O tão aguardado remake de “Pantanal” estreou na última segunda-feira (28) na Globo e apresentou os personagens da primeira fase da novela, incluindo a Maria Marruá, vivida por Juliana Paes. Em coletiva de imprensa, a atriz falou mais sobre o processo de preparação para interpretar este papel.
Para viver a emblemática Maria Marruá, Paes disse à imprensa que primeiro precisou saber como a personagem seria esteticamente e fisicamente para que pudesse montá-la. A caracterização foi parte importante para que a atriz adentrasse de vez no papel.
“Primeiro a gente faz um esboço mais ou menos do que vai ser a personagem nas duas fases, primeiro eu sentei na cadeira da Val, que é nossa maquiadora, e a gente começou a imaginar como seria o rosto de uma mulher que nunca se protegeu do sol, que nunca teria acesso ao protetor solar ou a um chapéu, como seria a pele dessa mulher, melasmas? Onde seriam? Marcas de expressão?”, contou ela como foi o processo.
Juliana continuou revelando como foram feitos alguns detalhes, pensados de forma para que ficassem os mais naturais possíveis. “Os cabelos brancos eram o meu cabelo branco natural que ia dando linha pros outros que iam se fazendo, depois entrei na sala da Marie pra gente entender como essa mulher se veste, tentando sempre deixar o conforto, roupa manchada artificialmente, unha suja… ai você se olha no espelho e o personagem vem, é nesse momento que você olha com tudo isso que você entende a figura de seu personagem e você começa a trabalhar em cima de uma imagem”, descreveu.
A construção da personagem se estendeu também para a vida pessoal da atriz, que ficou sem pintar os cabelos e sem fazer as sobrancelhas durante as gravações. Sobre abrir mão da beleza para viver Maria Marruá, Juliana é bastante direta e conta que foi algo positivo esse processo.
“É gratificante poder abrir mão da vaidade, da estética vigente e mais do que abrir mão disso ver beleza nisso, vejo beleza nisso, vejo beleza no cabelo branco, nas olheiras, nas marcas do tempo, não é esforço nenhum é um prazer largar um pouco essa mochila da vaidade do perfeito”, declarou.
Aos 43 anos, Juliana Paes vem numa crescente evolução e entregando personagens marcantes, como a Maria da Paz, em “A Dona do Pedaço”, a Bibi Perigosa, em “A Força do Querer”, e tantos outros. Sobre o papel em “Pantanal”, Juliana já havia revelado que o convite para viver Maria Marruá chegou inesperadamente durante a pandemia quando Rogério Gomes, o diretor artístico, ligou e disse que a queria como a personagem. Paes aceitou na hora.
Na coletiva, a atriz contou aos jornalistas sobre a expectativa com a estreia. “Cada personagem é uma gestação, parece que vai chegar um filho novo, que vai nascer um filhote, algo que você nutriu e esperou tanto tempo, não sabe que cara vai ter, que jeito vai ter, porque essa recepção tem a ver com o público, é uma ansiedade muito grande”, finalizou.
Já nesta primeira semana, Maria Marruá foi protagonista de momentos marcantes, como a perda do terceiro filho e a cena em que encara uma onça. Inclusive, o grande mistério da novela é se a personagem se transforma ou não em onça, algo que será bastante comentado nos próximos capítulos.