in ,

Os 12 melhores filmes de vampiros

Foto: Divulgação

Uma criatura que caminha pela noite em busca de suas vítimas, não pode se expor ao sol, não aparece em espelhos, vive eternamente e se alimenta de sangue humano: essa é a famosa figura do Vampiro. Após o sucesso do remake “Nosferatu (2024)“, a discussão a respeito de filmes que retratam o vampirismo voltou com tudo. Para assistir a nova adaptação de Robert Eggers, parte do público conferiu a versão que o inspirou, o filme mudo alemão “Nosferatu (1922)” dirigido por F. W. Murnau. O diretor alemão por sua vez, se inspirou no livro “Drácula” de Bram Stoker.

De Carmilla a Drácula, entre filmes góticos e comédias, os vampiros são uma das criaturas fictícias mais famosas que existem no mundo do cinema e literatura e aqui no Poltrona Vip você confere nossa seleção dos 12 melhores filmes de vampiros. 

1 – Nosferatu (1922)

O clássico filme mudo alemão em preto e branco não poderia ficar fora dessa lista. Inspirado por Drácula, essa versão não autorizada usa o livro de Bram Stoker como base para criar a sua própria narrativa. O sucesso de Nosferatu acabou sendo tão grande até os dias atuais que muitos enxergam os personagens Drácula e Nosferatu como dois seres vampirescos diferentes com características únicas, mesmo ambos personagens tendo nascido da mesma inspiração. A obra conta sobre um vampiro milenar que espalha o terror na região de Bremen, na Alemanha, e se interessa por Ellen, a mulher do corretor de imóveis Hutter. A obra foi responsável por solidificar muitos mitos a respeito das criaturas da noite, como a clássica ideia difundida de que um vampiro morre em contato com o sol – mito que não existia no livro de Drácula, mas Nosferatu de 1922 consolidou. Confira o trailer legendado:

2 – Drácula (1931)

Em 1931, foi lançada a primeira adaptação de Drácula com som, produzido pela Universal Studios. O filme foi dirigido por Tod Browning e estrelado pelo ator Bela Lugosi. Até hoje ao pensar no personagem Drácula muitas pessoas recordam da figura de Bela Lugosi no papel, assim como Nosferatu de 1922, Drácula de 1931 também foi responsável por consolidar muitos aspectos na mitologia do vampiro, como por exemplo o retrato dessa criatura como um ser sedutor e misterioso. O carisma e presença de Lugosi no papel é inconfundível, sua imagem também se tornou uma referência para a subcultura gótica. O misterioso Conde Drácula viaja para Londres e passa a residir em um velho castelo. Quando ele coloca seus olhos em Mina logo se interessa pela jovem e o caçador de vampiros Van Helsing entra em ação para impedir que o vampiro consiga realizar seus desejos. Confira o trailer dublado:

3 –  Drácula de Bram Stoker (1922)

Uma das melhores adaptações de Drácula para o cinema que você não pode deixar de conferir. O diretor Francis Ford Coppola apresentou uma visão muito interessante e intrigante sobre a história tão conhecida e prestigiada de Drácula. Aqui o romance gótico e melancolia toma conta da história e é simplesmente um show visual e estético.

4 – Nosferatu (2024)

O remake do diretor Robert Eggers reconta a história vista no clássico de 1922, dessa vez pela visão do ótimo diretor que já entregou anteriormente bons filmes como A bruxa (2015) e O Homem do Norte (2022). O cinema de Eggers é atmosférico e grandioso, ele leva o espectador a vivenciar suas histórias, como se fizesse parte delas. A história conta sobre um antigo vampiro da Transilvânia que persegue uma jovem atormentada na Alemanha do século 19. O elenco está repleto de estrelas com ótimas atuações como Willem Dafoe, Bill Skarsgård, Lily-Rose Depp, Nicholas Hoult e Emma Corrin.

