As filmagens das sequências de Avatar, do diretor James Cameron, que aconteciam na Nova Zelândia, foram adiadas por tempo indeterminado por motivos de preocupação com o novo coronavírus. Segundo o produtor Jon Landau, a gravações que estavam previstas para abril na cidade de Wellington vão atrasar, no entanto os trabalhos com efeitos visuais continuarão normalmente a princípio.
O produtor afirmou, ao New Zealand Herald, que estamos no meio de uma crise global e não se trata apenas de uma crise na indústria cinematográfica e dessa maneira todos devem contribuir para achatar a curva do coronavírus. Apesar de ainda não haver nenhuma previsão quanto ao tempo de suspensão das filmagens, Landau disse que o status da produção será atualizado dia após dia.
O governo da Nova Zelândia, assim como vários outros países pelo mundo, já adotou medidas para conter o avanço da pandemia e, entre elas, exige que qualquer pessoa que entre no país deve ficar em isolamento por, no mínimo, 14 dias.
Entre as novidades no elenco, o ator Cliff Curtis, de Fear the Walking Dead, além de Kate Winslet e Oona Chaplin. E estarão de volta: Zoe Saldana, Sam Worthington, a incrível Sigourney Weaver, Stephen Lang, CCH Pounder, Dileep Rao e Joel David Moore.
Dessa maneira, Avatar 2 fica com sua estreia prevista para o dia 17 de dezembro de 2012 e Avatar 3 para dezembro de 2023, Avatar 4 para 2025 e Avatar 5, ao que tudo indica, chegará nas telas do cinema em 2027.