Após vencer o Brit Awards 2024 e realizar uma performance memorável na premiação, Dua Lipa anunciou nesta quarta-feira (13) o disco “Radical Optimism”, o terceiro da carreira. A novidade chegou acompanhada da capa, tracklist e data de estreia do tão aguardado sucessor do “Future Nostalgia” (2020).
O “Radical Optimism” chega em todas as plataformas digitais em 3 de maio e contará com 11 músicas, incluindo as já lançadas “Houdini” e “Training Season”. Já a fotografia da capa do projeto tem assinatura de Tyrone Lebon e mostra a cantora na água de um mar e uma barbatana de um tubarão.
Dua trabalhou com uma equipe de colaboradores de peso ao longo do projeto, incluindo Caroline Ailin, Danny L. Harle, Tobias Jesso Jr. e Kevin Parker. Confira a tracklist completa do “Radical Optimism”:
1. end of an era
2. houdini
3. training season
4. these walls
5. whatcha doing
6. french exit
7. illusion
8. falling forever
9. anything for love
10. maria
11. happy for you
Em recente entrevista ao Fantástico, Dua revelou ter cerca de 97 músicas já compostas. A cantora de 28 anos contou que o terceiro álbum da carreira marca a transição de deixar de ser uma menina para se tornar uma mulher e que o processo de composição dos últimos anos resultou nas duas canções do “Radical Optimism” já conhecidas pelos fãs, além das outras faixas do projeto e lançamentos futuros.
Inspirações e autodescoberta
Inspirado na autodescoberta de Dua, “Radical Optimism” explora a pura alegria e a felicidade de ter clareza em situações que antes pareciam impossíveis de enfrentar. As despedidas difíceis e os começos vulneráveis, que antes ameaçavam esmagar sua alma, tornam-se marcos à medida que escolhemos o caminho do otimismo e começamos a ver graça em meio ao caos.
Definido como “felicidade pop” e “pop dançante e confiante, cheio de frases espirituosas” pela Rolling Stone, o projeto se baseia na energia da cidade natal da artista, Londres, e incorpora a crueza, a honestidade, a confiança e a liberdade do Britpop dos anos 90. “Radical Optimism” promete transportar o seu ouvinte para um mundo pop sonhador, rico em musicalidade, liricamente sem remorso e sonoramente libertador.
“Há alguns anos, um amigo me apresentou o termo ‘otimismo radical’. É um conceito que ressoou em mim e fiquei mais curiosa quando comecei a brincar com ele e a integrá-lo em minha vida“, conta Dua. “Então, me ocorreu a ideia de passar pelo caos com elegância e sentir que eu podia enfrentar qualquer tempestade. Ao mesmo tempo, me vi examinando a história da música – psicodelia, trip hop e britpop. Sempre me pareceu muito otimista, e essa honestidade e atitude são sentimentos que levei em minhas sessões de gravação“, completou.