in

Adaptações literárias concorrendo ao Oscar 2020

O Oscar é a maior celebração do cinema mundial, mas nem todos os filmes surgirão da mente de seus roteiristas. Sem tirar o mérito delas, muitas histórias não seriam contadas sem uma inspiração em livros. Aqui vai a lista dos principais concorrentes a estatueta dourada que são baseadas em obras literárias: 

1. Adoráveis Mulheres (2019)

Esse é um clássico e portanto, já era conhecido e queridinho dos leitores antes dessa que é SEXTA adaptação do romance de Louisa May Alcott em 1868, sendo a segunda vez que estrela os cinemas mundias (a primeira versão é de 1994).

Na trama histórica, as irmãs Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh) amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras.

Indicado ao Oscar nas categorias Melhor Filme, Atriz (Saoirse Ronan), Atriz Coadjuvante (Florence Pugh), Roteiro Adaptado, Figurino e Trilha Sonora.

Direção: Greta Gerwin
Duração: 2h15min
Gênero: Romance / Drama

2. Dois Papas (2019)

A Igreja Católica e seus membros causam, ao mesmo tempo, admiração e temor e portanto, é um tema recorrente em diversas obras literárias dos mais variados gêneros. ‘O Papa’, livro que gerou o filme dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, Anthony McCarten aborda esse fascínio de forma mais intimista.

 Nessa versão, o cardeal argentino Jorge Bergoglio (Jonathan Pryce) está decidido a pedir sua aposentadoria, devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI (Anthony Hopkins) tem conduzido a Igreja. Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa para visitá-lo. Ao chegar, eles iniciam uma longa conversa onde debatem não só os rumos do catolicismo, mas também afeições e peculiaridades da personalidade de cada um.

Indicado nas categorias Melhor Ator (Jonathan Pryce), Ator Coadjuvante (Anthony Hopkins) e Roteiro Adaptado.

Direção: Fernando Meireles
Duração: 2h06min
Gênero: Drama

3. O Irlandês (2019)

    Máfia, Scorcese, De Niro, Al Pacino. O Irlandês já tinha tudo pra ser favorito na temporada de premiações antes mesmo de estrear na Netflix. Baseado na obra ‘I Heard You Paint Houses’, de Charles Brandt, o filme se destaca muito além das suas 3h e 29 minutos de duração.

    No longa (e bota longa nisso!), Frank Sheeran (Robert De Niro) é um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Promovido a líder sindical, ele torna-se o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente.

Indicado nas categorias Melhor Filme, Diretor, Ator Coadjuvante (Al Pacino e Zoe Pesci), Roteiro Adaptado, Fotografia, Figurino, Direção de Arte, Fotografia e Efeitos Visuais.

Direção: Martin Scorcese
Duração: 3h29min
Gênero: Suspense / Biografia

4. Jojo Rabbit (2019)

  Com certeza o filme mais inusitado dessa edição do Oscar, Jojo Rabbit é uma comédia  baseada no livro ‘O Céu que Nos Oprime’, de Christine Leunens que Em entrevista ao Awards Daily, Leunens elogiou a paixão com que Taika Waititi adaptou sua obra, descrevendo o filme como “uma linha muito tênue entre divertido, afiado, trágico e muito assombroso”.

O filme se passa na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Jojo (Roman Griffin Davis) é um jovem nazista de 10 anos, que trata Adolf Hitler (Taika Waititi) como um amigo próximo, em sua imaginação. Seu maior sonho é participar da Juventude Hitlerista, um grupo pró-nazista composto por outras pessoas que concordam com os seus ideais. Um dia, Jojo descobre que sua mãe (Scarlett Johansson) está escondendo uma judia (Thomasin McKenzie) no sótão de casa. Depois de várias tentativas frustradas para expulsá-la, o jovem rebelde começa a desenvolver empatia pela nova hóspede.

Indicado nas categorias Melhor Filme, Atriz Coadjuvante (Scarlett Johansson), Roteiro Adaptado, Figurino, Direção de Arte e Edição. 

Direção: Taika Waititi
Duração: 1h48min
Gênero: Guerra / Drama / Comédia

A cerimônia de entrega de estatuetas do Oscar acontece neste domingo, 9 de fevereiro. Dentre os indicados estão o longa “Coringa”, com 11 nomeações, incluindo a de Melhor Filme, onde compete com “1917“, “Era Uma Vez em Hollywood” e “O Irlandês”. Para conferir a lista completa de indicados, clique aqui.

Petrix Barbosa presta depoimento em Delegacia no Rio de Janeiro sobre caso de assédio no BBB 20

Oscar 2020

TNT transmitirá Oscar 2020 com live nas plataformas digitais