Tributo ao Rei do Pop – 9 anos sem Michael Jackson

Há 9 anos, no dia 25 de Junho de 2009, o mundo parava com a noticia da morte de Michael Jackson. O Rei do Pop faleceu aos 51 anos, vítima de uma parada cardíaca causada pelo uso excessivo e mal administrado de medicamentos.

Dono de uma carreira brilhante, Michael revolucionou a industria fonográfica e do videoclipe, sendo o percussor da arte que hoje em dia é parte essencial da música pop. A influência de Jackson é tão grande que após sua morte, o Video Music Awards, premiação da MTV deu ao seu troféu de vanguarda, maior honra da premiação, o nome de “Michael Jackson Vanguard Award“.

Em vida, o Rei do pop lançou 10 álbuns solo; 9 álbuns com o Jackson 5; 59 singles; 47 videoclipes; Participou de 6 filmes; Teve 17 canções número 1 (sendo 13 solo); ganhou 13 Grammys (sendo indicado 34 vezes); 7 VMAs; 1 globo de ouro; 1 Diamond Award; 37 citações no Guinness Book por inúmeros recordes quebrados, incluindo álbum mais vendido da história; ganhou mais de 900 prêmios e influenciou toda uma geração de artistas.

Michael Jackson também foi um dos artistas mais filantropos da história, tendo doado mais de 300 milhões de doláres para causas humanitárias. Quem não lembra de “We Are The World“? Maior colaboração da história, onde MJ reuniu os maiores artistas da época e todos os lucros foram revertidos para combater a fome na África. O cantor também criou a “Heal The World Foundation” para ajudar crianças ao redor do mundo e salva-las da fome e da guerra. O rancho Neverland recebia toda semana ônibus lotados de crianças que se divertiam no parque fundado pelo cantor. Além das contribuições a inúmeras causas beneficentes ao redor do mundo.

O Rei do pop será para sempre um dos artistas mais lembrados da história. Seus feitos marcaram não somente o mundo da música, mas a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo e nenhuma comparação chegará aos pés de MJ.

Relembre os 10 melhores videoclipes de Michael Jackson:

10. Bad

A faixa dá nome ao 7º álbum de estúdio de Michael Jackson. “Bad” foi dirigido por Martin Scorsese e tem tudo que a gente gosta, muita coreografia, briga de gangues e um Michael Jackson no auge de sua carreira.

9. Scream

O primeiro single do álbum HIStory, foi uma parceria de Michael com sua irmã Janet Jackson. O clipe foi dirigido por Mark Romanek e é um dos videoclipes mais caros da história.

8. Beat It

Mais uma canção que é marca registrada do rei do pop. Com a icônica jaqueta vermelha e muita coreografia Michael reúne 80 membros de gangues e quebra tudo. O clipe foi dirigido por Bob Giraldi, mestre no gênero mafioso.

7. Remember The Time

O segundo single do álbum “Dangerous” é uma das maiores produções de Michael Jackson, com participação de Eddie Murphy, o clipe se passa no Egito antigo e é cheio de efeitos especiais. O clipe foi dirigido por John Singleton, primeiro homem negro a ser indicado ao Oscar de melhor diretor.

6. Smooth Criminal.

Um dos clipes mais icônicos do Rei do Pop, single do álbum “Bad“. Michael estava em sua melhor forma e tem muita coreografia, efeitos visuais, briga de gangues e tudo o que os fãs esperam de Jackson. O vídeo foi dirigido por Colin Chilvers, mestre dos efeitos visuais que ganhou um Oscar por Superman.

5. Billie Jean

Uma das canções mais famosas do Rei do Pop. O 2º single do álbum Thriller deu origem ao famoso passo “Moonwalker” e foi o primeiro videoclipe de um artista negro a passar diariamente na televisão americana, tornando a MTV, até então desconhecida, um dos canais mais populares da época. Dirigido por Steve Barron, que trabalhou com grandes nomes e dirigiu o também icônico vídeo de “Take on me” do A-Ha.

4. They Don’t Care About Us

Diferente de todas as canções de Jackson, a canção mistura elementos de reggae e hip hop e tem participação da percussão do Olodum. O clipe foi gravado no Brasil no Pelourinho, na Bahia e na Favela Santa Marta no Rio de Janeiro. Dirigido por Spike Lee, a gravação gerou polêmica após o diretor ter assumido que negociou com traficantes para garantir a segurança do astro.

3. You Are Not Alone

Uma das músicas mais emocionantes do Rei, a faixa foi a primeira da história a estrear direto no topo da Billboard e a última vez que o cantor alcançou o topo. O clipe é estrelado por Michael Jackson e Lisa Marie Presley, esposa de Jackson na época. É um dos poucos videos de MJ que não possui coreografia.

2. Black Or White

Um dos clipes mais famosos do cantor, lançado em 1991 pra promover o álbum “Dangerous“. Estrelado pelo astro mirim Macaulay Culkin, o clipe é uma resposta as criticas de racismo que Jackson sofria pela mudança de seu tom de pele. Mais tarde, o astro revelou sofrer da doença vitiligo. O clipe foi dirigido por John Landis, que também trabalhou com Michael em “Thriller”.

  1. Thriller

Unanimidade entre os fãs do Rei do Pop e de música em geral. “Thriller” foi o último single do álbum de mesmo nome e revolucionou a industria do videoclipe para sempre, uma super produção lembrada até hoje como um dos melhores clipes da história.