in

Mario Teixeira e Allan Fiterman comentam sobre crossovers em “No Rancho Fundo”: “História totalmente nova”

Globo/ Fábio Rocha

“No Rancho Fundo”, a nova novela das seis da Globo, estreou na última segunda-feira (16) e o público já pôde conhecer mais do universo criado e escrito por Mario Teixeira com direção artística de Allan Fiterman. Além de um elenco repleto de grandes estrelas, os telespectadores poderão reencontrar personagens vindos diretamente de Canta Pedra, a cidade da novela “Mar do Sertão” (2022). 

Em coletiva de imprensa, a qual a Poltrona Vip esteve presente, Mário contou que a ideia de resgatar os personagens surgiu de forma natural, mas também inspirado em uma das grandes referências da profissão, o Balzac. “Acho que essa ideia, na verdade, surgiu porque a partir de uma conversa minha e do Alan, eu e o Alan, a gente participa muito juntos desse processo de criação. E porque eu gosto muito de Balzac. Meu sonho era adaptar a comédia humana inteira para a televisão. Só que isso não é possível.”, disse o escritor.

“Balzac faz muito isso. Ele cruza os personagens de uma história para outra. Existe um vilão que está presente em grande parte das histórias dele, que é o Vautrin. Então, eu brinco que o nosso Vautrin é o Sabá Bodó. Só que num registro de comédia.”, finalizou o Mário. 

Esse crossover de “No Rancho Fundo” e “Mar do Sertão” trará de volta dez personagens, que aparecerão aos poucos na trama. Já no primeiro capítulo, Débora Bloch aparece como Deodora, que depois de passar anos na cadeia por matar o próprio filho vai para o Lapão da Beirada em busca de um recomeço. 

Foto: Beatriz Damy

Allan reforça a ideia de que os personagens já vistos na produção anterior chegam no folhetim trazendo novas bagagens. “Apesar de nós termos agora dez personagens, voltando para essa história, estão se incorporando numa história totalmente nova. E é engraçado que você mistura os conceitos do que você faz numa série, por exemplo. Você tem um spin-off ou um prequel, uma história pregressa de um personagem.”, começou.

“Isso acontece, por exemplo, com a Deodora. A Deodora é uma personagem que acabou a última novela de Mato Sertão na prisão por ter assassinado, por engano, o próprio filho. Ela passou um tempo na prisão e aparece nessa novela como a dona do cabaré, agora, e contando a história pregressa com ela, com a Zefa Leonel, que ela veio da Vila Surumu, e ela contava isso na outra novela. Ela já tinha sido prostituta na novela anterior. O Coronel tirou ela da Vila Surumu. E agora a gente volta nos flashbacks com a Zefa, com as duas jovens, explicando a história pregressa da Deodora. Como ela, nós vamos ver a história de outros personagens assim.”, continuou.

Por fim, Fiterman revelou estar com grandes expectativas e celebra: “Esse crossover está sendo muito interessante. Eu acho que as pessoas vão amar, principalmente os personagens de Mar do Sertão, que fizeram uma história que as pessoas têm carinho, e numa história totalmente nova. Eu acho que é um golaço do Mário. Eu fico muito feliz de a gente estar junto nessa nova empreitada.”

Leia também:
+ Elba Ramalho e Natascha Falcão cantam abertura de “No Rancho Fundo”; conheça a trilha sonora!

“No Rancho Fundo” é criada e escrita por Mario Teixeira com direção artística de Allan Fiterman, com direção de gênero de José Luiz Villamarim. A produção traz Andrea Beltrão, Alexandre Nero, Larissa Bocchino, Túlio Starling, José Loreto, Luisa Arraes, Alejandro Claveaux, Alex Patrício, Ana Mangeth, Andréa Bak, Clara Moneke, Dandara Queiroz, Debora Bloch, Eduardo Moscovis e outros grandes talentos no elenco.

• • •

Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos exclusivos no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Otavio Pinheiro