Connect with us

Entrevistas

Entrevista | Art Popular fala sobre álbum “Tan Tan” e revisita a trajetória do grupo: “A gente é motivo de muito orgulho”

Publicado

em

art popular tan tan

 O atemporal grupo de samba Art Popular, o qual possui mais de três décadas de história, lançou a terceira parte de seu 22° disco da carreira, “Batuque de Magia”, no dia 4 de março. O álbum “Tan Tan” finalizou em grande estilo o projeto e já está disponível em todas as plataformas digitais.

Em conversa com a Poltrona Vip, Leandro Lehart, vocalista principal do Art Popular, comentou sobre o lançamento e expressou a alegria do grupo com a finalização do projeto.“A gente ta muito feliz, lançamos o ‘Pandeiro’ em dezembro, ‘Cavaquinho’ em janeiro e agora o ‘Tan Tan’. Esse é o disco mais alegre dos três. É um disco que tem muitos sambas de roda e também um pouco de carnaval.”, disse o artista. “Batuque de Magia” foi dividido em três partes, as quais possuem entre 7 e 9 faixas com o mesmo estilo. “Dividimos basicamente em playlists. No ‘Tan Tan’ as músicas tem o ritmo parecido, no ‘Cavaquinho’ as músicas são mais românticas e ‘Pandeiro’ é samba tradicional”, explicou Lehart.

“Tan Tan” expressa uma alegria típica do carnaval e o grupo escolheu trazer essa sensação para minimizar a saudade dos brasileiros com o cancelamento do carnaval. “Já que o carnaval foi cancelado no Brasil a fora nós decidimos lançar o ‘Tan Tan’ perto do carnaval para que os brasileiros tenham uma recordação dele. O povo brasileiro está com saudade, e quando ouvirem esse disco vão se sentir um pouco perto dessa cultura carnavalesca que faz muita falta”, disse o vocalista da banda. Leandro ainda afirmou que tem convicção de que o público pode sentir a animação da produção. “Tenho certeza que as pessoas vão se alegrar ouvindo esse disco, ele é bastante alegre e intenso, um disco que vai fazer parte de muita trilha sonora de muita festa por aí.”

O álbum que deu fim ao projeto “Batuque de Magia” tem 7 composições assinadas por Leandro Lehart e o samba-enredo “Axé Meu Camisa Axé ” é a oitava faixa. A música sela o clima característico de uma das culturas mais alegres do povo brasileiro e representa uma homenagem a todas as escolas de samba.

Batuque de Magia

Primeira produção de músicas inéditas do Art Popular desde a volta de Leandro Lehart ao grupo, em 2017, “Batuque de Magia” tem 23 canções inéditas e apenas uma não é assinada pelo músico. A concepção do álbum foi ideia dos fãs, que expressaram suas opiniões por meio de um grupo no Telegram criado pela banda. “Lançar em três volumes foi justamente uma sugestão dos nossos fãs. Nós fizemos um grupo de mil fãs no Telegram e eles nos ajudaram a escolher as capas dos discos, as fotos e a ordem das músicas. Eles acharam legal dividir o disco em três partes, para as pessoas poderem ter tempo de ouvir as músicas com mais facilidade e atenção”, contou o cantor.

A divulgação das músicas presentes em “Tan Tan” começou ainda antes da pandemia, e a estratégia do grupo foi apostar no que faltava no mercado musical, segundo Leandro.“ ‘Batuque de Magia’ começou antes da pandemia, a gente já estava fazendo um trabalho de divulgação das músicas na internet sem o disco ter sido gravado. Isso porque a gente entende que as pessoas não têm muita disponibilidade de ouvir músicas inéditas, elas gostam mais de ouvir as músicas conhecidas, os clássicos né. Então a gente resolveu lançar um disco de músicas inéditas, achamos que o mercado estava precisando.”