5 –  Carmilla, a Vampira de Karnstein (1970)

Este filme é inspirado no livro “Carmilla“, escrito por Sheridan Le Fanu que conta a história da primeira vampira da ficção, que nasceu até mesmo antes de Drácula. No século 19, a vampira Carmilla, da família Karnstein, reaparece em busca de mulheres para satisfazer seu desejo obscuro por sangue.

6 – Entrevista com o vampiro (1994)

O prestigiado filme Entrevista com o Vampiro não estaria fora desta lista. O filme conta sobre um jornalista biógrafo que chega para entrevistar um jovem que afirma ser um vampiro. Louis de Pointe du Lac (Brad Pitt) um homem que perdeu tudo, conta suas experiências dos últimos 200 anos e reconta seu encontro com Lestat (Tom Cruise), uma criatura da noite.

7 – A filha de Drácula (1936)

A sequência direta do filme Drácula (1931) que infelizmente não é tão conhecida, então por essa razão trouxemos para a lista, pois é uma pérola do horror que deve ser reconhecida. a filha de Drácula, a Condessa Marya Zaleska, é uma personagem muito interessante e inspirada em Carmilla.

8 – The Hunger (1983)

Os anos 70 e 80 possuem jóias do cinema de vampiros. Neste longa, o amante da misteriosa vampira Miriam, que existe desde a época dos faraós, acha que viverá para sempre, mas ele começa a envelhecer rapidamente e Miriam procura por nova companhia. O filme é muito divertido e com uma estética inesquecível.

9 – A Hora do Espanto (1985)

Outra pérola dos anos 80. Nesta história um adolescente que é viciado em programas de terror acredita que seus novos vizinhos são vampiros. Ele pede ajuda a um caçador de vampiros, que se recusa a ajudá-lo por não acreditar na história. Esse filme causa muitas risadas na audiência com seu tipo de humor muito marcante e icônico da época. é uma clássica comédia de horror.

10 – Os garotos perdidos (1987)

Um clássico absoluto dos anos 80 que nunca sairá do gosto de fãs de vampiros e por isso, não poderia estar fora da lista de melhores filmes de vampiros já feitos. Os irmãos adolescentes Michael e Sam mudam-se para Santa Carla e rapidamente se vêem em uma aventura que consegue ser parte aterrorizante e engraçada nessa comédia de horror.

11 – Amantes eternos (2013)

Neste longa estrelado pela incrível Tilda Swinton e o ótimo Tom Hiddleston somos apresentados a história de amor e de reencontro entre os vampiros Adam e Eve. Adam é um músico deprimido e cansado com o rumo da sociedade, enquanto Eve é o lado mais centrado do casal. O romance dos dois, que dura por séculos, é atormentado pela chegada de sua incontrolável irmã mais nova, personagem interpretada pela por Mia Wasikowska.

12 – O vício (1995)

Imagina como é a experiência de ser transformado(a) em um vampiro, já pensou como essas criaturas sentem-se? pois este filme dos anos 90 responde um pouco essa dúvida. Essa obra merece ser conferida por todos os amantes de vampiros, é uma história muito criativa e única. Kathleen é uma jovem com doutorado em filosofia que precisa encarar uma nova forma de viver depois de ser transformada em vampira após ser atacada. A personagem é forçada a lutar contra sua sede de sangue e tenta compreender ess novo estado de “vida”. Ser uma criatura da noite não deve ser fácil, em O vício observamos o tema de uma maneira introspectiva e filosófica.

É difícil selecionar apenas 12 filmes em um mundo cinematográfico de vampiros tão vasto como o que o cinema produziu e ainda produz. Mas cada filme selecionado da lista possui características e pontos cativantes que por essa razão merecem ser assistidos pelo público. Vamos conferir o mundo de “Dráculas” e “Nosferatus”? Se assustar e também se divertir? Vale se aventurar nas variadas obras sobre o vampirismo.

• • •

Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos no X, Facebook, TikTok e Instagram, além do Google Notícias e do canal do Youtube. Se você quiser falar com a gente, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Vitória Thomaz