Connect with us

Teatro

Espetáculo infantil “Tatá – O Travesseiro” estreia no CCBB Rio este mês

Publicado

em

TATA O TRAVESSEIRO FOTO JOÃO JULIO MELLO

De 11 de janeiro a 1º de março, o Banco do Brasil e o SESI apresentam a premiada Artesanal Cia. de Teatro com seu mais novo trabalho para o público infanto-juvenil: “Tatá – O Travesseiro”, repetindo a parceria de sucesso de 2013 com O Gigante Egoísta.

Com estreia e produção original do SESI-SP, o espetáculo passou uma longa temporada pela capital paulista em 2019, e chega em 2020 a um dos principais palcos cariocas, o Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil, com indicações de melhor espetáculo nos prêmios Folha de São Paulo e Aplauso Brasil.

+ Anitta estreia como atriz de novelas em “Amor de Mãe” da Rede Globo

Como em todo o repertório da Artesanal, a direção é assinada por Henrique Gonçalves e Gustavo Bicalho que divide o texto e dramaturgia com Andrea Batitucci e Patrícia Von Studnitz.

O espetáculo marca a imersão da equipe dentro da linguagem do teatro de animação, usando apenas bonecos, máscara e teatro de sombras – uma novidade na trajetória do grupo, que normalmente dedica-se em uma pesquisa de convergência de linguagens.

O texto é quase que totalmente narrado em off, com pouquíssimos diálogos. “Logicamente, estas são escolhas estéticas, que guiaram todo o pensamento e construção artística da peça. Também buscamos a simplicidade, reduzindo ao mínimo necessário os elementos de cena. Dessa forma, conseguimos colocar uma lente de aumento nas relações entre pais e filho, sem usar de efeitos que visam muito mais ludibriar a audiência do que jogar uma luz sobre a urdidura dramática da trama”, explica o diretor Henrique Gonçalves.

+ BBB20 tem data de estreia e detalhes revelados em chamada

O cenário principal é a cama do menino Lipe, onde a maioria das aventuras acontece. A história é narrada através do jogo entre bonecos de manipulação direta, bonecos híbridos ou siameses – técnica em que parte do boneco é “vestida” pelo ator/manipulador –, máscaras, objetos e teatro de sombras.

A iluminação, associada a uma trilha sonora meticulosamente escolhida, complementam a encenação, fazendo de “Tatá – O Travesseiro”, uma proposta cênica lúdica e contemporânea, ideal para crianças a partir dos três anos de idade.

A narrativa gira em torno de Lipe, um menino tímido e introspectivo, que tem como melhor amigo seu travesseiro, Tatá. Eles formam uma dupla inseparável, sempre pronta para viver diversas aventuras nos sonhos mais empolgantes e divertidos.

Porém, um dia, Tatá desaparece e Lipe acredita que ele foi sequestrado pelo Pirata dos Sonhos – um vilão clássico, que não consegue sonhar e rouba o travesseiro das crianças, já que acredita que é nos travesseiros que os sonhos residem. Tatá empreende uma jornada de resgate ao melhor amigo, tendo que vencer seus medos e angústias, aos quais apenas a sua imaginação será capaz de resolver.

+ Joaquin Phoenix vence categoria de Melhor Ator no Golden Globes 2020; confira os vencedores

“Apesar do universo lúdico no qual a história é inserida, o texto lida com questões muito profundas, que, certamente, irão despertar no público uma identificação com o personagem principal”, diz o diretor e um dos autores do texto Gustavo Bicalho.

Temas importantes aparecem no decorrer da história como: adoção, bullying e separação. No palco, os atores Alexandre Scaldini, Edeilton Medeiros, Lívia Guedes, Marcio Nascimento, Marise Nogueira e Tatá Oliveira dão vida aos bonecos criados e confeccionados por Bruno Dante.

SERVIÇO:

Espetáculo: Tatá – O Travesseiro – Com a Artesanal Cia de Teatro

Gênero: Teatro infanto-juvenil
Local: Centro Cultural do Banco do Brasil -Teatro II – Rio de Janeiro
Temporada: De 11 de janeiro a 1º de março de 2020
No final de semana do carnaval (22 e 23/02) não haverá apresentação.
Dias e horário: sábados e domingos às 16h
Classificação: LIVRE – a partir de 3 anos
Duração: 50 min.
Endereço: Rua Primeiro de Março 66 – Centro, Rio de Janeiro/RJ
Tel: (21) 3808-2007 
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Horários da Bilheteria: Das 9h as 21h.
Capacidade:  153 lugares
Acesso para deficientes
Informações ao público: (21) 3808-2007

Trending