Com o Halloween se aproximando, é o momento perfeito para maratonar filmes de terror que garantem arrepios e sustos. Para entrar no clima da noite mais assustadora do ano, preparei uma lista com 10 produções que exploram diferentes estilos do gênero, de clássicos do terror psicológico a sucessos recentes cheios de sangue e criaturas sobrenaturais.
Confira as sinopses, diretores, elenco e algumas curiosidades sobre esses filmes imperdíveis para a data:
1. O Iluminado (1980)
Baseado na obra de Stephen King, o filme conta a história de Jack Torrance, um escritor que aceita o trabalho de zelador em um hotel isolado durante o inverno. Com sua esposa e filho, ele se muda para o local, onde forças sobrenaturais o fazem mergulhar na loucura. O hotel, com um passado sombrio, começa a influenciar Jack de maneira perturbadora, levando-o a atitudes violentas.
Com direção de Stanley Kubrick, o clássico conta com Jack Nicholson, Shelley Duvall e Danny Lloyd no elenco. Durante as filmagens, Kubrick fez Shelley Duvall refazer uma cena 127 vezes, o que a deixou exausta e debilitada, contribuindo para a autenticidade de seu estado emocional no filme.
2. Hereditário (2018)
Após a morte da avó, uma família começa a desvendar segredos macabros que envolvem uma herança de sofrimento e rituais sombrios. À medida que acontecimentos sobrenaturais se intensificam, mãe e filha tentam entender o que está acontecendo, enquanto são arrastadas para uma trama de terror que vai muito além do que poderiam imaginar.
Ari Aster assina a direção do longa, que tem Toni Collette, Alex Wolff e Milly Shapiro no elenco. A performance de Collette foi tão elogiada que muitos acreditaram que ela merecia uma indicação ao Oscar, mesmo que filmes de terror raramente sejam lembrados pela Academia.
3. O Exorcista (1973)
Quando a jovem Regan começa a manifestar comportamentos estranhos e assustadores, sua mãe recorre a um exorcista para tentar livrá-la de uma possível possessão demoníaca. O filme, que se tornou um clássico do gênero, acompanha a luta entre padres e forças do mal em uma batalha de fé e resistência.
William Friedkin assinou a direção do longa, que é até os dias de hoje um dos mais assustadores do cinema. Linda Blair, Ellen Burstyn e Max von Sydow estrelam a produção. Durante as filmagens, vários acidentes e eventos inexplicáveis ocorreram no set, levando muitos a acreditarem que o filme estava “amaldiçoado”.
4. Corra! (2017)
Chris é um jovem negro que vai visitar os pais de sua namorada branca em uma casa de campo. À medida que os dias passam, ele começa a perceber que o comportamento dos anfitriões e dos outros convidados é estranho e que há algo muito errado acontecendo. A tensão aumenta e revela um plano assustador que coloca sua vida em risco.
Com direção de Jordan Peele, o longa conta com Daniel Kaluuya, Allison Williams e Bradley Whitford no elenco. O sucesso do longa e aclamação da crítica foi tão grande que Peele se tornou o primeiro diretor negro a ganhar um Oscar de Melhor Roteiro Original com este filme, que mescla terror com críticas sociais.
5. Halloween: A Noite do Terror (1978)
Michael Myers, um psicopata que escapou de um hospital psiquiátrico, volta à sua cidade natal para perseguir e matar adolescentes. Entre suas vítimas, está Laurie Strode, que precisa lutar por sua vida enquanto o assassino se aproxima cada vez mais. Este clássico marcou o subgênero de filmes slasher.
John Carpenter assina a direção do longa estrelado por Jamie Lee Curtis, que seguiu o legado da mãe, Janet Leigh (“Psicose”) e se tornou uma das final girls mais famosas dos últimos anos. O elenco conta ainda com Donald Pleasence, Nick Castle e Nancy Loomis. A máscara de Michael Myers foi feita a partir de uma máscara do Capitão Kirk, de Star Trek, pintada de branco e modificada para parecer mais assustadora.
+ Especial Halloween | “Halloween” é o clássico mais influente da história do terror
6. A Bruxa (2015)
Ambientado na Nova Inglaterra do século XVII, o filme segue uma família que vive em uma fazenda isolada após ser expulsa de sua comunidade puritana. A suspeita de que forças malignas estejam agindo aumenta quando o bebê da família desaparece e eventos perturbadores começam a ocorrer, ameaçando a fé e a sanidade de todos.
Com direção com Robert Eggers, Anya Taylor-Joy, Ralph Ineson e Kate Dickie estão no elenco. Para criar uma ambientação autêntica, o diretor Robert Eggers usou apenas iluminação natural e velas nas filmagens.
7. Invocação do Mal (2013)
Ed e Lorraine Warren, famosos investigadores paranormais, são chamados para ajudar uma família que está sendo aterrorizada por uma entidade demoníaca em sua fazenda. À medida que os eventos sobrenaturais se tornam mais intensos, os Warrens precisam enfrentar uma força que pode ser mais poderosa do que qualquer outra com a qual já lidaram.
James Wan dirige o longa, que tem Vera Farmiga e Patrick Wilson nos papéis de Ed e Lorraine Warren. O filme, assim como as duas sequências e spin-offs que a produção ganhou, é baseado em um caso real investigado pelos Warrens, e muitos dos objetos usados no set foram abençoados por um padre para afastar espíritos.
8. O Babadook (2014)
Na trama, Amelia é uma mãe solteira e luta para lidar com o comportamento problemático de seu filho, que acredita que um monstro de um livro chamado “Babadook” está à espreita em sua casa. Conforme os eventos se desenrolam, Amelia começa a se questionar se o monstro é real ou apenas uma manifestação de seus próprios medos.
Com direção de Jennifer Kent, o elenco conta com Essie Davis, Noah Wiseman e Daniel Henshall. A curiosidade é que o livro fictício “Mister Babadook” se tornou tão popular que os fãs pediram à diretora para lançá-lo de verdade, e uma edição limitada foi produzida.
9. O Chamado (2002)
Após assistir a uma fita de vídeo misteriosa, Rachel descobre que aqueles que assistem ao conteúdo da fita morrem em sete dias. Ela começa uma corrida contra o tempo para desvendar o mistério por trás da gravação e evitar o mesmo destino. A investigação a leva a uma história perturbadora envolvendo uma garota chamada Samara.
Gore Verbinski assina a direção do longa, que tem Naomi Watts, Martin Henderson e David Dorfman no elenco. A fita amaldiçoada que aparece no filme foi editada de forma a incluir vários elementos perturbadores, como imagens subliminares e ruídos misteriosos, para aumentar a sensação de desconforto.
10. Midsommar (2019)
Dani e Christian viajam para a Suécia para participar de um festival de verão em uma vila isolada. O que deveria ser uma experiência única se transforma em um pesadelo quando a comunidade local revela tradições pagãs e rituais assustadores que testam os limites do casal e da sanidade de todos os presentes.
“Midsommar” é mais um dos grandes sucessos de Ari Aster e foi inovador ao trazer cenas ao ar livre filmadas em plena luz do dia, criando um efeito perturbador ao colocar o horror sob a claridade, uma inversão dos ambientes escuros comumente usados no gênero. O elenco conta com Florence Pugh, Jack Reynor e Will Poulter.
Esses filmes não são apenas assustadores, mas também trazem histórias marcantes e produções bem elaboradas que vão deixar qualquer noite de Halloween ainda mais aterrorizante. Agora, se já assistiu todos esses, que tal rever clássicos “A Casa de Cera”, “Pânico”, “Jogos Mortais”, “Terrifier” ou “Albergue”?