Connect with us

Famosos

Daniel Radcliffe se pronuncia após comentário transfóbico de J. K. Rowling: “Mulheres trans são mulheres”

Publicado

em

DANIEL HARRY POTTER JK

Daniel Radcliffe, que protagonizou a saga “Harry Potter”, publicou um texto na última segunda (08) onde se pronunciou a respeito dos comentários feitos pela criadora da franquia J.K Rowling. O ator se desculpou com os fãs que se sentiram ofendidos com os comentários da escritora a respeito de mulheres transgênero.

Na noite do último sábado (06), JK comentou sobre a manchete que dizia “Criando um mundo mais igualitário pós-Covid-19 para pessoas que menstruam”. “‘Pessoas que menstruam’. Tenho certeza de que costumava haver uma palavra para essas pessoas. Alguém me ajude? Wumben? Wimpund? Woomud? [modificações propositais da palavra ‘woman’, que significa mulher em inglês]”, escreveu.

De acordo com os usuários, as visões de Rowling igualavam feminilidade à menstruação, sendo que muitos homens trans menstruam e mulheres trans que não. “Consegue escrever um mundo mágico inteiro, mas não consegue entender que homens transsexuais existem? Eu não menstruo desde 2017 – minha feminilidade foi pausada até que eu consiga convocar uma [menstruação]?”, escreveu a autora britânica e colunista de relacionamentos Beth McColl.

“Respeito o direito de todas as pessoas transsexuais de viverem da maneira que seja autêntica e confortável para elas. Eu protestaria com vocês se vocês fossem discriminados com base em serem trans”, escreveu Rowling em resposta às críticas.

Confira o texto de Daniel:

Eu entendo que certas mídias irão provavelmente pintar isso como uma luta entre eu e J.K. Rowling, mas não é sobre isso, é sobre o que é importante agora. Enquanto Jo é uma pessoa inegavelmente responsável pelo curso que minha vida tomou, como alguém que eu tive a honra de trabalhar e como alguém que tem contribuído para o Trevor Project na última década, eu tenho que dizer algo: Mulheres trans são mulheres. Qualquer declaração contrária apaga a identidade e dignidade trans e vai contra a todas as recomendações de saúde que possuem bem mais entendimento sobre o assunto do que eu ou Jo. De acordo com o Trevor Project, 78% das pessoas trans sofreram discriminação. É claro que precisamos suportar essas pessoas e não invalidar suas identidades e nem causar dor“, escreveu.

A todos aqueles que agora sentem que sua experiência com os livros foi manchada ou diminuída, sinto profundamente pela dor que esses comentários causaram“, completou o ator falando diretamente com os fãs de Harry Potter.

Trending