Six Masculino (Oi Game Arena)

21h – Encerramento (Oi Game Arena e GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

28.07

11h45 – Samsung Odyssey Challenge de CS:GO (GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

13h00 – Abertura (Oi Game Arena)

13h15 – Finais do Brasileirão de Rainbow Six Masculino (Oi Game Arena)

13h45 – Fortnite Fan Fest – Final da Copa do Mundo (GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

18h00 – Samsung Odyssey Challenge de CS:GO (GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

18h15 – DJ Game XP (Oi Game Arena)

18h30 – Grande Final do Brasileirão de Rainbow Six Masculino (Oi Game Arena)

19h15 – Concurso Cosplay (GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

20h15 – Encerramento (GamePlay Stage by Samsung Odyssey)

21h – Encerramento (Oi Game Arena)

Palco Gênesis

A Game XP desse ano vai contar com um super palco onde acontecerão shows durante o evento. Pra vocês terem ideia, a curadoria é do Zé Ricardo (diretor artístico dos Palcos Sunset e Favela, do Rock in Rio) e Cláudio Rocha Miranda (diretor artístico da nova área do Rock in Rio, a New Dance Order). Imagina a grandiosidade! Então, os shows acontecem sempre às 17h, 18h30, 19h e 20h30. Sem erro! Só anote na agenda e vá curtir. Confira abaixo a programação: 

25.07:  Anavitória, DJ Myst, Cat Dealers e Game XP Sinfônica

26.07: IZA, DJ Myst, Dubdogz e Game XP Sinfônica

27.07: Projota, DJ Myst, Zeeba feat. Rivkah e Game XP Sinfônica

28.07: Mano Brown e Banda Boogie Naipe, DJ Myst, KVSH e Game XP Sinfônica

Experience Bay

Montanha-russa VR Galaxy Rush powered by VR Coaster: A Game XP terá a primeira montanha-russa com realidade virtual do Brasil.  Esqueça os simuladores encontrados em shopping centers.  Nossa montanha-russa é real e você será transportado para uma corrida de naves espaciais em diferentes cenários, com portais do tempo e velocidade da luz. O projeto exclusive foi desenvolvido pela empresa alemã VR Coaster, do Mack Rides Group, em 4k estereoscópio a 60 fps, a melhor qualidade em VR disponível no mundo.

Kart Elétrico – Crash™ Team Racing Nitro-Fueled: Acelere na pista de kart elétrico assinada pelo novo game da Activision, Crash™ Team Racing Nitro-Fueled. A recriação baseada no clássico Crash Team Racing conta com velocidade de até 12km/h em um circuito com 1400m2 na Experience Bay da Game XP.

DinoMundi Experience: Um dos primeiros jogos a usar realidade aumentada, o DinoMundi, levará ao público da Game XP uma experiência imersiva em VR e 4D, com uma volta ao mundo jurássico e um passeio em um parque de dinossauros. Cheiros, sons e texturas farão parte desta experiência fantástica, que atenderá 20 pessoas por vez, em duas arenas de 120 metros quadrados cada. A atração utiliza os novos Oculus Quest que apresentam o que há de mais novo em tecnologia VR no mundo.

eFootball PES Experience: A nova área de habilidades de futebol inspirada em games ganha nova dinâmica. Viva a experiência de eFootball PES 2020 na vida real, competindo no campo de treinamento. Os melhores de cada modalidade disputam um gol a gol e concorrem a um kit da Puma.

Espaço – Player One: Lugar exclusivo para quem adquiriu o ingresso Player One: vista privilegiada, muito conforto e experiências diferenciadas!

Experiência Time Brasil: Sinta-se um atleta do Time Brasil surfando em realidade virtual, em uma partida de Basquete 3×3 ou em uma superparede de escalada olímpica.

Fortnite® Laser Squad Arena: É o jogo na vida real! A cenografia vai colocar os participantes em uma grande batalha de laser tag em áreas que simulam os mapas de Fortnite. Para esta edição, o espaço será três vezes maior que o do ano passado. Os confrontos acontecerão simultaneamente em duas arenas, com 670 m² cada, atendendo o dobro de pessoas. 

Fortnite® Queda Livre: A chegada ao mapa do jogo não poderia ser representada de melhor forma. Pela primeira vez no GamePark, os visitantes poderão experimentar a sensação de cair do ônibus voador em uma torre de 40 metros (um prédio de 15 andares), que simula a queda livre do início do game mais jogado do momento.

GameZone: Antes uma área dentro da GamePlay Arena, a GameZone agora triplica de espaço e terá 1.200 metros quadrados com diversos arcades, pinballs e modernos games para nenhum apaixonado por gameplay botar defeito. São 140 máquinas para freeplays.

