in

Entrevista | Luiza Porto celebra quase 15 anos de carreira com o lançamento da animação “Elementos”, da Disney Pixar

Fotos: Jonathan Wolpert

A atriz, cantora, dubladora, produtora e diretora Luiza Porto se prepara para comemorar 15 anos de carreira em uma fase especialmente movimentada. Em cartaz com o espetáculo “Anjo de Pedra”, em São Paulo, prestes a estrear nos cinemas com o longa musical “O Mágico di Ó”, pela Paris Filmes, e de protagonizar, ao lado de Vitor Rocha, o musical “Bom Dia sem Companhia”, que em breve estará disponível numa plataforma de streaming, Luiza celebra a dublagem da protagonista Faísca, na mais recente animação da Disney Pixar “Elementos”.

A arte cruzou seus caminhos ainda muito jovem, quando encontrou na Oficina dos Menestréis e INDAC Escola de Atores o caminho que a levou a dar os primeiros passos rumo a carreira profissional dedicada à interpretação. Com o tempo esse caminho foi se enveredando para outros lados, como o do canto e da dança.

A dublagem faz parte da vida da artista há 10 anos e, nessa longa trajetória, ela coleciona importantes papéis em produções grandiosas. Em séries, sua voz pode ser reconhecida em sucessos como “Bridgerton”, “Elite”, “Anne com E”, “13 Reasons Why”, “Eu Nunca” e “Once Upon a Time”. Nos filmes, em “Avatar: o Caminho da Água”, “Marvel Rising: Guerreiros Secretos”, o live-action de “Pinóquio”, “Zombies”, entre outros. Em animações, encontramos sua dublagem em “Raya e o Último Dragão”, “Elena de Avalor”, “Monster High”, “Princesinha Sofia” e nos animes podemos ouvi-la em “Boruto”, “Beastars” e “Bleach”.

Em “Elementos”, o público é apresentado a uma cidade onde habitantes de água, terra, ar e fogo coexistem. Contudo, esse último grupo não está inteiramente integrado à sociedade e é nele que encontramos a esperta e temperamental Faísca, filha de imigrantes orgulhosos e donos de uma loja bem frequentada pelos seres de fogo. Quando um acidente envolvendo a loja de seus pais acontece e o personagem empático e sentimental Gota é introduzido à narrativa, a clássica situação de amor proibido é inserida e, durante o desenrolar da história acompanhamos o desfecho desse casal que promete emocionar e divertir o público.

Uma vez que Luiza cresceu assistindo as animações da Disney, ao fazer parte de um trabalho tão grande como esse, ela afirma que realizou um sonho e que colocou nele tudo que acreditava e da melhor maneira que pôde. A Poltrona Vip conversou com Luiza para saber mais sobre a Cidade Elementos e sua habitante flamejante, assim como foi o trabalho de dublagem da animação.

Na semana que antecedeu o lançamento da animação no Brasil, o Fantástico apresentou uma matéria com a equipe criativa e dubladores originais do longa. Nela, além das dificuldades encontradas e soluções alcançadas quanto à animação em si, foi perguntado para essas pessoas qual palavra melhor descreveria o filme. Ao ser questionada, Luiza é direta ao dizer que a animação fala sobre relações. 

“Acho que ‘Elementos’, para mim, fala sobre relações. Ainda mais vendo pela ótica da Faísca é muito precioso ver como ela admira seus pais, sua história e seu legado. A relação familiar é um ponto fortíssimo além de começar a se relacionar com o Gota, um cara de outro elemento que tem muita facilidade em se conectar com as pessoas, diferente da Faísca. É muito lindo ver como a Faísca se modifica por conta de uma nova relação e como é importante a troca com as pessoas.”, conta.

Luiza ainda detalhou como foi o processo de dublagem da personagem e quais orientações recebeu para achar o tom correto da Faísca. “Quando eu fiz o teste para o filme, o diretor Diego Lima já me direcionou para um voz mais grave, dura e explosiva. Ao longo das gravações a direção continuou por esse caminho, mas com a camada familiar, insegura e delicada nos momentos mais íntimos. Esse processo acontece na hora, vamos sendo levados pela história e pela personagem. Me emocionei em vários momentos durante a gravação e era muito especial a conexão criada no estúdio. O Diego falava até mais baixo para não dispersar o clima (rs). Foi muito divertido, leve e inspirador.”, contou a dubladora.

O processo de dublagem demanda do profissional diversas técnicas para dar aos personagens a entonação que eles necessitam em todas as camadas. Com diversos trabalhos na carreira, Luiza reconhece os desafios da profissão e revela a cena que mais gostou de dublar em “Elementos”.

