in ,

Maju Trindade, Marcelo Tas e Ziraldo marcam presença no segundo dia de Bienal do Livro

Nesta sexta-feira (1), segundo dia de Bienal do Livro, as emoções continuaram a mil. A Arena #SemFiltro recebeu os influenciadores digitais Maju Trindade, Julia Faria e Arlindo Grund na sua primeira sessão e o tema da discussão foi moda. Já a segunda sessão da área recebeu o professor Mario Sergio Cortella e o jornalista Marcelo Tas, que assinam o livro “Basta de Cidadania obscena!”, para falar sobre cidadania em tempos de redes sociais. O “Encontro com os autores” contou com a presença de Ziraldo, que participa da Bienal do Rio desde sua primeira edição.

Confira alguns destaques do dia:

Encontro Internacional de Profissionais do Livro

A segunda edição do Encontro Internacional de Profissionais do Livro foi especial para o mercado digital, principal assunto debatido nas mesas deste ano. Marcos Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), frisou que o livro digital não é uma ameaça para o físico. Já Carlo Carrenho, fundador e CEO do PublishNews, responsável pela curadoria do encontro deste ano, afirmou que o digital precisa ser encarado como a grande oportunidade do mercado.

A acessibilidade e experiências internacionais também foram assuntos tratados no encontro. Sandra Schüssel, da Feira do Livro de Frankfurt, trouxe a experiência da Alemanha e seu mundo literário. Miguel Martins, da Porto Editora, veio de Portugal e expôs o panorama do mercado global de livros em português.

No encerramento do encontro foi realizada a entrega do prêmio Jovens Talentos 2017. Gustavo Lembert, do clube de assinatura de livros, a TAG – Experiências Literárias, foi o premiado com uma viagem para Frankfurt.

Arena #SemFiltro

O espaço reuniu o maior público do dia. O primeiro bate-papo foi mediado pela jornalista Maria Prata e comandou as perguntas aos influenciadores digitais Maju Trindade, Julia Faria e Arlindo Grund. Os três são autores de livros recém-lançados e falaram sobre suas experiências com as publicações e com os seguidores das suas redes sociais. “Estou muito realizada em estar aqui lançando meu livro junto a autores tão importantes. Falar sobre uma coisa que eu amo fazer que é moda, não é um trabalho, é um prazer e, junto aos meus fãs, é ainda mais incrível”, disse Maju.

A segunda sessão do dia reuniu os escritores do livro “Basta de Cidadania obscena!”, o professor Mario Sergio Cortella e o jornalista Marcelo Tas. O tema do bate-papo mediado pelo ator Lucas Salles foi a cidadania em tempos de redes sociais. Ambos defenderam a importância da democracia, da liberdade de expressão e da diversidade de ideias. “A diferença entre um democrata e um saudoso da ditadura é que numa ditadura eu não poderia dizer o que estou dizendo agora. Já numa democracia um ditador pode aparecer e dizer o que pensa”, resumiu Cortella. Para Marcelo Tas, o limite da liberdade já está definido pela lei. “Se um deputado defende ideias racistas e diz que não cometeria um estupro por causa feiura da vítima, está claro que os limites foram passados”, finalizou Tas.

Café Literário – A poesia de Ferreira Gullar e Feminismo Hoje

O primeiro encontro do dia homenageou a um grande nome da literatura brasileira, o poeta Ferreira Gullar. O mediado por Cristiane Costa, reuniu Antônio Carlos Secchin e Geraldo Carneiro para falarem sobre suas experiências pessoais com Gullar. “Ferreira Gullar, um dos nomes mais importantes da poesia brasileira, tinha em seus poemas o amor pelo Rio e a esperança de mudar o Brasil para melhor”, disse Secchin.

O segundo encontro tratou de um assunto bastante atual: o feminismo. A jornalista Marina Gonçalves foi responsável por mediar o bate-papo entre as escritoras e roteiristas Giovana Madalosso, Ana Paula Maia e Antônia Pellegrino, que falaram sobre as dificuldades e as mudanças nas obras na literatura assinadas por mulheres. “O feminismo chegou para encorajar as mulheres a falarem sobre temas antes proibidos e que eram reprimidos. Hoje mulheres podem falar sobre tudo e não apenas nos livros, mas também nas redes sociais que são aliadas importantíssimas nesta luta pela igualdade”, disse Antônia.

Ziraldo – no Encontro com autores

Ziraldo, que não perde uma Bienal desde a primeira edição em 1983, marcou presença no “Encontro com Autores”. Sempre divertido, o escritor falou do que o inspira para escrever: “Para quem é contador de histórias, tudo é curioso e chama atenção. Em meu livro ‘Vovó Delícia’, por exemplo, me inspirei numa linda vovó motoqueira que avistei na rua e resolvi homenagear as vovós da atualidade, que esbanjam beleza”, brincou Ziraldo. No final do encontro, a plateia cantou parabéns para o autor que fará 85 anos no próximo mês. “Isso para mim é uma verdadeira festa! Por isso não perco uma Bienal”, concluiu o escritor.

Geek & Quadrinhos

Pela manhã, a “Batalha Ilustrada”, com mediação de Estevão Ribeiro, e participação dos ilustradores Paulo Marcio e Felipe Campos, foi o destaque. Na primeira sessão o tema escolhido foi “Sete Pecados Capitais”. Ira foi o “pecado” eleito, que deu vida a Joel, um homem raivoso que arranca os cabelos porque não recebe o salário. Pela tarde, o espaço recebeu diversas oficinas e jogos de perguntas e respostas, além de mais duas sessões da “Batalha Ilustrada”.

O evento acontece até o dia 10 de setembro, no Riocentro. Para mais informações clique aqui.

• • •

Agradecemos pela sua visita! Se gostou desta notícia, compartilhe com alguém que goste e nos ajude a chegar em mais pessoas. Acompanhe mais conteúdos exclusivos da Poltrona Vip no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para contato@poltronavip.com e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Otavio Pinheiro

Primeiro dia da 18ª Bienal do Livro Rio reúne crianças e adultos no Riocentro

Rebecca Mader, a Bruxa Má do Oeste de Once Upon A Time, retorna ao Brasil para a CCXP 2017