Jogo da Vida Banco do Brasil: Venha brincar no jogo da vida real e conhecer os benefícios do Banco do Brasil.

Just Dance Stage: Um dos maiores sucessos da edição de 2018, o palco de Just Dance volta com o dobro do tamanho e promete colocar todo mundo para se mexer. Além de competições com o público, o palco receberá influenciadores e jogadores profissionais. 

Loja de Produtos Oficiais da Game XP: Compre produtos oficiais da Game XP, como bonés, camisetas e muito mais!

Escorregador – Game XP + Oi: Venha se divertir no escorregador da Game XP e compartilhe essa experiência nas suas redes sociais!

Pac-Man Experience: Quem se divertiu no labirinto de 2018 já pode comemorar. Em 2019, ele estará de volta, com novos desafios e fugas frenéticas. Dessa vez, ele estará na parte externa das arenas. Fuja dos fantasmas mais famosos dos games em uma aventura em tamanho real.

Playstation na Estrada: O caminhão da Playstation fará uma parada na Game XP, contando com 6 estações de jogos: PlayStation VR Worlds, Spider-Man, PES 2019, Gran Turismo Sport, Spyro Reignited Trilogy e Horizon Chase Turbo.

Roda-Gigante da Oi: O ponto mais alto do GamePark, com 36 metros de altura, está de volta e permite uma vista geral da Game XP e fotos incríveis. 

Teleférico – The Boys Fly: Nessa edição, o público poderá atravessar o GamePark com um super-herói! #SQN Conheça a nova série do Amazon Prime Video, “The Boys”, em 220 metros de percurso de teleférico com 2 pontos de acesso, um na entrada e outro em frente à Medieval Street.

Tirolesa Nescau: São 110 metros de pura emoção! Vai ter coragem?

Escalada – Ghost Recon Breakpoint: A parede de escalada fez tanto sucesso em 2018 que volta maior e de cara nova. Agora, o dobro de pessoas poderá fazer escaladas de diferentes alturas e níveis de dificuldade. Inspirado em Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint, da Ubisoft: desafios de escalada, 3 travessias entre pontes e 3 vias de subida por cordas!

GamePlay Arenas 1 e 2: Por que uma arena ficou pequena para abraçar tantos conteúdos incríveis

Uma arena só não dá mais pra comportar a grandiosidade desse evento, minha gente! Então, a GamePlay nesta edição contará com duas arenas de 9 mil metros quadrados.

Os espaços das marcas estão maiores, assim como as possibilidades de interação. O público poderá jogar lançamentos em primeira mão, testar prévias e participar de ativações exclusivas. A novidade desse ano também estará por conta das atrações imersivas em realidade virtual, que ganham importância dentro desse contexto.

GamePlay Arena 1 – (Capacidade máx: 3.300)

A GamePlay Arena 1 (Arena Carioca 2) tem capacidade de receber 3.300 pessoas, que poderão se divertir com os espaços da Playstation, Oi, Ubisoft, The  Enemy e Dazz. Além disso, também ficam nela o Art Street e o GamePlay Stage by Samsung Odyssey. 

GamePlay Stage by Samsung Odyssey: A Game XP tem um segundo palco de competições de eSports para as etapas classificatórias dos campeonatos oficiais e partidas de demonstração. A capacidade de público triplicou e, agora, comporta 300 pessoas sentadas e 300 em pé. 

Art Street: Nesta arena também ficará localizada o Art Street, espaço no qual ilustradores e artistas com produções voltadas ao universo gamer e geek apresentam seus trabalhos. É uma grande oportunidade para que artistas de diversas vertentes possam interagir com seu público e vender prints, sketchbooks, pôsteres, quadrinhos, comissions (artes por encomenda), artes originais e outros materiais. O sucesso de 2018 foi tamanho que, nesta edição, o espaço terá quase o dobro de artistas participantes, com um total de 57.

Fortnite® Fan Fest: A festa oficial da final da Copa do Mundo de Fortnite, que acontecerá em Nova York, será na Game XP 2019. A transmissão contará com narradores e comentaristas locais, que passarão as emoções da partida em português para o público. A Fan Fest terá a presença dos principais nomes do game no Brasil: Huestation, ZeroBadass, Guaxinim, Gelli Clash e Papile.  

Dazz – Laboratório UX: O estande Dazz terá uma experiência imersiva no Laboratório UX, que contará com um circuito que trará produtos da marca inseridos no ambiente, cujo cenário se assemelha ao de um laboratório.

Hiper-Realidade Oi: Experiência imersiva de hiper-realidade com uma aventura para você conhecer a Game XP através da Oi Fibra.

