RESENHA | Um Perfeito Cavalheiro / Os Segredos de Colin Bridgerton – Os Bridgertons #3 e #4 – Julia Quinn

Senhoras e Senhores… Que Comece os Contos de Fadas

O retorno ao universo dos Bridgerton nos leva direto para um reconto de Cinderela. Dessa vez sob o nome de Sophie Beckett – filha bastarda de um conde, ela é criada com ‘protegida’ do nobre até que sua morte a deixa à mercê da madrasta e das irmãs adotivas cruéis. Obrigada a viver como serviçal, seu sonho é o de poder frequentar os bailes sobre os quais lê na coluna de Lady Whistledon.

O papel de príncipe encantado vai ser assumido por Benedict Bridgerton, o segundo dos filhos da enorme família que é conhecido pela beleza e charme da mesma e se destaca em ser, bom, o número 2. Nada além do esperado, Sophie foge para ir a um baile na mansão da família que dá nome a série e lá os dois se encontram, vivem uma noite mágica, se apaixonam e… é isso. (Até tem o fatídico sapatinho mas ele não desempenha função alguma pro desenvolvimento dessa versão).

As semelhanças com o conto “original” (existem diversas versões dessas histórias devido a tradições orais. ‘Cinderela’ ou ‘A Gata Borralheira’, por exemplo tem versões que remontam a China Medieval, as famosa dos Irmãos Grimm, que na verdade foi baseada no conto de Charles Perrault e mais tarde no clássico da Disney) acabam aqui. Benedict NÃO descobre a dona do sapatinho e três anos se passam antes que eles se reencontrem.

Sophie agora é criada na casa de um casal que tem um filho que constantemente a atormenta ate que, bêbado, ele e mais dois amigos tentam abusar dela. No exato momento, Bridgerton aparece e a salva dos abusadores. Sophie então espera pelo momento mágico em que ele a reconhecerá como o dama mascarada mas isso não acontece. Para ele, ela é apenas uma criada.

Ela então decide manter sua identidade para si mesma mesmo após o cavalheiro a acolher e lhe prometer emprego. Mas os sentimentos ainda estão ali e o jovem não demora em notar os encantos da moça e lhe propõe se tornar sua amante. A garota não aceita e daí a tensão entre eles só faz aumentar.

Usando esse reconto para abordar diferenças sociais mas de maneira bem rasa, Quinn diverte mesmo nesse capítulo por assumir uma faceta novelista. Confusões e intrigas, mentiras e segredos até uma grande briga na cadeia bem no fim do livro com quase metade dos personagens mantém a trama interessante mas sempre com bom humor.

‘Os Segredos de Colin Bridgerton’ mantém a influência dos contos, desta vez usando metáforas a história de Patinho Feio para se referir a nossa mocinha solteirona Penelope Featherington mas o resto da trama passa bem longe dos artifícios do gênero. De fato, desde ‘O Duque e Eu’, romance que abre essa série, este deve ser – até agora- o que segue um caminho menos usual.

Sim, Colin Bridgerton segue o padrão do ‘pobre menino rico’ que sente um vazio inexplicável por dentro e seu romance com Penelope pode ser classificado como “aquele-que-deixou-o-amor-da-sua-vida-na-friendzone-por-anos-e-de-repente-percebeu-que-era-o-amor-da-sua-vida” mas ainda assim, a condução dos encontros e desencontros dos dois apaixonados não é nem um pouco clichê ou esperado, além de conter uma doçura e quase inocência que realmente comove em certos trechos (atentem-se ao primeiro beijo deles!)

E para além do romance, temos também um arco paralelo que envolve os dois e a misteriosa Lady Whistledown! Sim, a identidade da colunista mais famosa e atrevida de Londres será finalmente revelada! E, é claro, essa revelação vai envolver todo o clã dos Bridgerton.!

Outro ponto mais que positivo nesse volume foi a interação maior de personagens secundários – as demais irmãs Bridgerton, a família Featherington e a sarcástica (mas que descobrimos esconder um amoroso coração) Lady Danbury rendem ótimas sequências e dinamizam muito mais o livro.

Sempre encantadora, Julia Quinn entrega mais dois ótimos volumes dessa família que já aprendemos a amar! E que venham as próximas surpresas e paixões…!

Titulo: Um Perfeito Cavalheiro
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro;
Gêneros:Ficção, Romance de amor, Ficção histórica, Romance histórico
Série – Volume: 3
Número de páginas:304 páginas
ISBN:9788580412383
Ano: 2014

Titulo: Os Segredos de Colin Bridgerton
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro;
Gêneros: Ficção, Romance de amor, Ficção histórica, Romance histórico
Série – Volume: 4
Número de páginas:336 páginas
ISBN: 9788580413076
Ano: 2014

Resenha escrita por Ludmilla Fadel (@ludmilla_fadel)