A onda de especiais de humor que vem surgindo ao longo dos anos começou, na verdade, com a consolidação do stand-up comedy no Brasil. De acordo com Guilherme Araújo, CEO da produtora Casa de Artistas, o fato de tantos humoristas como Rodrigo Marques, Renato Albani, Bruna Louise, entre outros, estarem lotando teatros toda semana por todo o Brasil, mostra a ascensão das comédias de stand-up no país.
Assim também é possível enxergar novas demandas, como por exemplo, a de gravações desse tipo. “Especiais de comédia servem para consolidar a carreira do humorista. E a partir do momento em que tantos querem mostrar seu material para o público, e que tantas e tantas pessoas querem consumir, os serviços de streaming passam a entender que o stand-up comedy é um grande ponto de virada”, explica Guilherme. Isso se dá por ser um formato mais barato de ser feito do que uma série ou filme, e atrair tanto público quanto.
A Netflix tem feito isso com bastante veemência, mas outros streamings também estão seguindo a mesma linha, e isso é cada vez melhor para o segmento, afinal, quanto mais pessoas assistem, mais bolhas os humoristas conseguem furar. Para Guilherme, um dos pontos de virada foi o humorista Thiago Ventura.
“Ele é um dos maiores expoentes da comédia, e entendeu, lá atrás, como atingir mais e mais pessoas através das redes sociais. Quando ele começou a postar seus materiais no Instagram, Facebook e Youtube, abriu-se um novo caminho para atingirmos públicos inimagináveis. Hoje, ele tem vídeos com mais de 25 milhões de visualizações”, explicou.
O fenômeno vem de uma questão natural e orgânica pelo fato da quebra da bolha e da quantidade de humoristas que estão surgindo, isso faz com que pessoas de nichos diferentes passem a conhecer e consumir cada vez mais o stand-up.
“Eu vejo essa tendência não só para esse ano, como algo natural e que vá crescer mais ainda nos próximos anos. Nossa ideia na Casa de Artistas é fazer com que nossos humoristas se consolidem junto com ela e com que cada um deles tenha seu especial de comédia gravado e, quem sabe, lançado por algum streaming”, afirma o empresário.