Mikey Madison, de apenas 25 anos, venceu a categoria de Melhor Atriz na cerimônia do Oscar no dia 2 de março, no começo desse mês. A jovem atriz conquistou o prêmio pela atuação em “Anora”, filme dirigido por Sean Baker. A produção foi o grande destaque daquela noite levando cinco estatuetas para casa, incluindo a de Melhor Filme.
A noite da cerimônia rendeu muitas emoções, como o primeiro Oscar do Brasil em Melhor Filme Estrangeiro por “Ainda Estou Aqui”. O momento de tensão ocorreu depois da cerimônia, pois Madison competia com Fernanda Torres (“Ainda Estou Aqui”) na categoria de Melhor Atriz e por essa razão a americana recebeu uma chuva de comentários negativos na internet questionando a sua vitória. Esses comentários nas redes sociais se mantém como um tópico debatido até hoje, o que aconteceu foi uma espécie do chamado “Hate Train”.
O filme “Anora” e a interpretação de Madison já vinham sendo destaque em várias categorias de premiações anteriores, como no Critics Choice Awards, Cannes e Bafta. Logo, a vitória da atriz já era algo previsto de acontecer naquela noite pelos críticos especializados. O Poltrona VIP irá contar um pouco da trajetória desta atriz que agora recebeu todos os holofotes e expectativas de Hollywood para si.
Como Mikey Madison foi de atriz em ascensão até conquistar seu primeiro Oscar? A jovem se tornou uma estrela de Hollywood da noite para o dia com o sucesso do filme “Anora”. Desde a estreia do longa em festivais de cinema em 2024, atriz se tornou um destaque para os críticos. A produção retrata a vida de uma uma jovem stripper que se casa de forma impulsiva com o filho de um magnata russo.
O diretor do longa escreveu o papel com a atriz em mente depois de assistir aos trabalhos anteriores de Madison. “Ela causou um impacto muito grande. Fiquei animado para contatá-la depois de vê-la fazer diferentes papéis, constatar a sua capacidade de alternar emoções em segundos, seu senso de humor, suas escolhas corajosas de papéis e seu ‘Pânico’ incrível.”
Baker, assistiu Mikey Madison em “Pânico 5”, o quinto filme, lançado em 2022, da famosa franquia de terror “Pânico” idealizada por Wes Craven. Este foi um dos filmes responsáveis por lançar Mikey Madison para o mundo do cinema e foi o que ajudou a impulsionar a carreira da atriz antes do sucesso por“Anora”. Em “Pânico 5”, Madison viveu a vilã Amber Freeman, uma personagem revelada como uma das assassinas no filme. Uma interpretação que demonstrou a capacidade da atriz em viver personagens femininas complexas.
“Ghostface” premiada
Mikey Madison viveu uma Ghostface – o termo é utilizado para se referir aos personagens da franquia “Pânico” que se revelam os assassinos da história. Na internet, muitos internautas brincaram com o fato dela ser a primeira vilã da franquia de filmes de terror a se tornar uma vencedora do Oscar, um fato engraçado e inusitado.
Mas antes de conquistar a crítica com “Anora”, e os fãs de terror com “Pânico 5”, Mikey Madison chamou a atenção por um filme do famoso diretor americano Tarantino, o chamado “Era Uma Vez em… Hollywood”. No longa citado, ela interpretou uma personagem psicopata em uma recriação do caso de Sharon Tate, o papel foi pequeno, mas abriu portas para a americana. Nascida em Los Angeles em 1999, muitos não sabem que a atriz começou sua carreira lá em 2013, participando de curtas-metragens.

Mas foi no ano de 2016, que Mikey Madison conseguiu o seu primeiro trabalho de destaque na série “Better Things”, da FX, na qual trabalhou até 2022 interpretando uma personagem adolescente. A produção conta a história de Sam Fox (“Pamela Adlon”) que é uma atriz e mãe solo, que cria três filhas. A série encontra-se atualmente disponível no Disney Plus.
Nascida em Los Angeles, local conhecido pelo destaque do audiovisual nos Estados Unidos, Mikey Madison não vem de uma família de artistas. Tanto o pai quanto a mãe da vencedora do Oscar são psicólogos. Diferentemente de outros famosos do meio de atuação, Mikey não é uma influenciadora digital, a jovem atriz não tem perfil em nenhuma rede social e mesmo vivendo personagens excêntricas em tela, a artista demonstra ser bastante reservada sobre sua vida fora das telas. Outra curiosidade sobre Mikey Madison vem do seu nome artístico, Mikey é um apelido do nome Mikaela, que é o verdadeiro nome de Mikaela Madison Rosberg.
O mundo agora aguarda para ver qual serão os próximos passos de Mikey Madison no audiovisual. Com o destaque após o grandioso prêmio de Melhor Atriz, a artista terá muitas ofertas de papéis e resta o público aguardar as próximas ações dessa que vem demonstrando grandes chances de trilhar um futuro promissor no cinema.
De acordo com Deuxmoi, Mikey Madison está no topo de todas as listas de desejos de elenco: “Ouvi dizer que a Marvel a quer para um papel no reboot dos X-men, mas não espere que ela diga sim. Ela também tem muitas ofertas legais de TV, mas pode recusá-las para seguir uma carreira de prestígio no cinema.”