in

“Harry Potter e a Pedra Filosofal” completa 25 anos no Brasil e ganha edição limitada

Foto: Divulgação

Para marcar a data, a Rocco — que também completa 50 anos em 2025 — prepara o lançamento de uma edição comemorativa de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. A nova versão, que chega às lojas em 30 de abril, é uma réplica da primeira edição inglesa, lançada em 1997.

Com capa dura, sobrecapa e tiragem limitada, o volume traz desenhos originais do arquivo pessoal de J.K. Rowling. A obra também trará conteúdos extras, como um texto exclusivo do ilustrador Thomas Taylor, que narra a experiência de criar a icônica capa do livro.

Antes disso, nos dias 26 e 27 de abril, a editora promove eventos especiais em diversas cidades brasileiras. Durante essas ações, haverá venda antecipada da edição comemorativa em livrarias que participaram do lançamento original em 2000, como a Livraria da Vila da Fradique Coutinho, em São Paulo, e a Leitura do BH Shopping, em Belo Horizonte.

Uma aposta ousada e um divisor de águas na literatura juvenil

A decisão da Rocco de adquirir os direitos da obra ainda nos primeiros sinais de sucesso no Reino Unido foi estratégica. “Quando conheci o agente Christopher Little, perguntei se ele tinha algo juvenil, pois queria melhorar nosso catálogo. Ele me falou sobre Harry Potter, que estava indo bem na Inglaterra. Pedi para avaliarem e me disseram que era bom. Me bateu um instinto e resolvi telefonar para o agente. Começamos a negociar e chegamos a um acordo. O livro estourou no exterior e corri com a tradução para lançar no Brasil”, relembra Paulo Rocco.

Com o lançamento do segundo volume, o público da série se expandiu e passou a incluir também leitores adultos. J.K. Rowling, que chegou a ser rejeitada por várias editoras sob a alegação de que seu livro era “longo demais para jovens”, provou o contrário: nos Estados Unidos, os primeiros três mil exemplares esgotaram em apenas quatro dias.

A tradução que virou referência no Brasil

Um dos grandes desafios enfrentados no país foi a tradução. A tarefa ficou sob a responsabilidade de Lia Wyler, que precisou criar palavras inéditas em português para manter a coerência com o universo mágico.

O processo resultou em um glossário com mais de 2.100 termos — incluindo feitiços, personagens, lugares e objetos — que orientou não só as traduções dos volumes seguintes, como também as legendas e dublagens dos filmes. O vocabulário se tornou parte do imaginário de uma geração de leitores brasileiros.

Mais novidades em 2025

Além da edição comemorativa, a Rocco planeja uma série de lançamentos para celebrar o ano especial. Entre eles, dois livros de colorir com ilustrações baseadas nos personagens Funko Pop! — o primeiro, “Livro de colorir oficial Funko Pop! dos filmes Harry Potter”, já está disponível. O segundo, ainda sem título em português, está previsto para junho.

Também estão nos planos uma nova edição ilustrada e interativa de “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, mais um título da coleção Pocket Potters, dedicada a personagens da série, e um livro com receitas de confeitaria inspiradas nos filmes. “J.K. Rowling quebrou o paradigma de que jovem não lê. O mundo inteiro tem essa dívida com ela”, afirma Paulo Rocco. “Existe o antes e o depois de Harry Potter. Todos os dias nascem crianças e, mais cedo ou mais tarde, elas vão se deparar com a história mágica do bruxo e devorar os livros.”

• • •

Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos no X, Facebook, TikTok e Instagram, além do Google Notícias e do canal do Youtube. Se você quiser falar com a gente, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Otavio Pinheiro