Mistborn – Poço da Ascensão – Brandon Sanderson | Resenha

Poço da Ascenção começa quase 2 anos após a morte de Kelsier e do Senhor Soberano. Apesar dos conhecidos personagens, nada mais é o mesmo: assim como seus moradores, Luthadel e todo o território do não-mais Império Final.

O livro já começa ‘no meio’: sobrevivendo a um cerco com exércitos ao redor de Luthadel, com Assembleia constituída e Elend no trono, Sazed em peregrinação pelo novo mundo e Vin, bom Vin sempre será Vin mas até ela enfrentará desafios novos a frente. E se causa a sensação de que perdemos alguma coisa, digo que essa impressão vai se esvanecendo ao longo da leitura. Sanderson mais uma vez envolve o leitor com tanto talento que fica perceptível que foi sua intenção desde o início.

O autor usa e abusa daquilo que invariavelmente é o mais essencial em qualquer história, do início ao fim dos tempos: desenvolvimento de personagens. Sempre complexos, a jornada de descobrimento desse novo mundo pós-Império Final também se aplica no papel que cada um deles terá nesse mundo e como se encaixar nessa nova realidade ao mesmo tempo em que eles fazem parte da construção da mesma, e suas decisões é que moldarão o seu entorno.

Novos rostos aparecem e encantam mas é a antiga gangue de Kelsier que mantém o ritmo o protagonismo da narrativa. O perigo aumenta exponencialmente, vindo de homens e forças misteriosas que ganham mais poder a cada instante. Como equilibrar ao mesmo tempo tramas políticas, aventura, romance, guerra, novos e antigos inimigos, forças ocultas e mágicas e manter relacionamentos? Honestamente, essa resenhista não faz a menor ideia mas quem quiser tentar entender, Sanderson dá uma aula nesse volume da trilogia.

Sem nunca deixar o ritmo cair porém mantendo as descrições e contextualizações na medida certa pra ninguém ficar perdido durante a leitura e nem acabar com o mistério e tensão, Mistborn –Poço da Ascensão consegue apresentar um épico de fantasia preciso e instigante que tem por único ponto negativo, atrapalhar as noites de sono daqueles que decidem lê-lo.

Titulo: Mistborn – Poço da Ascensão
Autora: Brandon Sanderson
Editora: LeYa;
Gêneros: Fantasia, Horror e Ficção Científica
Série – Volume: 1
Número de páginas: 720 páginas
ISBN: 9788544101322
Ano: 2007

Resenha escrita por Ludmilla Fadel (@ludmilla_fadel)