A Globo irá testar um novo formato de produção das novelas, que consiste na gravação de todos os capítulos antes da estreia. A primeira experiência da emissora neste novo modelo será a novela “Salve-se Quem Puder”, que foi interrompida durante a pandemia e retorna à grade no dia 22 de março.
“Salve-se Quem Puder” já teve gravações encerradas e por mais que já tivesse alguns capítulos apresentados, a exibição dos 53 capítulos restantes da novela de Daniel Ortiz marcará o primeiro teste no que promete ser uma atitude bastante ousada da emissora.
Na sequência, entrará no ar “Quanto Mais Vida, Melhor!”, novela de de Mauro Wilson e com Mateus Solano, Vladimir Brichta, Giovanna Antonelli e Valentina Herszage no elenco. Na trama os personagens sofrerão um acidente aéreo fatal, mas ganharão uma nova chance de viver ao chegar ao céu. A novela também poderá ser exibida completamente gravada, do primeiro ao último capítulo.
O decisão é motivada pelas consequências da pandemia e do quanto que muitas novelas, como a “Amor de Mãe” e a própria “Salve-se Quem Puder”, sofreram durante o momento com interrupções, dispensa de elenco e adaptações da trama para o retorno às gravações. Ao gravar todos os capítulos antecipadamente é possível que as novelas sejam exibidas normalmente sem preocupações ou interrupções.
No entanto, a medida é um tanto ousada, uma vez que não dará para fazer qualquer tipo de alteração ao medir o interesse e conexão do público com a trama e personagens. Se o modelo não der certo, a emissora retornará com o modelo tradicional e gravações simultâneas.