Três décadas de Art Popular

Para o grupo, os fãs são uma peça muito importante em sua carreira, e estão presentes em todas as fases, boas e ruins, da trajetória do Art Popular. “A gente tem fãs desde antes do primeiro disco e de várias fases de vida que passamos. São praticamente 35 anos de carreira em que vivemos grandes momentos. Fases de muito sucesso,  e outras nem tanto, a música brasileira vai mudando de opinião, uma hora ela gosta de um ritmo aí vão todos naquele ritmo, e os outros sofrem um pouco. Depois aquele ritmo é esquecido e ele vira clássico.”, explica. Lehart ainda comentou o sucesso duradouro do grupo e exaltou sua história. “É muito improvável o que tá acontecendo com a gente, de ter uma banda depois de tanto tempo, uma legião de fãs que nos seguem depois de tanto tempo, ter outras bandas que regravam nossas músicas. A gente é realmente motivo de muito orgulho.”, disse Leandro.

O Art Popular tem mais de três décadas de trajetória e acumula muitos hits, como “Pimpolho”, “Eternamente Feliz”, Ôa Ôa, Telegrama” e “Temporal”, um de seus maiores sucessos, com mais de 28 milhões de streams no Spotify, e, segundo a banda, um “fenômeno de comunicação”.  “Acho que ‘Temporal’ é mais sucesso hoje do que quando ela foi lançada, em 96. É incrível como essa música virou um fenômeno de comunicação, de várias vertentes, classes sociais, de pessoas de várias idades diferentes. Uma molecada que não viveu 1990, que nem era nascido e canta a música como se fosse atual. Temporal é um fenômeno a ser estudado, e poucas músicas conseguem sobreviver a tanto tempo. Acho que o que acontece é que as pessoas se apossam da música, e hoje são mais donas da música do que eu como compositor delas. Ela passou apenas de uma música, virou um fenômeno de comunicação, é incrível.”, finalizou o cantor.

O grupo nos próximos meses

Em honra ao objetivo do disco, Lehart conta que o grupo pretende retomar os shows com uma roda de samba no estilo ‘samba raiz’ e revisitar diversos locais no Brasil, mas ainda não divulgou datas. “A gente tirar o palco e fazer uma roda de samba para ficar mais perto das pessoas brasil a fora, pra gente poder recuperar esse tempo que perdemos durante a pandemia, que não volta mais, né? E um desejo que nós temos é fazer uma roda de samba para estar perto do povo brasil a fora, com o Batuque de Magia, que é um disco de samba raiz e que a gente aprendeu com os nossos avós lá atrás, em uma turnê gigante que vamos fazer agora.”, contou o cantor. Leandro também reconheceu o conjunto como referência no estilo musical nos dias de hoje, e comentou que quer estar mais perto desse público. “O Art popular é referência do samba que sobreviveu a tantos sucessos e tantas mudanças de música. Hoje nós somos referência pra muita gente e por isso queremos fazer essa turnê com uma roda de samba incrível, e para poder estar mais perto dos fãs.”

Leandro declarou que no repertório não faltarão sucessos de todas as três décadas de história do Art Popular. “A gente ia começar a turnê batuque de magia em abril com a roda de samba, tudo certinho, com todos os lugares específicos, lugares que não visitamos há muito tempo e queremos retornar. E nessa roda de samba vão estar as músicas do Batuque de Magia e as clássicas, claro né. ‘Temporal’ vai estar, ‘Ôa Ôa’, ‘Utopia’, ‘Telegrama’, ‘Megastar’. Os clássicos que foram nossa trilha sonora nos últimos 30 anos vão estar também nesse repertório.”

O cantor ainda confirmou o lançamento de uma versão Ao Vivo do “Batuque de Magia”, com participações especiais de artistas de diversos gêneros musicais, como sertanejo, pop e samba mais raiz. No entanto, o grupo também não anunciou datas.

