in

RESENHA | A Herdeira – Kiera Cass

Quando o “Felizes para Sempre” implode

Pensa numa “garota normal”. Agora pense em America. Ótimo. Agora exclua essas duas personas da sua mente porque Eadlyn Schreave não é nem remotamente parecida com nada do que já vimos nessa série antes.

Esse ‘quarto volume de uma trilogia de cinco’ inicia-se 20 anos após os acontecimentos de “A Escolha” e nos apresenta a princesa e futura rainha (por apenas 7 benditos minutos!) de Ileia – filha, claro, dos amados Rei Maxon e Rainha America.

Ela não é a única “cara nova” mas é nossa protagonista e quem mais importa nesse momento. Até porque, se nos três primeiros livros, Cass escreve sempre de forma sutil – com raros momentos de “discurso direto” sobre as temáticas da sua narrativa, deixando quase implícito e acreditando na capacidade do(a) leitor(a) de absorver a mensagem, aqui ela abre mão da sutileza e usa Eadlyn como um óbvio objetivo empoderador .

Criada para reinar, Eadlyn tem uma visão muita própria de quem será um dia e de que tipo de governante quer se tornar. Marido, filhos, romance não são conceitos que se fundem a reuniões de conselho, taxas e impostos e formulação de leis. Mas como sendo da realeza, sua vida pessoal e sua vida pública estão intrinsecamente ligados, ela se vê obrigada a passar por uma nova Seleção a fim de melhorar sua imagem perante o povo.

Não que jamais deixe perder o romance e a leveza de sua narração – características fundamentais que nos fazem amá-la a cada nova aventura de suas cativantes protagonistas femininas, mas Eadlyn é o retrato dos desafios enfrentados diariamente por meninas, jovens e mulheres, num mundo que exige delas uma série de comportamentos pré-concebidos, e julga tudo que foge disso como ‘errado’.

Como princesa, esses desafios se tornam ainda mais presentes. Como ser firme e mostrar-se independente sem parecer fria e distante? Como seguir seu coração sem ser considerada uma tola emotiva? Como ser amada pelo povo sem a necessidade de um homem ao seu lado? Como equilibrar tantas coisas sem parecer perdida? Como provar que não é uma ‘mocinha indefesa’ mas que ainda assim é romântica? E como fazer tudo isso, em frente às câmeras, que insistem em sempre pegar seu pior ângulo?

Sem nunca perder o bom humor – e a quedinha por vestidos estonteantes e garotos apaixonantes, a autora mais uma vez nos conquista, nos faz rir, chorar e torcer por essa nova versão do Conto da Seleção que não tem nada a ver com a original. Ainda bem!

Titulo: A Herdeira;
Titulo Original: The Heir;
Autora: Kiera Cass;
Tradução: Cristian Clemente;
Editora: Seguinte;
Gêneros: Distopia, Jovem adulto, Romance;
Série – Volume: A Seleção – 04;
Número de páginas: 361
ISBN: 9788565765657;
Ano: 2015.

Resenha escrita por Ludmilla Fadel (@ludmilla_fadel)

• • •

Agradecemos pela sua visita! Se gostou desta notícia, compartilhe com alguém que goste e nos ajude a chegar em mais pessoas. Acompanhe mais conteúdos exclusivos da Poltrona Vip no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para contato@poltronavip.com e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Milla Fadel

Apenas mais uma garota apaixonada por livros

Parceria entre Iza e Ivete Sangalo pode estar perto de acontecer

“Novo”: Clipe da parceria entre Laura Pausini e a dupla Simone e Simaria é divulgado