in

“Matriz” | Pitty anuncia lançamento de novo álbum de estúdio para Abril

Pitty (Foto: Mauricio Nahas)

Se você é fã da Pitty, pode comemorar! A cantora anunciou nesta quarta (06), que no mês de abril acontecerá o lançamento do seu quinto álbum de estúdio, pela gravadora Deck. Intitulado de “Matriz”, o disco foi composto e gravado durante a primeira parte da turnê que leva o mesmo nome. De acordo com comunicado enviado à imprensa, a ideia do novo registro é “chegar na matriz sonora” e revisitar suas origens. A intenção é perceber quais foram as influências da carreira da cantora além do rock.

“Metaforizando, é como a história de uma blueswoman que sai da plantação de algodão, bota a viola no saco e vai tentar a vida na cidade grande. É uma espécie de retorno de um auto-exílio estético e cultural, e isso só é possível hoje por vários motivos. A passagem do tempo, que nos distancia do superficial e nos aproxima da essência, e essa nova cena que renovou o fluxo criativo da minha terra, fazendo com que artistas diferentes possam existir ali. Entre outras coisas mais subjetivas”, explicou Pitty por meio do comunicado.


Pitty (Foto: Mauricio Nahas)

O disco foi gravado uma parte no Rio de Janeiro, no Estúdio Tambor, outra em São Paulo e também em Salvador, cidade natal de Pitty, onde ela nasceu e viveu até os 23 anos, quando se mudou para gravar o primeiro disco. “Matriz” tem a participação do compositor baiano Lazzo Matumbi, a quem Pitty dá o título de “parte dessa Bahia fundamental.”

“Lazzo é parte dessa Bahia fundamental, dessa pedra ancestral sobre a qual foi construída toda uma cultura. Apesar de termos sons e carreiras diferentes, nossa essência é parecida. Ele é luta, revolução, é o lado B da Bahia do qual eu sempre fiz parte e que me interessa mostrar. Da mesma forma outros artistas que também participam do disco me remetem à essa baianidade visceral, que sempre foi a minha onda e que expresso através do rock, que é a essência da música que faço. É como se eu encontrasse meus pares nesta caminhada de volta pra casa”, finaliza a cantora. Até o mês de Maio, Pitty tem shows marcados com a turnê “Matriz”.

Em 2018 ela relançou o clássico “Admirável Chip Novo” em comemoração aos seus 15 anos de lançamento. O material chegou em fita K-7 pela Deckdisc, mesma gravadora responsável pela difusão do trabalho que chega nos próximos meses.

Ainda não há detalhes sobre o lançamento ou data específica. O último álbum da Pitty, “Setevidas“, foi lançado em 2014. No último ano, a cantora lançou diversos singles, como “Te Conecta” e Contramão, que devem fazer parte de “Matriz”.


Pitty (Foto: Mauricio Nahas)


Escrita por Rayane Moura

22 anos, jornalista em formação e ama aquilo que faz.

A sutilidade de “Poderia Me Perdoar?” e a outra face de Melissa McCarthy | Crítica

“Check In” | Daniel Saboya aposta na carreira musical e lança novo single; assista!