“Em um determinado momento da história a Faísca vai até um estádio junto com o Gota para tentar reaver suas multas, foi muito divertido ver os olhinhos de descoberta dela nessa cena e como ela batalha para não fecharem a loja do seu pai. O trabalho em si é já um baita desafio, uma animação dessa qualidade nos faz entregar tudo de melhor que temos a oferecer. Me dediquei muito em entregar todas as intenções, subtextos, puxadas de ar e sentimentos necessários para a Faísca ter seu sonho realizado. Houve um cuidado muito especial do diretor Diego Lima e da diretora geral da Disney, Vania Mendes, em trazer palavras do universo ‘Elementos’ para as expressões dos personagens, o que dá um toque único para o filme também. Eu amo a comédia romântica entre a Faísca e o Gota, dois seres opostos que apresentam seus mundos um para o outro. Você se pega sorrindo e emocionado durante o filme e é uma sensação maravilhosa.”, continua.

Ao longo dos dias que sucederam a estreia de “Elementos” e dos materiais divulgados pela Disney e pelos envolvidos no processo de criação da animação, foram notadas as similaridades encontradas entre a história do diretor Peter Sohn e a história da nossa protagonista Faísca. Sohn conta que seus pais emigraram da Coreia no início da década de 70 e que, ao chegarem nos EUA, construíram uma movimentada mercearia no Bronx. Essa mistura de famílias que se aventuraram em uma nova terra cheia de sonhos e esperanças de diferentes culturas e idiomas, por fim, o levou a “Elementos”

Sobre essa similaridade com a trama, Luiza revela que a história de Faísca também te leva a recordar de alguém da própria família. “Faísca é uma mulher forte que trabalha muito e que respeita o legado de sua família, eu me vejo em muitas das características e escolhas dela. A vida, às vezes, nos obriga a ser dura e direta. Saber se colocar, resolver o que precisa é abrir mão muitas vezes das suas escolhas pelo o que é melhor pra quem você ama. Minha vó era japonesa e é impossível não lembrar dela e da sua história chegando ao Brasil. Mulher batalhadora e estilista, através do trabalho pôde proporcionar à sua família uma vida cheia de oportunidades e possibilidades. Mesmo tendo feito a Faísca, confesso que nesse último mês eu tô só o Gota. Me sinto emocionada e grata por tudo o que está acontecendo na minha vida e quando me dou conta já estou chorando. Acho que o desafio da vida é a gente saber passar pelos extremos para entender o equilíbrio.”, diz.

Ter a voz eternizada em algum personagem da Disney é um sonho realizado para qualquer profissional da área, uma vez que gerações e mais gerações poderão assistir às produções e, sempre que isso acontecer, serão as vozes deles que estarão lá ajudando a contar essa história. Poder viver isso deve ser algo inimaginável e Luiza revela que se sente feliz e honrada com esta oportunidade. 

“Eu cresci vendo os filmes, séries e animações da Disney. Muito da minha ideologia e de quem eu sou vieram disso. Então saber que estou fazendo parte e contribuindo para as futuras gerações é muito especial. É como se eu desse continuação a um ciclo onde sonhos podem ser realizados. Estou muito feliz e honrada por fazer parte desse projeto. E será uma aventura sempre poder voltar e assistir esse filme ao longo da minha vida.”, conta.

Ao longo dos anos, o público pôde acompanhar a transformação que as animações dos estúdios Disney e Pixar sofreram para entreter não só as crianças, mas também o público adulto. Além de trazerem personagens cativantes e divertidos e cenários coloridos e fantasiosos, os estúdios nos apresentam camadas densas de assuntos delicados como, por exemplo, o luto, a perda de entes queridos, a solidão, o amadurecimento. 

“Eu adoro que as animações da Disney e Pixar são criadas para conversarem não só com o público infantil, mas com todos. Elementos tem tantas mensagens e situações que podemos aprender com elas de uma forma muito pessoal. Para mim fica o frescor do amor entre pessoas tão diferentes, o respeito e dedicação pelo legado de sua família, descobrir nossos desejos e ir em busca deles e o mais importante, que mesmo com nossas diferenças culturais e pessoais podemos nos respeitar e viver juntos.”, contou.

Por fim, Luiza convidou os leitores da Poltrona Vip para assistirem “Elementos” nos cinemas. “Oi gente do Poltrona Vip, eu sou a Luiza Porto, a dubladora da Faísca, da nova animação Elementos da Disney e Pixar. Quero convidar todos vocês a assistirem essa comédia romântica para toda a família que deixa o coração quentinho. Tenho certeza que você também vai se apaixonar pela Faísca,  pelo Gota e pela cidade Elementos. Junta a família e os amigos e bora fazer um passeio divertido, assistir no telão com um balde de pipoca será inesquecível. Aguardo vocês!”, disse a atriz animada. 

Além do trabalho na dublagem, Luiza também leva todo o talento para os palcos em grandes espetáculos. Atualmente, a atriz está em cartaz de sexta a domingo no Teatro Tucarena com a peça “Anjo de Pedra”, onde vive a personagem Nelle. Para acompanhar todas as novidades da atriz, acesse as redes sociais

• • •

Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos exclusivos no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Édipo Regis

Pernambucano em SP apaixonado por arte e suas mais variadas formas de existir. encontrou nas aquarelas e, agora, nas palavras, um jeito de expressar o que sua mente inquieta pensa.