Por fim, o artista mandou uma mensagem carinhosa para seus ouvintes e leitores da Poltrona Vip, e afirmou que anseia por momentos alegres de muito samba e encontros. “Só tenho a agradecer e desejar o melhor dos mundos para todo mundo. A gente ainda está passando por um momento difícil, mas de saída da pandemia. Mas, que a gente possa se encontrar em breve em uma roda de samba, para a gente poder viver momentos alegres enfim.”

• • •

Agradecemos pela sua visita! Se gostou desta notícia, compartilhe com alguém que goste e nos ajude a chegar em mais pessoas. Acompanhe mais conteúdos exclusivos da Poltrona Vip no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Últimas Notícias

kimbra kimbra
Música3 horas atrás

Kimbra lança o álbum “a reckoning”; ouça!

Kimbra lançou nesta sexta-feira (27) o tão aguardado “a reckoning”, o quarto álbum da carreira. Com dez faixas, o projeto...

next in fashion 2 temporada gigi hadid Tan France next in fashion 2 temporada gigi hadid Tan France
Reality Show3 horas atrás

Netflix renova “Next In Fashion” para a 2ª temporada e revela data de estreia; assista ao teaser!

A Netflix revelou na última quinta-feira (26) teaser trailer e data de estreia da segunda temporada do reality show “Next...

chili beans luan santana simone mendes chili beans luan santana simone mendes
Lançamentos da Semana5 horas atrás

Lançamentos da Semana: Simone Mendes, Ava Max, Gabi Lins, Roupa Nova, Taylor Swift, Vanessa da Mata, Lucas Pretti e mais!

A última semana de janeiro trouxe alguns lançamentos super aguardados pelos fãs, como o “Diamonds & Dancefloors”, o segundo disco...

myra ruiz fabi bang wicked nova temporada myra ruiz fabi bang wicked nova temporada
Teatro10 horas atrás

“Wicked” confirma novas datas em São Paulo

Nova montagem do musical estrelado por Myra Ruiz e Fabi Bang estreia em março e seguirá até junho de 2023

baile do abrava tiago abravanel baile do abrava tiago abravanel
Notícias18 horas atrás

Tiago Abravanel desfila com bloco pela primeira vez no Carnaval

Depois de sete anos puxando bloco no esquenta para o Carnaval, em São Paulo, Tiago Abravanel se apresentará pela primeira vez durante...

Taylor Swift Lavender Haze Taylor Swift Lavender Haze
Música19 horas atrás

Taylor Swift lança videoclipe para “Lavender Haze”

Taylor Swift lançou nesta sexta-feira (27) o videoclipe de “Lavender Haze”, o novo single do projeto “Midnights”. Com direção assinada...

ava max Diamonds e Dancefloors ava max Diamonds e Dancefloors
Música20 horas atrás

“Diamonds & Dancefloors”: Ava Max lança o aguardado segundo disco da carreira; ouça!

Ava Max lançou nesta sexta-feira (27) o tão aguardado “Diamonds & Dancefloors”, o segundo disco da carreira. Com 14 faixas,...

mari antunes mari antunes
CarnaVip23 horas atrás

Chá da Alice prepara programação de Carnaval com Mari Antunes, do Babado Novo; saiba mais!

Após lotar casas de show com edições de sucesso, o Chá da Alice se prepara para embarcar no Carnaval com...

anitta anitta
Notícias1 dia atrás

Anitta simula sexo oral em gravações de novo clipe e choca a web; assista!

Anitta chocou os internautas nesta quinta-feira (26) após um vídeo dos bastidores do novo clipe da artista vazar na internet....

gloria groove rock in rio gloria groove rock in rio
Universo Spanta1 dia atrás

Quarto fim de semana do Universo Spanta terá shows de Pabllo Vittar, Iza, Gloria Groove, Jão, Pocah, Xamã e muito mais

O quarto e último fim de semana do Universo Spanta mantém a tradição da mistura de ritmos, com muito pop,...