Connect with us

Premiações

Mulheres fazem protesto em Cannes pela igualdade de gênero na indústria cinematográfica

Publicado

em

Oitenta e duas mulheres da indústria cinematográfica realizaram uma Marcha Feminina contra a disparidade de gênero no Festival de Cannes durante o último sábado (12). Elas ficaram paradas no meio da escadaria do Theâtre Debussy em silêncio e com as mãos erguidas, simbolizando que as mulheres ainda são impedidas de chegar ao topo. O número de estrelas e profissionais do cinema representou o número de cineastas que foram selecionadas para competir em Cannes desde a primeira edição do festival em 1946.

O protesto foi realizado antes da estréia de “Garota do Sol”, da cineasta francesa Eva Husson, sobre um batalhão de mulheres curdas. Husson é uma das três cineastas femininas dos 21 filmes que concorrem à Palma de Ouro este ano.

Os organizadores disseram que o evento foi organizado pelo movimento Time’s Up, que dá assistência legal às mulheres para prevenir assédio sexual e desequilíbrio de gênero no ambiente de trabalho, e o movimento francês conhecido como 5020×2020, dedicado à igualdade de gênero no cinema.

A marcha contou com a participação das atrizes Salma Hayek, Marion Cotillard e Jane Fonda, da cineasta “Mulher Maravilha” Patty Jenkins e da diretora francesa Agnes Varda, ganhadora da prestigiada Palma de Ouro. Também se juntaram os cinco membros femininos do júri de Cannes deste ano: Cate Blanchett, Kristen Stewart, Ava Du-Vernay, Lea SeydouxKhadja Nin.

A ideia da manifestação foi chamar a atenção para as dificuldades que as mulheres enfrentam profissionalmente diante de uma indústria sexista. Disparidade salarial, abuso sexual e falta de representatividade feminina na direção das produções são apenas alguns dos obstáculos consequentes da desigualdade de gênero que domina o ramo. Um estudo realizado pela San Diego State University, aponta que apenas 11% das mulheres estiveram à frente da direção das maiores bilheterias de 2017.

“As mulheres não são uma minoria no mundo, mas o estado atual de nossa indústria diz o contrário”, disseram Cate Blanchett e Agnes Varda, que lideraram o protesto.

Em contraste com as 82 cineastas escolhidas para concorrer, 1.688 homens foram selecionados. A prestigiada Palma de ouro foi concedida à 71 diretores do sexo masculino e à apenas duas diretoras do sexo feminino. Em 71 anos, apenas 12 mulheres participaram do júri do festival de renome mundial.

“Como mulheres, todas nós enfrentamos nossos próprios desafios, mas hoje estamos juntos nestas escadas como um símbolo de nossa determinação e compromisso com o progresso”, declarou Varda.

Isso vem depois de numerosos protestos semelhantes em prêmios deste ano. No Globo de Ouro, as mulheres se vestiram de preto em solidariedade com a Time’s Up e a campanha #MeToo, movimento contra a violência feminina desencadeado pelo escândalo envolvendo o produtor norte-americano Harvey Weinstein, responsável por diversos casos de assédio sexual, que trouxe à tona as práticas de abuso de poder na indústria cinematográfica. 

O Festival de Cannes fez um gesto em apoio à mobilização por igualdade na profissão ao nomear um júri de maioria feminina presidido por Blanchett, mas obviamente não foi o suficiente. A luta contra à disparidade de gênero no cinema está apenas começando. As mulheres querem, além de homenagens, ver suas narrativas respeitadas e reconhecidas dentro e fora da tela e o crescimento do protagonismo e da representatividade feminina.

Além da demanda de serem tão valorizadas quanto os homens, o grupo pediu às instituições que trabalhem ativamente para conseguir a igualdade e a transparência nas decisões e na seleção de pessoal, e aos governos que apliquem as leis sobre paridade salarial.

“As escadas da nossa indústria devem ser acessíveis a todos. Nós vamos subir”, disse Cate.

Veja algumas imagens do protesto:

O Festival de Cannes é um festival de cinema criado em 1946 conforme concepção de Jean Zay, e é um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. Acontece todos os anos, no mês de maio, na cidade francesa de Cannes. Em 1955, foi introduzida pelo comitê organizador a Palma de Ouro como prêmio principal do evento. Leia mais sobre a edição de 2018 do festival aqui.

 

 

 

 

Agradecemos pela sua visita! Se gostou desta notícia, compartilhe com alguém que goste e nos ajude a chegar em mais pessoas. Acompanhe mais conteúdos exclusivos da Poltrona Vip no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Últimas Notícias

Séries11 horas atrás

Audiência da Warner Channel cresce 88% com a exibição da sexta temporada de “Young Sheldon”

A série é sucesso entre o público de 18 a 34 anos, que colocou o canal em primeiro lugar na...

CCXP12 horas atrás

Universal Music Brasil anuncia Vitão, Carol Biazin, Bruno Martini e Big Up na CCXP22

A Universal Music Brasil vai invadir pela primeira vez a CCXP, o maior evento de cultura pop do mundo. A...

CCXP15 horas atrás

Globoplay confirma Sabrina Sato, Dani Calabresa e elenco de “As Five” na CCXP 22

O Globoplay revelou na última sexta-feira (25) que Alice Wegmann, Sabrina Sato, Dani Calabresa, Tony Tornado e outros grandes talentos...

Música21 horas atrás

Ludmilla anuncia “Navio Numanice” com três dias de festa

Após a edição histórica no Rio de Janeiro, Ludmilla anunciou na madrugada deste domingo (27) mais um grande projeto em...

CCXP1 dia atrás

Sony Pictures não irá participar da CCXP22

A CCXP anunciou na última sexta-feira (25) que a Sony Pictures não irá mais participar da edição deste ano do...

CCXP2 dias atrás

Warner Bros Games terá painel de “Hogwarts Legacy” na CCXP22

Fãs da franquia Wizarding World podem esperar por grandes novidades nessa edição da CCXP22. A Warner Bros. Games promoverá no...

Notícias2 dias atrás

Copacabana Palace celebra Réveillon 2023 com tradicional festa e grande experiência gastronômica

O Copacabana Palace, A Belmond Hotel, irá promover mais uma edição da tradicional festa de Réveillon para comemorar a chegada...

CCXP2 dias atrás

Paramount Pictures confirma Chris Pine, Hugh Grant, Regé-Jean Page e Justice Smith na CCXP22

Elenco participará do painel do filme "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes"

Notícias2 dias atrás

Farofa da Gkay será transmitida ao vivo pelo Multishow e Globoplay

Gkay anunciou na última sexta-feira (25) que a Farofa da Gkay deste ano terá transmissão na Globoplay e Multishow. Com...

CCXP2 dias atrás

Campeonato de Free Fire lançado por Alok faz final na CCXP com direito a show do DJ

Após ter dado o start no Rock in Rio, o GameChanger Free Fire 2022 chega ao CCXP22, em São Paulo,...