Após receber oito indicações ao Oscar 2024, “Barbie” retorna aos cinemas brasileiros a partir desta quinta-feira (25). O longa, que quebrou diversos recordes com sua maior bilheteria em 2023, garantiu indicações ao Oscar, com destaque para Melhor Filme, Figurino, Ator Coadjuvante (Ryan Gosling), Atriz Coadjuvante (America Ferrera) e Roteiro Adaptado.
Lançado em julho de 2023, Barbie é também o filme de maior bilheteria no Brasil no último ano, com cerca de R$207,2 milhões conquistados. Dirigido pela roteirista e cineasta Greta Gerwig (“Adoráveis Mulheres”, “Lady Bird: A Hora de Voar”), o filme também bateu o recorde com Greta sendo a primeira cineasta a romper a barreira do bilhão em bilheteria.
“O fato de Barbie ser tão reconhecida, amada e, claro, com uma história de mais de sessenta anos, me deixou empolgada. Como roteirista e diretora, estou sempre em busca de um desafio divertido. Assim como ‘Adoráveis Mulheres’, Barbie é uma propriedade que todos conhecemos, mas eu a via como uma personagem com uma história para contar, o que eu poderia fazer por caminhos novos e inesperados, honrando seu legado e, ao mesmo tempo, repaginando seu mundo para torná-lo vivo e moderno”, enfatiza a diretora.
Barbie e Ken no mundo real
Em “Barbie”, o público pôde acompanhar a boneca mais famosa do mundo ter sua vida tirada do eixo quando pensamentos confusos abalam a perfeição do mundo onde vive com suas amigas bonecas. Para retomar a ordem em seu universo, Barbie terá que ir ao mundo real e encontrar a garota que brinca com ela, e solucionar o mistério por trás desta perturbação.
Acompanhada de Ken, a protagonista terá que descobrir dificuldades a ela inéditas em nosso mundo, que, ao mesmo tempo que a ajudarão a entender mais sobre o que é ser humano, influenciarão seu parceiro nesta jornada de formas duvidosas. Assista ao trailer:
Além de Robbie e Gosling, o elenco de “Barbie” traz ainda America Ferrera, Kate McKinnon, Michael Cera, Ariana Greenblatt, Issa Rae, Rhea Perlman e Will Ferrell também estão no elenco. A cantora Dua Lipa, que também dá voz a uma das canções do filme, e John Cena também fazem parte do elenco em pequenas participações.
Greta Gerwig (“Adoráveis Mulheres”, “Lady Bird: A Hora de Voar”) é a primeira cineasta mulher a romper a barreira do bilhão em bilheteria. O filme foi desenvolvido a partir do roteiro que coescreveu com Noah Baumbach (“História de um Casamento”, “A Lula e a Baleia”), indicado ao Oscar, baseado na Barbie da Mattel.