Playstation: Confira as últimas novidades do console mais vendido do mundo e jogue os últimos lançamentos, incluindo o game “Marvel’s Iron Man VR”, jogo em realidade virtual do Homem de Ferro que estará jogável pela primeira vez no Brasil. Serão 12 estações com o PS VR que também terão disponíveis os títulos “The Angry Birds Movie 2 VR: Under Pressure”, “Five Nights at Freddy VR: Help Wanted” e “Space Channel 5 VR”. Já para o PlayStation 4, os jogadores terão à sua disposição o jogo “Dreams” (que ainda está em desenvolvimento), “Monster Hunter World”, “Days Gone” e “FIFA 19”.

The Enemy: O portal da Omelete Company especializado em games fará a cobertura oficial da Game XP 2019 a partir de um estúdio de 125 m² montado na GamePlay Arena 1. Serão mais de 30 horas de transmissões ao vivo para mostrar os principais destaques da programação em diversas partes do GamePark. Além do estúdio, que vai servir como base para uma equipe formada por mais de 20 profissionais, o site contratou uma unidade móvel usada nas Olimpíadas e na Copa do Mundo.

Ubisoft Arena: A empresa apresentará no seu espaço o inédito “Ghost Recon Breakpoint”, título com lançamento previsto para 4 de outubro e que estará disponível para ser jogado em oito estações no estande da Ubisoft, na GamePlay Arena. Lá os fãs do game também poderão tirar fotos em frente a um grande painel que imita um cenário do jogo.  Outra novidade da Ubisoft será o jogo free-to-play competitivo “Roller Champions”, disponível em seis estações para o público se divertir à vontade durante todos os dias de GameXP. 

GamePlay Arena 2 – (Capacidade máx: 3.500)

A GamePlay Arena 2 (Arena Carioca 3) tem capacidade para 3.500 pessoas e receberá as marcas Warner Games, Samsung, Globo, Guaraná Antárctica, Activision, Arkave VR, Hasbro, Epic Games e BenQ. Estas serão as seguintes atrações:

Activision: Jogue a novidade de Activision, “Crash™ Team Racing Nitro-Fueled”, lançado em junho. O game é uma recriação do primeiro jogo de corrida da série Crash Bandicoot, “Crash Team Racing”, com personagens e pistas reimaginadas do jogo “Crash Nitro Kart”. O público poderá jogar em grupos de até 4 pessoas ao mesmo tempo, competindo entre si.

Arkave Arena VR: Aliste-se no esquadrão do Arkave por meio de uma experiência em realidade virtual, mapeamento corporal completo e multiplayer local.

Fliperameme Guaraná Antarctica: Os melhores games de memes juntos no fliperama mais coisa nossa do GamePark! Fique ligado nos momentos surpresa com muitos brindes e Guaraná!

Espaço Globo: 

  • Arena – Participe também das sessões em nossa arena e descubra alguns truques de nossos bastidores. 
  • Telecine – Se o seu hobby favorito é maratonar filmes, o Duelo Emoji de Cinema do Telecine é a disputa certa para você! 
  • Moto – Sinta a emoção de pilotar uma moto em alta velocidade sem sair do lugar. Veja seu desempenho em tempo real! 
  • Quarto – “Uma viagem ao mundo virtual levará você a uma incrível jornada por um quarto do terror, inspirado na série The Vampire Diaries. 
  • Nhac GNT – Já pensou se existisse uma bebida com a sua cara? O Nhac GNT vai distribuir cafés customizados com fotos dos participantes! 
  • Estúdio – Em um estúdio exclusivo Globoplay, experimente caracterizações das séries The Vampire Diaries e Supernatural, como tatuagens e reproduções especiais de machucados. 

Fortnite Freeplay (Epic Games): Bata fotos com o ônibus de batalha e jogue a última versão do jogo mais baixado da atualidade numa das 40 estações de gameplay.

Samsung: Experimente os produtos Samsung e saiba mais sobre o Samsung Odyssey.

Nerf Fortnite (Hasbro): Acerte o alvo com o lançamento de Nerf Fortnite e comemore com sua melhor dancinha.

ZXP (BenQ): Tenha a mesma experiência dos Pro Players e dos principais campeonatos do mundo com os acessórios e monitores ZOWIE.

Warner: Os universos Warner Games e Warner Studios ao seu dispor para experimentar. A Warner terá um espaço de convivência confortável e imersivo no universo do novo jogo “Harry Potter: Wizards Unite”. O público deve baixar o game no espaço da Warner e começar a jogá-lo lá, contando com conteúdo exclusivo para captura geolocalizada. Haverá um photo-op com acesso controlado por unifilas e promotores. Serão distribuídos pôsteres e adesivos como brindes aos visitantes que baixarem o jogo, capturarem o conteúdo exclusivo e postarem foto com a hashtag #BRUXOSUNIDOSNAGAMEXP. Para “It: Capítulo 2”, os participantes poderão fazer um GIF macabro com tema do filme e postar em suas redes sociais.

