A terceira temporada do programa de culinária Mestre do Sabor estreia nesta quinta-feira (06) na programação da Globo. Dezoito chefs de diferentes regiões do Brasil disputam o prêmio de R$ 250 mil, além do título de “Mestre do Sabor”. O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 22h45, após a novela “Império”.
O programa é apresentado pelo chef Claude Troisgros, o fiel amigo Batista e com Monique Alfradique, no comando de uma disputa repleta de receitas saborosas e criativas, além de muita emoção. Com trajetórias profissionais e histórias de vida inspiradoras, os participantes estarão divididos em três times, liderados pelos mestres Kátia Barbosa, Leo Paixão e Rafa Costa e Silva.
Mestre do Sabor tem direção artística de LP Simonetti e direção geral de Aída Silva. Além da exibição na Globo, os episódios da competição estreiam todas às sextas-feiras no GNT, a partir de amanhã, 7 de maio, às 21h30.
Como será a dinâmica da competição?
Prato de Entrada: chefs profissionais de todo o país disputam as 18 vagas no programa preparando receitas que serão avaliadas pelos mestres. Os chefs finalizam um prato no palco, ao lado de Claude e Batista, e os mestres analisam às cegas. Se algum deles gostar, o candidato entra para a competição. Se mais de um gostar, o participante escolhe em que time irá ficar. Cada mestre terá seis chefs em seu time.
Na Pressão: Etapa com duas rodadas de provas. Na primeira, o ‘Menu Confiança’, os times executam um menu de três pratos sob o comando dos mestres para que sejam avaliados às cegas por Claude e Batista. O melhor time estará imune para a semana seguinte. A segunda rodada é a ‘Batalha dos Cucas’. Nela, os participantes dos outros dois times, exceto os que forem imunizados pelos mestres, cozinham em uma prova individual. Desta vez, a avaliação é dos mestres, que escolhem um vencedor da prova e eliminam um participante. O vencedor também garante imunidade e não precisa participar da próxima ‘Batalha dos Cucas’. A fase Na Pressão acontece em seis rodadas.
Duelos: Esta etapa funciona como um “mata-mata” entre os 12 chefs que chegarem até aqui. Eles são divididos em seis duplas. Quem vencer vai direto para a fase Na Peneira. Os desclassificados têm uma nova chance na repescagem, que acontece no episódio seguinte.
Repescagem: Os chefs que perderam os duelos, no episódio anterior, fazem uma prova individual. Os quatro melhores disputam uma segunda prova. Dois já são eliminados. Na prova dois, quatro participantes disputam uma única vaga para retornar à competição.
Na Peneira: Esta fase também terá duas provas. Na primeira, três chefs garantem vaga direta na semifinal. Os outros quatro cozinham em uma segunda prova. Mais três avançam à semifinal, e um chef deixa a competição.
Semifinal: A semifinal tem duas provas. A primeira conta com a participação de seis chefs. Após a degustação, dois participantes se tornam os primeiros finalistas de 2021. Na segunda prova, mais dois chefs avançam à final. Os outros dois deixam o programa.
Final: A grande final será ao vivo e a dinâmica que irá definir o resultado da disputa é surpresa!