O Festival de Cannes 2021 chegou ao fim no último sábado (17), celebrando “Titane”, filme da diretora Julia Ducournau, como o vencedor da Palma de Ouro. Com a obra, Julia fez história na premiação por se tornar a segunda mulher a ganhar o prêmio principal.
Em “Titane”, depois de uma série de crimes inexplicáveis, um pai se reencontra com o filho que estava desaparecido há 10 anos. Titânio: Metal altamente resistente ao calor e à corrosão, com ligas de alta resistência à tração. Esse é o segundo longa-metragem de Julia Ducournau, depois do aclamado e polêmico “Grave” (2016).
Entre os ganhadores do prêmio deste ano, alguns destaques foram “Annette”, que levou o prêmio de direção, e a produção brasileira “Céu Agosto”, que ganhou uma menção honrosa do júri, presidido pelo vencedor do Oscar Spike Lee, no encerramento da cerimônia. Além disso, o filme “Marinheiro das Montanhas” foi aplaudido durante 14 minutos seguidos.
Confira a lista completa dos premiados:
- Palma de Ouro – “Titane”, da francesa Julia Ducournau
- Grand Prix – dividido entre o finlandês Hytti nro 6 e o iraniano Ghahreman
- Melhor interpretação masculina – “Caleb Landry Jones”, de Nitram
- Melhor interpretação feminina – Renate Reinsve, de “Verdens Verste Menneske”
- Melhor diretor – Leos Carax por “Annette”
- Prêmio do Júri – dividido entre “Memoria”, do tailandês Apichatpong Weerasethakul, e “Ha’Berech”, do israelense Nadav Lapid
- Melhor roteiro – “Drive My Car”, dos japoneses Hamaguchi Ryusuke e Takamasa Oe