Inova Arena: Um espaço dedicado à tecnologia e inovação

O espaço dedicado à tecnologia e inovação sairá da Arena 3 e terá uma estrutura exclusiva com 2.400 metros quadrados. Além disso, o Inova Stage, palco de palestras e debates, reunirá mais de 100 speakers que falarão sobre seis grandes temas: Tecnologia na Educação, Tecnologia na Saúde, Bastidores do Mundo dos Games, Revolução nos Negócios, Cidades Inteligentes e Gadgets of the Future (robôs, dispositivos de comando de voz, roupas inteligentes).

codeBuddy Tilt Brush XP: Uma experiência em realidade aumentada onde você faz um live painting em mundo 3D virtual.

Cultura Gamer Arcade: A Cultura Inglesa te convida para encarar um quiz que irá desafiar seus conhecimentos no vocabulário gamer dentro de um arcade gigante.

Dev Park: Os desenvolvedores de games independentes ganharam uma área de 200 m² com áreas de gameplay, monitores de exibição, estações de realidade virtual, além de um palco onde os Devs poderão realizar sessões de bate papo e meet & greet com o público. Ao todo, serão 24 desenvolvedores exibindo seus games, sendo 12 destes selecionados pelas inscrições online, das quais 6 são exclusivamente destinados a devs do Estado do Rio de Janeiro, 6 vagas para desenvolvedores incubados pelo Programa Rio Criativo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e mais 6  da  Subsecretaria  de  Inovação  da  Cidade  do  Rio  de  Janeiro,  por  meio  do  concurso Inova Games, realizado com o projeto Naves do Conhecimento.

Embraer Visão do Futuro: Experimente o futuro e embarque em uma viagem imersiva, aproveite e conheça aeronaves em realidade aumentada enquanto carrega seu celular.

Influency.me: Venha entender a profissão e conhecer os seus influenciadores favoritos!

Meu caminho Estácio: Inspirado na plataforma “Rota das Carreiras”, o estande da Estácio terá duas ações interativas na Game XP: um mini teste orientacional, como uma viagem ao futuro onde as pessoas serão apresentadas às suas jornadas conforme suas respostas e um jogo de tabuleiro em realidade aumentada, no qual os jogadores vão se tornar peças em tamanho real e poderão testar seus conhecimentos sobre diferentes temas relacionados as mais variadas profissões.

MOCS: Kit Livre com jogo VR de acessibilidade, experiências de holografia e a Pundi, onde você pode começar sua conta no mercado de bitcoins!

Oi: Holografia + Nave – Dentre tantas frentes de inovação da Oi, conheça a tecnologia 5G e jogue os games feitos pelos alunos do Nave, escola apoiada pelo Oi Futuro.

Inova Stage: Na segunda edição solo da Game XP o Inova Stage será, mais uma vez, palco de palestras e debates e reunirá mais de 100 speakers que falarão sobre seis grandes temas: Tecnologia na Educação, Tecnologia na Saúde, Bastidores do Mundo dos Games, Revolução nos Negócios, Cidades Inteligentes e Gadgets of the Future (robôs, dispositivos de comando de voz, roupas inteligentes). Durante os quatro dias de evento, o público poderá participar de debates esclarecedores sobre tecnologia e sociedade.   

Medieval Street

Inspirada nas Rock Streets do Rock in Rio, essa rua terá temática medieval, performance de artistas e uma grande variedade de lojas com produtos licenciados. Preparado para viajar no tempo?

Freeze Action 360º: Faça uma foto incrivel 360º e se joga no efeito matrix! A foto vai para o seu email, para ser compartilhada com quem e como quiser!

Galápagos Jogos: Loja oficial dos jogos de tabuleiro da nova geração, com experimentação. Os jogos estão sendo revisitados, trazendo inteligência, aprendizado e conexão humana.

Loja Riachuelo: Compre os produtos da marca de roupas mais geek da Game XP e entre no clima.

Beer Garden: Essa é para os maiores de 18 anos! O espaço para tomar uma cerveja com jogos analógicos (jogos de tabuleiro, xadrez e muitos outros) com uma vista incrível do GamePark!

Escrita por Otavio Pinheiro

Apenas mais um jornalista apaixonado por cinema e papelarias.

Entrevista | Miranda conta detalhes sobre “Sonho Meu” e os desafios do início de carreira

“Capitão América: Guerra Civil”, “Mindhunter” e “Sintonia” chegam em agosto na Netflix; veja a lista completa!