in

Com diálogos marcantes e muitas referências, “Animais Fantásticos Os Crimes de Grindelwald” supera expectativas | Crítica

Na próxima quinta-feira, dia 15 de novembro, estreia nos cinemas “Animais Fantásticos Os Crimes de Grindelwald”, baseado nas histórias da escritora JK Rowling. O longa é o segundo filme da franquia “Animais Fantásticos” e se passa no mesmo universo de Harry Potter, mas anos antes do bruxinho. Diferente do primeiro filme, o “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, este contém muito mais referências já conhecidas pela legião de fãs da saga e uma vibe forte com diálogos de tirar o fôlego. Nós da Poltrona Vip já assistimos o filme e temos nosso veredito. Analisamos aspectos mais técnicos para não soltar nenhum spoiler e estragar a experiência dos fãs.

Recapitulando, o primeiro filme introduz esse “novo universo” com acontecimentos que antecedem a história de Harry Potter. Ou seja, é só o universo que é igual. Não assista esperando encontrar Harry, Rony e Hermione em uma das cenas. O personagem principal aqui é Newt Scamander (Eddie Redmayne), que é um magizoologista que estuda criaturas incríveis para escrever sobre elas e conscientizar as pessoas para que parem de matá-las. Newt só faz o que julga correto e sensato, mesmo que isso signifique ir contra o Ministério da Magia.

No final do “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, o poderoso vilão da franquia Gellert Grindelwald (Johnny Depp) foi capturado pelo MACUSA (Congresso Mágico dos Estados Unidos da América) com a ajuda de Newt, mas nas primeiras cenas desse segundo filme, tudo já começa a dar incrivelmente errado. Isso porque o vilão cumpre sua promessa e consegue fugir a caminho da sua extradição para a Europa onde cumpriria a pena por seus crimes. É aí que Alvo Dumbledore (Jude Law) se encontra com Scamander para que ele ajude a recapturar o vilão. Grindewald precisa ser detido antes que consiga realizar seu plano de reunir um exército de aliados que apoiem suas ideias distorcidas sobre a superioridade bruxa. Isso causa uma grande ameaça não só para os bruxos, mas para os não-majs – que são os trouxas de Animais Fantásticos.

Grindewald é um vilão instigante, inteligente e muito poderoso. Tudo em volta dele foi criado para que ele realmente se destacasse. O seu jeito, sua aparência, a maneira que dialoga, tudo foi construído para ele realmente ser um vilão muito interessante. Quanto aos outros personagens, gostaria de destacar a atuação de Zoë Kravitz, que dá vida a Leta Lestrange e que trouxe muita leveza e ao mesmo tempo força à sua personagem. A ligação dela com Newt é forte e muito aparente em “Animais Fantásticos Os Crimes de Grindelwald”. Leta tem uma carga emocional muito grande e protagoniza momentos bem importantes do filme, como o flashback de sua infância difícil durante sua passagem por Hogwarts, por exemplo.

O roteiro é denso e cheio de referências. Entre alguns destaques, temos a aparição de Nicolau Flamel e a famosa Pedra Filosofal, enredo do primeiro filme da saga Harry Potter, temos também Minerva e Alvo Dumbledore (Jude Law), que aparecem jovens, Nagini em sua forma humana e até referências sobre a Segunda Guerra Mundial – essa parte é o ápice do filme. Além disso, o longa é todo muito nostálgico para quem acompanhou a saga que deu origem a esta. Visitamos Hogwarts, conhecemos os protagonistas crianças, além de vermos vários flashbacks super importantes. O filme mostra também uma divisão dos núcleos à medida que eles se enfrentam e o amor e a lealdade são postos a prova.

Um aspecto interessante a ser notado comparando as duas sagas, é que este filme está bem mais maduro, ele acompanhou a sua geração de fãs. A ação é maior, as cenas estão mais adultas e até mesmo a atitude dos personagens me pareceram mais “pesadas”. A prova? Como os não mágicos também correm extremo perigo com as ideias de Grindelwald, numa das primeiras cenas uma família inteira é morta. Pai, mãe… e um bebê. Avada Kedavra num bebê. Mas, pera, a gente já viu isso antes numa família mágica, não vimos?

Uma das coisas mais geniais é o jeito que a câmera captura os personagens. Neste segundo filme, a câmera fecha muito mais no rosto de cada um e por algum momento você consegue até imaginar que eles estão falando com você. A sensação é de estar inserido na cena, de conexão com o personagem. As fotografia e efeitos visuais estão incríveis como sempre foram desde Harry Potter e a trilha sonora acompanha esse ritmo dando ainda mais emoção às cenas. O filme segue uma linha mais agitada que o primeiro, mas ainda assim muito tranquila se vista isoladamente. O plot twist é emocionante, muito, muito, bom e traz referências bem claras. A gente chega a se identificar por conta do período político que vivemos…

Para concluir antes que eu dê um spoiler, “Animais Fantásticos os Crimes de Grindelwald” supera expectativas e eu não digo isso por ser fã de Harry Potter e amar o universo, mas sim porque o filme é uma completa obra de arte. Desde à diálogos, referências e acontecimentos à construção de cena, cronologia, personagens, figurino e trilha sonora. De aspecto negativo, o filme deixou algumas coisas sem respostas. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo do próximo filme, mas ninguém quer sair do cinema com perguntas, não é mesmo? Porém, não são coisas que estragarão a compreensão do filme, apenas são pontos bem sutis da trama. Nós esperamos que vocês aproveitem e amem o filme tanto quanto amamos!

Ficha Técnica:

Com direção de David Yates, o filme reúne o time criativo do primeiro “Animais Fantásticos”, incluindo o diretor de fotografia vencedor do Oscar Philippe Rouseelot (“Nada é Para Sempre”), o designer de produção vencerdor de três Oscars Stuart Craig (“O Paciente Inglês”, “Ligações Perigosas”, “Ghandi”, franquia “Harry Potter”), a figurinista vencedora de quatro Oscars Colleen Atwood (“Chicago”, “Memórias de uma Gueixa”, “Alice no País das Maravilhas”, “Animais Fantásticos e Onde Habitam”), e o editor de longa data dos filmes de Yates, Mark Day (últimos quatro filmes “Harry Potter”). A trilha é do compositor indicado a oito Oscars James Newton Howard (“Um Ato de Liberdade”, “Conduta de Risco”, franquia “Jogos Vorazes”).

“Animais Fantásticos Os Crimes de Grindelwald” é estrelado por Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Dan Fogler, Alison SudolEzra Miller, Zoë Kravitz, Callum Turner, Claudia Kim, William Nadylam, Kevin Guthrie, Carmen Ejogo, Poppy Corby-Tuech, Jude Law e Johnny Depp.

Assista o trailer:

• • •

Agradecemos pela sua visita! Se gostou desta notícia, compartilhe com alguém que goste e nos ajude a chegar em mais pessoas. Acompanhe mais conteúdos exclusivos da Poltrona Vip no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para contato@poltronavip.com e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Otavio Pinheiro

Com voz de Pabllo Vittar, “Super Drags” estreia na Netflix | Crítica

Entrevista | Sucesso com “O Sol”, Vitor Kley conta sobre sua carreira, influências e detalhes do álbum “Adrenalizou”