Advogada, empresária, palestrante, mãe, esposa e dona de si mesma. Essas são algumas das características de Eliane Dias, convidada do episódio desta semana do videocast ‘Mamilos Café’. Conduzido por Cris Bartis, o bate-papo aborda temas como o valor da liberdade, em especial para mulheres pretas, a criação dos filhos, o trabalho e a história de amor de Eliane e Mano Brown.
Nascida e criada na periferia de São Paulo, a empresária conta os desafios de encontrar sua independência. “Eu era presa aos rótulos. Criei obrigações que tinha que cumprir: tinha que ser magra, trabalhar, ajudar em casa, estar bem-vestida e usar salto alto. Então, nunca me achei bonita e não conseguia sorrir”, revela.
Ao falar do casamento, a advogada conta o que a atraiu em Mano Brown, aos 23 anos. “Ele tinha uma coisa que eu não possuía: a liberdade. O que me fez olhar pela segunda vez para o Pedro Paulo foi ele ser livre. Essa liberdade me transmitia uma força. Ele era muito forte, ele ria. Eu gosto de pessoas que sorriem, porque para eu sorrir era é uma luta. Ele se divertia, não era focado nos rótulos, como eu”, relembra Elaine, responsável pelo agenciamento e carreira do marido.
Mãe de Jorge e Domênica, a palestrante explica como é a dinâmica familiar e a importância da individualidade de cada um ser respeitada. “Busquei criar uma família respirável. Não somos do estilo que almoçamos todos juntos aos domingos. Cada um tem seu espaço e ninguém pode tirar isso”, afirma Eliane. Além disso, ela reforça que todos têm ritmos de vida diferentes e que isso não muda o grande amor que cultivam entre si.
Por falar em respeito, Eliane reforça como sua religiosidade é presente nas suas decisões: “Não gosto do sentimento de posse. Sou uma mulher preta, de Oiá (Orixá), livre, do vento”. E o mesmo ensinamento vale para os filhos, que são ensinados a não temer a liberdade. “Meus filhos não são controlados, eles são técnicos. Eles pensam e sabem escolher entre uma coisa ou outra, os criamos para serem livres”, finaliza.
O videocast ‘Mamilos Café’ tem novos episódios às quintas-feiras, com distribuição multiplataforma, disponível no Globoplay – inclusive para quem não é assinante do streaming –, nas plataformas de áudio e no canal do YouTube do Mamilos.