Nesta sexta-feira (08) foi divulgado o falecimento do mangaká e autor de “Dragon Ball”, Akira Toriyama, ocorrido no dia 01 de março. O anúncio foi feito através do site oficial de Dragon Ball em um comunicado compartilhado pela Bird Studio e Capsule Corporation Tokyo. A causa da morte foi um hematoma subdural agudo, um tipo de sangramento cerebral.
No comunicado, a equipe de Toriyama agradece aos fãs por todo o apoio durante esses anos e afirma: “Lamentamos profundamente que ele ainda tenha vários trabalhos em fase de criação com grande entusiasmo”. Eles ainda acrescentam: “Ele teria muito mais coisas para alcançar. No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo”.
O autor ficou mundialmente famoso ao criar o mangá “Dragon Ball” em 1984, publicado inicialmente na revista Weekly Shonen Jump. A história fez tanto sucesso que ganhou sua adaptação para anime em 1986, além de outras séries, como “Dragon Ball Z”, “GT”, “Kai”, “Super”, “Super Dragon Ball Heroes” e “Daima”, programada para estrear em 2024.
Comoção de fãs e amigos
A notícia da morte de Akira Toriyama abalou todo o mundo otaku, se tornando um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Até a publicação desta notícia, o número de postagens com o nome do autor no X se aproximavam dos 2 milhões.
Yuji Horii, criador da franquia de jogos “Dragon Quest”, publicou uma carta em sua conta no X, afirmando não acreditar “que ele se foi”. Em parte do texto, o designer de jogos relembra as vezes que trabalharam juntos: “Conheço Toriyama desde que era escritor na Shonen Jump. Quando comecei a trabalhar em Dragon Quest, pedi a ele que fizesse a arte do jogo por recomendação do editor da editora (Shonen Jump), (Kazuhiko) Torishima.” Horri acrescentou: “Nos 37 anos desde então, (Toriyama) projetou personagens, monstros e criou inúmeros personagens charmosos. A história de Dragon Quest anda de mãos dadas com o design dos personagens de Toriyama.”
Confira algumas homenagens de famosos e fãs de Akira Toriyama