in ,

Entrevista | Jake Shears chega ao Brasil para shows e comenta sobre disco “Last Man Dancing”: “Festa do começo ao fim”

Prestes a comemorar o primeiro aniversário do disco mais recente, “Last Man Dancing”, Jake Shears chega ao Brasil para aguardadas apresentações na festa Kevin, no Rio de Janeiro e em São Paulo neste final de semana. O multiartista, que conquistou os fãs ao fazer parte do grupo Scissor Sisters, conversou com exclusividade com a Poltrona Vip sobre o disco, shows no país e as novidades da carreira.

Sobre a vinda ao país, Jake revela estar bastante animado e que não está vindo apenas cumprir a agenda de shows, mas para curtir um pouco a viagem, já que são raros esses momentos por conta da carreira. “Estou tão animado para chegar com calma e passar algum tempo, fiz isso para poder curtir primeiro uma viagem, não estou apenas indo e voltando, posso ficar um pouco, porque é tão raro ir para o Brasil. Então, estou muito animado para curtir um pouco“, contou.

Com duas apresentações agendadas no Brasil, Jake está bastante animado para encontrar o público brasileiro e promete muita diversão. Os espetáculos acontecem nesta sexta, 31 de maio, no Rio de Janeiro e no dia 1 de junho, em São Paulo. “Vai ser muito divertido, estou muito animado para tocar, conhecer novas pessoas, fazer novos amigos e me divertir lá com todo mundo”, completa.

O último homem dançando

Jake vem ao Brasil trazendo todo o repertório da carreira, mas em especial o do projeto mais recente, o “Last Man Dancing”, que chegou às plataformas digitais em junho de 2023. O artista buscou trazer por meio das 12 canções todos os elementos que mais ama ao mergulhar no gênero dance de um disco definido por ele mesmo como “uma festa do início ao fim”.

“Eu queria fazer um disco dançante. Quer dizer, meu disco anterior, o primeiro álbum solo, era muito mais, era quase como uma vibe de rock clássico e era exatamente o que eu queria fazer na época, mas eu sabia que as pessoas realmente queriam outro disco dance meu e eu estava pronto para fazer um finalmente. Então, eu só queria fazer um disco que realmente parecesse uma festa do começo ao fim e sim, esse era apenas o objetivo principal. E eu também queria que fosse algo que eu realmente amasse e isso fosse o principal. Mas acho que, no geral, apenas algo que proporcionasse diversão às pessoas do começo ao fim.”, disse o artista sobre o disco, que traz colaborações de Kylie Minogue, Big Freedia, Amber Martin e mais.

O primeiro ano do “Last Man Dancing” foi recheado de grandes projetos e passou tão depressa que o artista nem acredita. “Este último ano passou tão rápido. Não posso acreditar que o disco realmente tenha sido lançado já faz um ano no próximo fim de semana. Não parece tanto tempo assim. Tem sido muito ocupado. O verão passado foi muito divertido. Eu simplesmente não parei de trabalhar de verdade. E aí eu entrei, comecei os ensaios do Cabaret, fiz Cabaret aqui em Londres. Comecei os ensaios em agosto e terminei em março. Então essa tem sido a maior parte do meu ano fazendo teatro. Então tudo passou muito rápido e foi um momento muito bom na minha vida. Tenho me divertido muito fazendo o que amo.”, finaliza.

O pós Scissor Sisters

Scissor Sisters foi um grupo formado por Jake, Babydaddy, Ana Matronic, Del Marquis e Randy Real em 2001 e que rapidamente se tornou querida na comunidade LGBTQIAPN+. Com quatro álbuns de estúdio, a banda americana entrou em um hiato em 2012 e, desde então, os integrantes vem trabalhando em trabalhos diversos. 

Shears conta que o fim do grupo lhe deixou um pouco perdido. “Acho que quando parei, quando coloquei Scissor em um hiato, eu me mudei para Los Angeles, estava em uma cidade nova, não tinha mais a banda e demorei um pouco para descobrir o que eu deveria estar fazendo. Me senti realmente perdido por um bom tempo.”, refletiu.

Dez anos se passaram e neste tempo Jake encontrou o seu caminho em diversos projetos, além da música. O artista é host do podcast Queer The Music, fez parte do cast do espetáculo “Kinky Boots”, da Broadway, em 2018, além de ter uma carreira musical repleta de novidades. “Já se passaram 10 anos e agora estou há mais tempo fora da banda desde que estive nela e me sinto muito orgulhoso de todo o trabalho que fiz nos últimos anos.”, diz o artista refletindo sobre a carreira solo.

“Eu sinto que sempre terei orgulho da Scissor e ela sempre será uma grande parte de mim. Scissor Sisters é uma grande parte do meu coração, mas neste momento é bom sentir que é apenas uma parte de mim e não tudo.”, comenta.

Novo musical, novo álbum e novos planos

Os próximos meses serão agitados para Jake, que já possui grandes planos e compromissos. Além de uma agenda de shows agitada, o artista adianta que o musical Tammy Faye, que estreia na Broadway em breve, é um dos principais projetos do ano. “Neste verão estou tocando em vários festivais no Reino Unido e estou me preparando. Vou me mudar para Nova York em setembro e outubro para meu musical chamado ‘Tammy Faye’, que é um show que escrevi com Elton John. […] Estarei trabalhando muito neste verão, estou tentando ter um pouco de tempo livre e tentar me divertir um pouco e não trabalhar muito duro só para estar pronto para o que está reservado para o próximo ano.”, diz.

Além do espetáculo, o artista também trabalha em projetos paralelos e conta que há até mesmo um projeto de um novo disco a caminho, mas este ainda está em contrução. “Estou fazendo uma segunda temporada do podcast agora e estou muito animado, recebi alguns convidados incríveis, estou trabalhando em outro livro, outro álbum […] Eu definitivamente acho que vou escrever mais musicais e tenho outros musicais em andamento, há muito mais.”, conta. 

Já sobre o mundo do cinema, um território ainda não trabalhado por Jake, o artista comenta sobre o amor que desenvolveu pelos filmes, mas não pensa em criar um roteiro ou algo do tipo. “Eu simplesmente sou um fanático por filmes e isso realmente se tornou um dos meus maiores amores agora, mas eu nunca poderia me imaginar fazendo algo assim, eu realmente não tenho nenhum desejo de criar filmes, mas eu adoro isso”, revela.

• • •

Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos exclusivos no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Otavio Pinheiro