in ,

“Bangerz”: 10 anos do álbum que apresentou uma nova Miley Cyrus ao público

Foto: Divulgação

Há 10 anos, Miley Cyrus repaginava a própria imagem e lançava o icônico “Bangerz”, seu quarto álbum de estúdio. Com hits como “We Can’t Stop” e“Wrecking Ball”, o disco não só marcou um ponto de virada em sua carreira, como a posicionou em um novo patamar na indústria musical. O projeto, inspirado por gêneros urbanos como o dance e o hip hop, chegou a ser indicado ao Grammy Awards na categoria “Melhor Álbum Pop Vocal” em 2015.

Quando o álbum foi lançado em 2013, ele não apenas estreou na primeira posição da Billboard 200, mas também apresentou uma série de singles que escalaram as paradas da Billboard Hot 100. O carro-chefe do disco, “We Can’t Stop”, alcançou o 2º lugar na parada norte-americana, ficando atrás apenas de “Blurred Lines”, do Robin Thicke. Já “Wrecking Ball” conquistou o primeiro #1 da carreira da artista na mesma parada, destronando Katy Perry com “Roar”. Além disso, feats de peso como Britney Spears, French Montana e Big Sean auxiliaram na grandiosidade da obra.

A produção do disco contou com uma equipe talentosa, incluindo nomes como Mike Will Made It, Pharrell Williams e will.i.am, que contribuíram para criar uma atmosfera mais contemporânea, com influências do hip-hop, dance e música urbana – contrastando com o pop mais convencional de “Can’t Be Tamed”, lançado três anos antes. Em termos de composição, Cyrus teve um papel mais ativo. Ela co-escreveu a maioria das faixas do álbum, o que adicionou um elemento pessoal e autêntico à sua música. As letras das faixas abordam temas como liberdade, autodescoberta e independência, refletindo a fase de transição que a artista estava vivendo.

Novo som, novo cabelo

Decidida a mostrar uma nova faceta frente ao público que sempre a acompanhou desde “Hannah Montana”, Miley iniciou a era se distanciando totalmente da antiga imagem teen. Para além da sonoridade diferente, a filha de Billy Ray Cyrus também apostou na polêmica com relação ao próprio visual e deu adeus às longas madeixas, aderindo a um cabelo curto, platinado e ousado. Era o começo de sua nova jornada.

“Eu queria que as pessoas vissem que eu poderia fazer algo diferente, algo que não esperavam de mim. ‘Bangerz’ foi meu jeito de dizer que estou crescendo e evoluindo, assim como todos nós”, expressou Cyrus ao “The Tonight Show with Jay Leno” em dezembro de 2013.

Controvérsias

Não se pode falar de “Bangerz” sem mencionar as polêmicas que o cercaram. A performance de Miley Cyrus no MTV Video Music Awards de 2013, com o uso de um dedo de espuma gigante e twerking provocante, gerou debates acalorados nas redes sociais. A artista foi duramente criticada por explorar a própria sensualidade de um jeito não-convencional, sendo alvo até mesmo de body shaming. “As pessoas vão falar, e eu entendo isso. Mas eu não estou aqui para agradar a todos. Estou aqui para ser eu mesma e fazer a música que eu amo”, rebateu ela na época.

Em 14 de fevereiro de 2014, Cyrus iniciou a turnê do disco, funcionando como uma extensão de sua atitude provocativa e icônica na premiação. Cada show era uma celebração de autenticidade e liberdade, onde a cantora se apresentava com figurinos ousados, cenários exuberantes e coreografias que desafiavam as normas habituais. A “Bangerz Tour” também passou pelo Brasil, indo à Brasília no dia 24 de setembro, São Paulo em 25 do mesmo mês e Rio de Janeiro no dia 28.

Um presente aos admiradores do disco

Nesta quinta-feira (29), um dia antes do aniversário oficial do álbum, a voz de “Flowers” presenteou seus fãs com um lançamento especial. Ela disponibilizou um vinil comemorativo do “Bangerz”,  que inclui um encarte exclusivo e “23” como faixa bônus. Pelo Instagram, a estrela compartilhou duas fotos da época e usou um trecho de sua nova música, “Used To Be Young”, para aludir à antiga era: “Eu sei que era louca! Eu sei que costumava ser divertida! Eu sei que costumava ser selvagem! Isso é porque eu era jovem #10AnosdeBangerz””.

• • •

Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos exclusivos no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.