Lagum e o duo ANAVITÓRIA se uniram em parceria e lançaram nesta sexta-feira (11) os singles “universo de coisas que eu desconheço” e “CAIXA POSTAL”. Com sonoridades distintas e temas opostos, as faixas foram pensadas como um só projeto e já estão disponíveis em todas as plataformas digitais.
Com os lançamentos, a Lagum inicia uma nova fase na carreira com produções elaboradas, temas abordados com profundidade e representação visual emocionante. A banda apresenta uma roupagem mais madura, realista e sincera. Pedro Calais (vocalista), Zani (guitarra), Jorge (guitarra) e Chicão (baixista) possuem novas vivências e novas visões de mundo, mas Lagum continua sendo Lagum, uma banda vanguardista e em constante reinvenção artística e estética.
A faixa “universo de coisas que eu desconheço”, de ANAVITÓRIA em parceria com Lagum, foi apresentada pela primeira vez em setembro, de surpresa, durante a apresentação do duo no festival Planeta Brasil, em Belo Horizonte. O público e os fãs de todo o país ficaram em polvorosa aguardando o lançamento oficial nas plataformas, sem imaginarem que ganhariam duas músicas ao mesmo tempo. “universo de coisas que eu desconheço” é uma faixa mais enérgica, guiada pela levada da bateria, trazendo uma sinergia entre as vozes de Pedro, Ana Caetano e Vitória Falcão.
O sentimento de envolvimento e encantamento está materializado na composição, em que os vocalistas compartilham os bons momentos do início de uma paixão. “A música nasceu das muitas conversas que tive com Pedro. Ali no final de 2021 a gente engatou numa convivência diária por conta de uma série que participamos e tivemos tempo pra aprofundar pensamentos e trocar segredos e inseguranças e sonhos e nos conhecer de verdade. E, a partir disso, brotou uma vontade de criar junto de alguma maneira”, afirma Ana.
“A teoria que cantamos no início é justamente uma das maluquices que Pedro compartilhou comigo nessas primeiras conversas e que eu achei curiosa e linda e o que vem depois são fragmentos das nossas sensações dentro dessa amizade. Foi um processo muito do coração e muito divertido”, complementa a cantora.
“CAIXA POSTAL”, por outro lado, é lançada por Lagum em parceria com o duo, e representa o momento de esfriamento de uma relação, com um sentimento de desconforto e afastamento, em que as alegrias desta união se perderam. A letra destaca, também, a angústia e o incômodo do eu lírico, que não se sente ouvido pela outra pessoa, e assim cria a música para que ela possa escutá-lo quando ouvir no rádio. O arranjo maduro da música representa fielmente a melancolia dos sentimentos contidos na canção.
“A melodia surgiu do Zani, e eu coloquei a letra. Um dia, na casa da Ana, mostrei pra ela as músicas que eu estava compondo, e ela adorou ‘CAIXA POSTAL’. Ela completou a letra e a gente resolveu ‘adotar’ a música pra ser um lançamento de ANAVITÓRIA e Lagum”, afirma Pedro. “Uma música complementa a outra, e ‘CAIXA POSTAL’ tem uma visão mais egoísta e infantil sobre o término de um relacionamento. Tem uma sinceridade que me encanta, e gosto muito como o arranjo maduro e bonito contrasta com essa visão”, diz o vocalista.
Os vocalistas Pedro e Ana vivem uma vida a dois nos videoclipes, que foram gravados em um apartamento em São Paulo. Os clipes retratam a vida de um casal: enquanto “universo de coisas que eu desconheço” é paixão, luz, harmonia e positividade; “CAIXA POSTAL” representa melancolia, sombra e indecisão.
De uma forma sensível, os dois clipes se complementam e mostram uma mudança de estado de espírito comum na trajetória de diversos casais de todos os tipos e de todas as idades. As cenas em que Pedro e Ana contracenam servem como um contraponto aos seus personagens na futura série da plataforma de streaming Disney+, intitulada “Tá Tudo Certo”.