Entrevistas
ENTREVISTA: Diego Moraes lança novo álbum e conta detalhes do processo criativo
Publicado
3 anos atrásem

Uma das promessas da nova música popular brasileira, o cantor Diego Moraes lança o segundo disco de sua carreira. No álbum “#Équeeuandodeônibus”, o artista passeia entre o pop e o jazz e reflete sobre as dores e delícias do cotidiano.
Revelado no programa “Ídolos”, versão brasileira do “American Idol” exibida pela Record TV de 2008 a 2013, o artista seguiu vertentes diferentes do mainstream e desafiou diversos padrões, tanto nas letras, quanto na sua expressão estética, agregando caráter de resistência à sua arte.
O novo trabalho, cujo primeiro single, “Muderno”, já alcançou mais de 400 mil views no YouTube, é o primeiro em que Diego mostra canções de sua autoria. Ele, garante, quer fazer música que fala com o povo. Nessa entrevista, o rapaz conta as próximas novidades da carreira e destrincha um pouco das suas fontes de inspiração. Com a palavra, Diego Moraes!
Poltrona Vip: De onde veio a inspiração para as músicas do álbum #Équeeuandodeônibus”?
Diego Moraes: O título do disco é uma frase do single “Muderno”. Um dia, um amigo num buteco me perguntou: ‘E aí, Diego… o que você tem feito na vida?’, respondi ‘Olhado muito pro céu’, ele perguntou por quê, eu respondi ‘É que eu ando de ônibus’. A hashtag é porque na época eu fotografava muito quando andava de ônibus e quis concentrar as fotos no Instagram, achei legal e coloquei no nome do álbum. Esse disco veste muita gente por conta de ser um reflexo irônico de um cotidiano comum de uma pessoa tentando viver feliz diante de todos os problemas que estamos atravessando no país. É um álbum dançante, mas que fala de dor. Eu estava vivendo várias fossas não só sobre amor, mas sobre vida profissional e sobre futuro e como eu só sei cantar, tive que dar um jeito de sair dessa. Assim como o samba, eu queria que as pessoas dançassem com essas letras doloridas. Uma forma irônica de comunicar que “vai ficar tudo bem” como sempre fica. De algum jeito.
PVIP: Como artista com uma proposta mais alternativa, o mercado atual da música pop te inspira? De que maneira?
DM: Tanto me inspira que considero o álbum bem Pop. Estudei um pouco de música em conservatório, e músico de conservatório radical é chato pra caralho em relação ao que seria “música boa” e acabou que fui criado ouvindo “música boa”. Mas daí a criança viada pousou em meu ser e eu queria rebolar a todo o momento. Foi quando meu amiguinho de infância me ligava pra tomar Toddy gelado na casa dele e ficávamos dançando É o Tchan escondido a tarde toda. Então eu fui criado cantando “Jesus Alegria dos Homens” no coral e estudando “Mozart” no piano, mas dançando É o Tchan escondido. Acho que a vida é bem mais feliz gostando de coisas, das coisas, então eu tô gostando.
PVIP: Como você enxerga os realities musicais hoje em dia e quais mudanças a sua participação no Ídolos trouxe para a sua carreira?
DM: Enquanto as emissoras não lançarem um reality de compositores para revelarmos a Nova Música Brasileira de Resistência, não teremos nada novo sob o sol. As emissoras perdem a grande oportunidade de ouvir o que as pessoas têm a dizer através da música. Só continuaremos assistindo a reprodução do que já existe e o pior: em inglês. Eu amei participar da minha edição do “Ídolos” porque além de infinitos aprendizados, não cantamos músicas em inglês. Não tenho preconceito com cantar música em inglês, mas só 5% da população do país entende.
PVIP: Sobre o processo de composição de suas músicas e sua sonoridade, como isso vem? Você pensa na melodia primeiro ou a letra vem antes?
DM: Não me considero um bom compositor. Sou rodeado de contemporâneos amigos compositores geniais então eu prefiro não escrever. Quando eu mostro alguma coisa é porque estava entalado mesmo. Músicas só saem daqui de anos em anos mas quando ela vem, vem tudo junto. A última que compus nasceu no banho. Não acredito em processo, mas me boicoto dizendo porque acabo vivendo um processo no meu cotidiano que é bastante intenso por ter sol em câncer e lua em leão, então as músicas vêm disso (risos). Quando vêm…
PVIP: Contribuições com outros artistas estão super em alta e, às vezes, eles nem compartilham do mesmo estilo musical. O legal é que o resultado muitas vezes é ótimo! Pensando nisso, há algum artista que você gostaria de colaborar? Quais?
DM: Amy Winehouse porque compactuo com ela na falta de inteligência emocional e com Elza Soares pela garra.
PVIP: Há alguma coisa dos seus próximos projetos que você pode contar pra a gente? Vai ter clipe? Vai ter a “#ÉQueEuAndoDeOnibusTour”?
DM: Vai ter clipe sim! “Demodê” (próximo single) inevitavelmente ganhará um clipe. E vai ter tour, com certeza. Em São Paulo, me apresento amanhã (22) no JazzNosFundos. Depois vou para Belo Horizonte, em Julho. Logo mais teremos mais novidades.
Reportagem: Otávio Pinheiro
Serviço
Ladies First e Diego Moraes
22 de junho, a partir das 22h
JazznosFundos / CCMI
Rua Cardeal Arcoverde, 742 – São Paulo/SP
Confira também
Publicidade

BBB21 | Projota, Viih Tube e Fiuk são os mais votados e começam reality com imunidade

Globo exibe “Sangue Jovem” no Domingo Maior e “Dia De Treinamento” é atração do Cinemaço

Globo exibe “Guardiões da Galáxia Vol. 2” no Temperatura Máxima deste domingo

Globo exibe “O Golpe”, filme com Charlie Sheen e Morgan Freeman, no Supercine deste sábado

Sergio Groisman recebe Thelma, Gizelly Bicalho, Gleici Damasceno e outros ex-BBBs no Altas Horas

Lays Peace realiza live erótica no Instagram e vira um dos principais assuntos nas redes sociais

“Soul” apresenta visão sensível e inovadora do real sentido da vida | Crítica

“No Escuro”: jovem com deficiência visual investiga crime em nova série exclusiva do Globoplay

“Chocolate com Pimenta”, “Mom” e Big Brother Brasil chegam ao Globoplay em janeiro

Armie Hammer, de “Me Chame Pelo Seu Nome”, é acusado de abuso e canibalismo
Trending
- Big Brother Brasil5 dias atrás
BBB21 | Diogo Defante expõe ameaças de Nego Di: “Disse que ia me bater e que eu seria estuprado”
- Famosos5 dias atrás
BBB21 | Internautas revivem vídeos de Nego Di ofendendo Thelma, Flay e Manu Gavassi
- Big Brother Brasil4 dias atrás
BBB21 | Conheça o signo dos participantes e o que esperar de cada um no reality
- Televisão2 dias atrás
Com Manu Gavassi e Rafa Vitti, “Malhação Sonhos” retorna à programação da Globo