O Festival de Cinema de Esportes (CineEsporte) chega à sexta edição com uma série de filmes sobre várias modalidades esportivas. A programação, com 40 obras, acontecerá de 29 de agosto a 3 de setembro, com entrada franca e três pontos de exibição na cidade do Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Cinesystem Botafogo e Ponto Cine.
Além da exibição dos filmes, haverá debates e homenagens. Produzidos em diversos países, os filmes estrangeiros compõem a mostra competitiva, divididos entre curtas e longa metragens, para disputar o Troféu CineEsporte.
A sessão de abertura ficará a cargo do documetário brasileiro “Aretha no Everest”, no dia 29 de agosto, às 20h30, no Cinesystem Botafogo. Com direção de Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva, a produção mostra a trajetória de Aretha Duarte, a primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do Monte Everest, a montanha mais alta do mundo.
Já o encerramento será feito por “Mulheres à cesta”, no dia 3 de setembro, às 20h30, também no Cinesystem Botafogo. O longa-metragem brasileiro, com direção de Silvia Spolidoro e Hellen Suque, aborda as jogadoras brasileiras de basquete nas décadas de 60 e 70. O grupo se tornou responsável pela inclusão da modalidade nos Jogos Olímpicos, legado para todas as atletas.
Homenagens
O grande sucesso das mulheres brasileiras nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 será celebrado no CineEsporte com uma homenagem à pioneira Aída dos Santos. A brasileira participou das Olimpíadas de Tóquio (1964) e da Cidade do México (1968). No Japão, ficou em quarto lugar no salto em altura, sendo a única mulher da delegação brasileira e a única do atletismo.
Apesar de toda a dificuldade e de não ter recebido nenhum apoio, viajando inclusive sem técnico e sem material para competir, Aída fez bonito. Nem sequer roupa para a Cerimônia de Abertura tinha, e acabou usando um uniforme adaptado de outra competição. Mesmo assim, transformou-se na primeira mulher do Brasil a disputar uma final olímpica. Os 30 anos da conquista do Campeonato Mundial de Basquete Feminino também serão celebrados.
Outro homenageado será Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista olímpico em Atenas-2004. Mesmo atacado durante a maratona, o brasileiro conseguiu o bronze, sendo posteriormente homenageado pelo Comitê Olímpico Internacional com a medalha Pierre de Coubertin – a mais alta honraria do COI. O atleta estará presente na sessão de “Vanderlei: pernas, cabeça e coração”.
Mostra competitiva internacional de longa-metragem
- “Baloubet: drama e glória de um gladiador”, Fabricio Crepaldi e Ugo Soares Araújo
- “Bola pro alto!”, Cecília Lang
- “Nikola Pilic, a lenda”, Zeljko Mirkovic
- “Pushing, de Rattvik para a California”, Katja Uneborg, Christopher Sanitate, Klas Hjertberg e Robert Gustafsson
- “Vanderlei: pernas, cabeça e coração”, Diogo Venturelli, Gabriel Baron, Terni Castro
- “Volte para o seu córner”, Ashley Morrison
Mostra competitiva internacional de curta-metragem
“4:30”, Vasilii Ovchinnikov
“10/03 – A história de David”, Rodrigo Rebouças
“A vida em meus punhos”, Marília Hughes Guerreiro
“Deslocado”, Samir Karahoda
“O vencedor”, Ali Keyvan
“Pete”, Bret Parker
“Rio de olhares únicos”, Rafael Duarte
“Sobre elas”, Bruna Arcangelo
“Sonhos concretos”, Hugo Haddad
“Walking on clouds”, Renan Basso
Salas de exibição
Cinesystem
Praia de Botafogo, 316, Botafogo
De 29/8 a 3/9
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro
De 30/8 a 2/9
Ponto Cine
Estrada de Camboatá, 2.300, Guadalupe
30/8 e 2/9
Para saber todos os filmes que serão exibidos, horários e outras informações, acesse o site do Festival de Cinema de Esportes.