A Netflix anunciou nesta terça-feira (13) a data de estreia do documentário “AmarElo – É Tudo Pra Ontem”, de Emicida. O projeto, de 90 minutos, chega ao catálogo no dia 8 de dezembro deste ano e conta com com animações, entrevistas e cenas de bastidores.
O filme dirigido por Fred Ouro Preto traz diversas cenas do show do rapper no Theatro Municipal, em 2019, e explora a produção do projeto de estúdio “AmarElo”, que foi indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa, além de falar mais da história da cultura negra brasileira nos últimos 100 anos.
O projeto faz um elo importante entre três momentos relevantes da história negra brasileira: a Semana de Arte Moderna de 1922; o ato de fundação do Movimento Negro Unificado (MNU), em 1978, pela valorização da cultura e de direitos do povo negro; e o emblemático espetáculo de estreia de AmarElo, que aconteceu no mês da consciência negra, novembro, em 2019.
“São quatro décadas que separam a nossa ascensão ao palco do Theatro Municipal do encontro das pessoas do MNU naquelas escadarias. Então subir ali e gritar ‘obrigado, MNU’ pro mundo é para que eles saibam que é da luta deles que nasce um sonhador como o Emicida”, diz o rapper.
“Quando eu cheguei aqui, tudo era impossível, qualquer coisa que falávamos era tida como problemática e improvável de se realizar. Hoje, não é mais. E é dessa forma que quero que lembrem do meu nome no futuro, como alguém que sabia que o impossível era grande, mas não maior que si. O palco do Municipal abrigou alguns dos mais importantes movimentos da arte do planeta e acho que caminhamos para ser isso”, completa Emicida.
Além do “AmarElo – É Tudo Pra Ontem”, a Netflix e Laboratório Fantasma ainda terão um segundo projeto, que será lançado em 2021, mas ainda não teve mais detalhes revelados pela plataforma de streaming.