Seguindo os passos de outras obras que tinham data de estreia prevista para este ano, “Duna” pode sofrer atraso devido ao coronavírus (COVID-19). Mesmo com gravações concluídas, o filme adaptado do clássico de Frank Herbert ainda lida com os impactos causados pela pandemia. Em uma recente entrevista para o Festival de Filmes Internacionais de Shanghai, o diretor Denis Villeneuve contou sobre as dificuldades de concluir o trabalho em meio aos atuais eventos.
“Eu planejava voltar e filmar algumas cenas mais tarde, porque queria reajustar o filme. Eu precisava de tempo, na época não sabia que haveria uma pandemia bem quando estávamos trabalhando tais elementos. Vai ser uma corrida para terminar o filme na hora, já que somente nos foi permitido voltar a filmar dentro de algumas semanas”, esclareceu o cineasta em conversa online.
Com a realização remota de algumas atividades, Villeneuve explicou que as etapas de pós-produção precisaram ser repensadas e analisadas com atenção. Isso porque mesmo com a possibilidade de controlar a interação humana em filmagens à distância, “Duna” – assim como outros projetos cinematográficos – demanda de contato direto entre os profissionais envolvidos no processo de montagem. “Editar é como tocar música com alguém e você precisa estar na mesma sala”, afirmou o diretor.
Para dar vida aos personagens do romance de ficção científica, o elenco traz nomes como Rebecca Ferguson (Lady Jessica Atreides), Oscar Isaac (Duque Leto Atreides), Zendaya (Chani), Stellan Skarsgard (Barão Vladimir Harkonnen), Javier Bardem (Stilgar) e outros. Quem também faz parte do time é o ator Timothée Chalamet, interpretando Paul Atreides, protagonista da história que tem estreia prevista para 18 de dezembro de 2020.