Connect with us

Resenhas de Livros

Mistborn 3 – O Herói das Eras – Brandon Sanderson | Resenha

Um livro nunca é só um livro

Publicado

em

mistborn o heroi das eras brandon sanderson

Escrever um livro é sempre algo arriscado porque depois que ele é publicado, perde-se completamente o controle sobre seu conteúdo. Quanto mais cópias são lidas, menos controle sobre a obra o autor detém. Porque cada pessoa que leia as mesmas palavras idênticas em cada uma de suas cópias, lerá um livro diferente. E isso é algo que talvez muitos não se deem conta: o agente mais importante em um livro não é o protagonista nem o autor, mas o LEITOR.

Brandon Sanderson é um contador de estórias genial. Disso, ninguém que tenha lido uma linha de sua obra pode negar. A trilogia Mistborn apenas reforça esse fato. Em nenhum capítulo dos três livros o leitor perde o interesse pois cada um deles é importante para o desenrolar da narrativa. Todos os personagens criados são essenciais para a trama. Cada detalhe é mais crucial do que pode-se esperar a princípio. Ler suas linhas são altamente prazerosas, porque ele jamais subestima seus leitores, ao mesmo tempo em que os surpreende a cada instante.

Os dois parágrafos acima podem parecer desencontrados mas na verdade eles são essenciais para esta resenha pois, por mais que Sanderson se esforce para envolver e até ludibriar o leitor, ele joga toda responsabilidade da leitura sobre quem escolheu acompanhar os contos do Império Final até aqui. Como diz Kelsier, “sempre há outro segredo”. Mas até o fim da leitura, você vai perceber que nem todos foram escondidos por Sanderson e sim por quem está lendo.

“Mistborn – O herói da Eras” começa onde o anterior parou, com Vin e Elend em busca de suprimentos para seu povo e Sazed tentando desvendar os diários do Senhor Soberano para tentar derrotar Ruína, uma força sobrenatural que quer – adivinha? – destruir o mundo. É até complicado descrever novamente os personagens sem repetir tudo que já foi dito nas resenhas anteriores. Porém, assim como a narrativa, as personas aqui estão maiores, mais complexas, mais maduras e mais instigantes. Com algumas adições impecáveis e o crescimento de nomes já conhecidos, a trama se pauta nelas para desenvolver cada um dos arcos e desembocar no final da estória. Mistborn é tão forte quanto seus personagens, e nenhum deles decepciona.  

Fazer um texto sobre uma obra nunca é fácil, mas desse livro especificamente é um desafio a cada palavra. Como ser superficial sobre um livro tão bem enredado? Como fazer jus a sua complexidade sem cometer o pecado do spoiler? A resposta encontrada por essa resenhista é falar (ou escrever) pra quem está lendo nesse momento: leia o livro! Pode ser que você concorde com essa análise e também termine a trilogia sem palavras para descrevê-la; pode ser que você odeie e ache que foi tudo uma grande perda de tempo. Mas de um coisa é garantida: ninguém é capaz de ficar neutro a este livro.

Titulo: Mistborn 3 – O herói das Eras
Autora: Brandon Sanderson
Editora: LeYa;
Gêneros: Fantasia, Horror e Ficção Científica
Série – Volume: 1
Número de páginas: 737 páginas
ISBN: 9788577346417
Ano: 2016

Resenha escrita por Ludmilla Fadel (@ludmilla_fadel)

Apenas mais um jornalista apaixonado por cinema e papelarias.

Trending