in ,

Josh Malerman, autor de “Caixa de Pássaros”, é um dos confirmados da Bienal do Livro 2019; saiba mais!

O maior evento literário do Brasil, a Bienal Internacional do Livro Rio, chega à décima nona edição e está cheia de novidades. Com início agendado para 30 de agosto, o público poderá até o dia 8 de setembro encontrar autores favoritos, adquirir livros e curtir as ativações da feira, que acontece no Riocentro, Barra da Tijuca.

As informações sobre venda de ingressos e programação oficial ainda não foram divulgadas, mas espera-se que em breve tenhamos mais detalhes. Enquanto isso, confira abaixo todas as informações divulgadas até o momento sobre o evento:

Cinco autores internacionais já confirmados

Assim como nas edições anteriores, um dos momentos mais esperados pelos fãs são as confirmações dos autores que farão parte da feira. As confirmações deste ano já começaram e Josh Malerman, autor de “Caixa de Pássaros”, está entre os mais esperados. Malerman vem ao Brasil para promover o novo livro “Inspection”, que ainda não recebeu um título brasileiro, mas que será lançado em agosto pela Editora Intrínseca. Para saber mais sobre o livro, acesse.

Entre outros confirmados estão Henrik Fexeus, autor do livro “A arte de ler mentes”, Steven Levitsky, dono do best-seller “Como as democracias morrem”, Kristin Hannah, autora com mais de 15 milhões de livros vendidos e C. J. Tudor, criadora do livro “O Homem de Giz”.

Japão será o homenageado do ano

A Bienal Internacional do Livro Rio vai homenagear o Japão em 2019. Um time de autores será trazida para participar da programação oficial do evento e vai apresentar ao público a rica literatura Japonesa. Além de se aproximar de outros elementos da cultura nipônica, o público poderá conhecer mais sobre mangás e games, narrativas que comprovam a multiplicidade que já se encontra habitualmente na Bienal.

Novas áreas e mapa repaginado

Outra grande novidade é o mapa da Bienal do Livro, que foi totalmente repaginado para melhorar ainda mais a experiência do público. A área de entrada, que nas edições anteriores o público dava de cara com os expositores, este ano todos entrarão pelo Pavilhão das Artes, que hoje abriga a maior exposição permanente indoor de arte de rua da América Latina. “É um local inspirador, dedicado à promoção da arte e da cultura. Absolutamente conectado com o universo da Bienal”, destaca Tatiana Zaccaro, diretora da Bienal.

Ainda neste pavilhão, haverá uma área dedicada às crianças com editoras de livros infantis, atividades lúdicas e atrações para toda a família, além de fraldário e um ambiente de alimentação especial focado nos pequenos. “Vamos trabalhar com categorias muito bem segmentadas, seguindo a lógica de criar uma bienal para cada um. Para as crianças, por exemplo, teremos o pavilhão infantil”, revela Tatiana.

Outras novidades serão um espaço dedicado à filosofia e negócios, onde se encontrará tudo sobre a nova literatura voltada para melhorar a qualidade de vida, e uma nova área para as pequenas editoras. Haverá também um maior aproveitamento das áreas externas do Riocentro, como jardins e lagos.

Além disso, o Fórum de Educação, que conta com programação voltada para educadores e professores, será ampliado para valorizar e promover a integração entre esses profissionais e oferecer capacitação profissional, além de proporcionar novas oportunidades de relacionamento para as editoras do segmento se aproximarem do seu público-alvo.

A direção da Bienal decidiu que irá manter o Café Literário e a Arena Jovem. Em 2019, a procura pelo local dedicado aos debates de interesse dos jovens cresceu 344%, com o aumento da capacidade de 90 para 400 lugares de 2015 para 2017. A variedade de temas das mesas propostas para o Café Literário também agradou bastante e a atividade recebeu um público 25% maior que na 17a edição.

Além das novidades divulgadas acima, muitas outras irão ser confirmadas até o evento. A comissão e curadoria da Bienal do Livro está discutindo sobre as melhorias nos outros ambientes e ações. Para conferir mais detalhes sobre esta edição da Bienal do Livro, clique aqui.

Escrita por Otavio Pinheiro

Apenas mais um jornalista apaixonado por cinema e papelarias.

Além do Rock In Rio, Bon Jovi anuncia shows em outros estados

Malévola 2 | Disney divulga primeiro teaser trailer da sequência prevista para outubro; assista!